Este mês empolgamos com as piscinas de concreto armado! 🙂

Falamos um pouco sobre o custo benefício da piscina de concreto armado e também sobre os fatores que fazem com que este tipo de piscina seja o mais caro dentre os principais. Se ainda não leu, confira os links:

Agora seguimos com o tema e vamos falar de um assunto definitivamente polêmico: a impermeabilização.

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro que o for dito aqui vale somente para piscinas em alvenaria de azulejos, pastilhas ou outro revestimento que não seja vinil ou fibra de vidro, ok?

Como sempre, antes de entrar de cabeça no assunto da impermeabilização, vamos dar uma nivelada para deixar todos por dentro…

O que é a impermeabilização da piscina?

Procurando aa definição de impermeabilização no dicionário, vamos encontrar algo assim:

“Operação para tornar a superfície impermeável.”

No universo das piscinas este conceito se aplica exatamente desta maneira. A impermeabilização da piscina é aquilo que se faz para que a água do seu interior permaneça ali.

Como se impermeabiliza piscinas por aí…

É extremamente comum vermos piscinas que foram impermeabilizadas apresentando vazamentos…

Como pode?

O que acontece normalmente é que não constróem a piscina de maneira correta nem tampouco aplicam o elemento impermeabilizante corretamente.

Assim, o resultado dificilmente seria diferente!

Em uma análise um pouco mais aprofundada encontramos vários casos de piscinas que apresentaram vazamentos pois a aplicação do concreto na piscina foi feita sem uniformidade o que acabou gerando fissuras no tanque.

Se a impermeabilização não for feita de maneira impecável, as fissuras acabam fornecendo uma rota de fuga para a água da piscina.

Não se preocupe se sua piscina estiver assim! É simples e rápido resolver o problema! Basta realizar uma reforma na piscina com sua adequação para vinil!

Tecnicamente falando, qual o problema da impermeabilização de piscinas?

Piscina de concreto armado BHÉ comum vermos a aplicação de qualquer argamassa polimérica para a impermeabilização de qualquer tipo de piscina. Desde pequenas piscinas de vinil até grandes piscinas de concreto armado.

Sinceramente, o problema é o seguinte: só se pode utilizar argamassa polimérica flexível na impermeabilização de piscinas de concreto armado! Mas como elas são mais caras, geralmente as empresas optam por fazer esta “economia porca”.

Por que só se pode usar este tipo de argamassa?

Eis o motivo: piscinas precisam de impermeabilizante flexível! Realmente flexível! Até por isso geralmente ouve-se falar da impermeabilização com manta asfáltica – que realmente é flexível.

Por quê?

A piscina não é, nem de longe, uma estrutura estática! Ela dilata e contrai todos os dias de acordo com a radiação solar, com a temperatura do solo e etc.

Piscinas sofrem pressão positiva e podem sofrer também pressão negativa tendo angulações e singularidades como pontos críticos. O material usado para tornar a piscina impermeável precisa ser flexível para acompanhar estas dilatações.

Na maior parte dos casos, as argamassas poliméricas são semiflexíveis e, ao contrário do que muitos pensam, não completamente flexíveis.

O que nós usamos para impermeabilizar nossas piscinas de concreto armado?

Piscinas de concreto armadoSó utilizamos argamassa realmente flexível, tipo Viaplus 5000. São produtos impermeabilizantes mais caros e mais eficientes que as próprias mantas asfálticas!

O uso de matéria prima de qualidade, apesar de ser um indicativo excelente, não significa que a piscina não vai apresentar vazamentos!

É preciso, além de conhecer os produtos que a empresa usa, conhecer suas obras executadas e sua experiência no setor de construção civil.

A construção da piscina, quando feita por pessoas inexperientes, pode passar de sonho para um pesadelo terrível!

Por isso nós estamos sempre à disposição para sanar qualquer tipo de dúvida que você tiver no tocante à construção e impermeabilização de piscinas de concreto armado.

Fale conosco e tire todas as suas dúvidas! Estamos à disposição no 860 da Francisco Negrão de Lima, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Se não puder passar aqui pessoalmente, entre em contato pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo (31) 2520-7776.

Artigos Recentes