Com o ar frio e o tempo cinzento, nada mais prazeroso que sentir o calor relaxante no interior do cômodo da sauna.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco desse equipamento tão valorizado nestes dias de frio: a sauna.

Acontece que a instalação da sauna é, assim como a instalação de uma piscina, um fator determinante da tranquilidade e do prazer que ela vai proporcionar.

Em outras palavras, se você instalar a sauna em casa de maneira equivocada poderá ficar decepcionado e até mesmo muito irritado com os problemas que virão…

Vamos deixar a durabilidade da sauna e seus principais problemas para uma outra publicação. Nesta vamos fazer uma pequena lista com itens que não podem ser subestimados na construção e instalação da sauna.

Subestimar ou esquecer algum destes pontos pode te causar um enorme prejuízo na qualidade, no conforto ou na própria durabilidade da sauna.

Vamos falar especialmente para você que tem uma sauna doméstica e que, como a maior parte das pessoas, não é muito fã de manuais de instruções.

Mesmo que você tenha ‘passado os olhos’ no manual, dê uma lida nesse texto pois vamos salientar algumas coisas que precisam de atenção especial pois, quando ignorados, podem fazer com que sua sauna se torne um transtorno ao invés de se tornar um local que de relaxamento e descanso.

Sauna elétrica a vaporA sauna (Gerador de vapor)

Como existem diversos tipos de sauna, vamos deixar bem claro aqui, antes de mais nada, que estamos falando da sauna elétrica a vapor, o tipo mais comum em residências.

É importante dizer pois existem saunas a gás, saunas a lenha… Existem também, ainda que elétricas, as saunas secas. Cada uma destas precisam de diferentes cuidados.

Dito isto, vamos dar uma olhada mais de perto para entender o que é a sauna a vapor e como ela funciona.

O que é uma sauna a vapor (gerador de vapor)

Uma sauna a vapor é basicamente um equipamento que possui, dentre alguns outros pequenos elementos, dois reservatórios principais sendo que em um deles há uma resistência.

Acionando o equipamento, ele liga a resistência que ferve a água e o vapor começa a ser produzido.

Simples não é?

Como funciona o gerador de vapor

A imagem abaixo é um desenho esquemático da instalação de uma sauna a vapor:

Esquema de funcionamento da sauna a vapor

Ambiente da sauna Compact Line

Na imagem, não existe nada por acaso! Vamos falar mais um pouco destes detalhes num outro texto pois neste vamos dar nossas dicas para que sua sauna dure mais.

O que fica claro é que o equipamento é geralmente instalado próximo ao cômodo e ao ferver a água o vapor passa pela tubulação de cobre e chega ao ambiente da sauna.

Evitando problemas com a sauna

Não esquecer do suspiro na sauna

O primeiro item que vamos destacar, não para não evitar danos à sauna mas para seu funcionamento perfeito, é a confecção de um respiro, também chamado de suspiro.

O suspiro é basicamente um orifício no cômodo pra onde será jogado o vapor que tem como função a renovação do ar interno para manter o cômodo sempre cheio de vapor.

Se você não faz o suspiro na sauna e não tem aquele “entra e sai” que tem na sauna do clube, o cômodo vai ficar super quente e ainda assim vai ficar sem vapor.

Sem o suspiro e sem a porta abrindo e fechando muitas vezes, o ar dentro da sauna fica muito quente e o vapor desaparece.

Sauna a vapor em casaNão esquecer do ângulo do teto da sauna

É preciso, ainda na construção da sauna, que o teto seja projetado com um pequeno ângulo fazendo uma queda para um dos lados.

Se o teto for absolutamente reto, como o dos outros cômodos da casa, ele forma uma goteira desconfortável depois de algum tempo com a sauna ligada.

É uma atitude simples e que não toma tempo nenhum na construção. Basta mudar um pouco o ângulo do teto para que a água formada com a condensação do vapor possa escorrer pela parede e não pingar na cabeça de quem está tomando a sauna.

Não colocar o sensor longe da saída de vapor da sauna

Quem comete este erro percebe que a sauna tende a desligar muito rapidamente.

É claro! Pois se o sensor está próximo da saída de vapor ele realmente vai entender que a sauna está super quente logo após ela ser ligada.

Outro detalhe simples de se fazer bastando um planejamento na hora de instalar a sauna.

Não instalar a porta da sauna corretamente

A porta da sauna precisa, obrigatoriamente, abrir para fora. É questão de segurança!

Se alguém passar mal no interior da sauna, é importante que ela consiga, sem nenhum esforço, abrir a porta do cômodo.

Como dissemos, nada é por acaso na instalação da sauna.

Sauna com piscinaÉ fácil perceber que tudo na instalação da sauna tem o seu porquê, não é mesmo?

Então, recapitulando, estas são nossas dicas para você poder aproveitar a sauna da sua casa ao máximo:

  • Não esquecer de instalar um respiro, ou suspiro, no cômodo da sauna.
  • Fazer o teto da sauna corretamente.
  • Colocar o sensor de temperatura da sauna o mais longe possível da saída de vapor.
  • Instalar a porta da sauna abrindo para o lado de fora.

Contudo, estes são apenas alguns dos detalhes. A construção de uma sauna perfeita é algo que demanda trabalho especializado.

Falamos isto por vemos muitos clientes reclamando e a correção é sempre um problema…

Modéstia à parte, aqui quem fala é a voz da experiência! Por que não fazer a sauna com quem entende já da primeira vez?

Pra isso estamos sempre à disposição! A Brasil Piscinas trabalha com construção de saunas a mais de 20 anos e está sempre à sua disposição para projetar e executar a obra da sauna em sua casa!

Anote aí nosso endereço: Avenida Francisco Negrão de Lima, 860, Pampulha, Belo Horizonte/MG.

Se preferir, podemos agilizar seu atendimento através do e-mail contato@brasilpiscinas.com.br ou do telefone (31) 2520-7776.

Artigos Recentes