Os equipamentos usados no aquecimento da piscina são, em geral, esquecidos por grande parte daqueles que aquecem suas próprias piscinas. É normal que isso aconteça já que são sistemas de aquecimento absolutamente autônomos e não demandam muita manutenção preventiva nem tampouco programações e ajustes periódicos. Como se não bastasse, os componentes do aquecedor solar da piscina são duráveis e dificilmente precisam de manutenção corretiva.

O máximo que se altera é a temperatura desejada e isso normalmente acontece no início, quando a pessoa acabou de instalar o aquecedor e ainda está descobrindo a temperatura ideal pra piscina.

Quando a pessoa não vê o aquecedor solar sendo instalado muitas vezes ela nem sabe o que é e o que não é parte integrante do sistema de aquecimento.

Você sabe o que compõe um aquecedor solar de piscinas?

Hoje vamos falar exatamente sobre isso: os componentes de um sistema de aquecimento solar para piscinas.

O que compõe um aquecedor solar de piscinas

Se você acredita que um solar de piscinas é composto somente por uma série de coletores está redondamente enganado.

Para aquecer uma piscina utilizando os raios solares você precisa, inevitavelmente, de uma série de itens…

Controlador de temperatura para aquecedor solar de piscinaControlador de temperatura

O controlador de temperatura é um dispositivo essencial para que o sistema funcione perfeitamente.

O que o controlador de temperatura faz

Como o próprio nome diz, ele é instalado com o objetivo de determinar quando o sistema vai aquecer a piscina e quando ele vai aguardar o acúmulo de energia nas placas.

Com uma série de sensores, ele controla a temperatura da água nas placas, controla a temperatura da água da piscina e faz uma conta simples para verificar esta diferença.

Se a temperatura da água das placas estiver alta o suficiente para aquecer a piscina, o controlador determina o acionamento da motobomba do sistema.

Se esta diferença não for suficiente o controlador aguarda até que a temperatura da placa aumente.

Motobomba

Bomba SodramarA motobomba é fundamental pois os coletores do sistema geralmente ficam em locais altos e a água não subiria sem o fluxo gerado pela motobomba.

Nos sistemas de aquecimento solar residencial, aqueles usados para aquecer a água do chuveiro, normalmente não há necessidade de instalar uma motobomba pois existe uma distância pequena para que a água aquecida saia das placas e vá para o reservatório térmico.

Nos solares feitos para piscina, é a própria piscina que funciona como reservatório, logo, a água não consegue percorrer toda esta distância sem a motobomba.

O que a motobomba faz

Como qualquer outra motobomba, ela cria o fluxo de água no sistema. Muitas vezes utiliza-se a motobomba do filtro para criar este fluxo mas o ideal é que se utilize uma bomba separada para o filtro e uma outra para o sistema de aquecimento solar.

Eis aqui o motivo da necessidade de energia elétrica para que o sistema funcione!

Coletor solar

Aquecimento solar para piscinasOs painéis ou coletores são o centro do sistema.

Eles são instalados em locais onde o sol incide diretamente evitando sombras de qualquer espécie.

Normalmente o local escolhido é o telhado mas existem casos onde não há área suficiente ou telhado sem sombra.

Nestes casos pode-se criar uma estrutura para instalação destes painéis.

O que o coletor solar faz

O coletor solar é feito por uma série de pequenos tubos que ficam preenchidos com água da piscina.

Conforme o sol vai esquentando a superfície do coletor, ele vai, com seu material especial, transferindo este calor para a água parada em seu interior.

Quando o diferencial de temperatura é atingido, o controlador aciona o fluxo de água e o coletor para a ceder calor para a água em movimento até que este diferencial diminua e o controlador desligue novamente o sistema.

Válvula ventosa

Válvula ventosa para aquecedor solar de piscinaVálvula ventosa ou válvula antivácuo é uma peça que deve ser instalada perto dos coletores.

É um outro componente do sistema que pode “passar em branco” se você não entende do assunto mas sem ela o sistema simplesmente não funciona!

O que a válvula ventosa faz

A válvula ventosa é uma espécie de proteção contra o vácuo que pode ser gerado dentro do sistema.

Quando a água está subindo para as placas, sobretudo nos primeiros momentos de funcionamento do aquecedor, ela permite que o ar presente no sistema seja expulso e não tente descer pela tubulação.

Ela funciona como um bico de hidromassagem de spas deixando espaço para que passe o ar.

Acessórios para fixação das placas

Outros dispositivos que ficam invisíveis para quem não entende do sistema solar usado em piscinas são aqueles usados para fixar as placas no telhado.

Em geral utiliza-se fios de cobre para fazer a fixação e assegurar-se que o sistema suportará grandes chuvas e ventanias.

Além destes ainda existem pequenas peças como abraçadeiras que, sem elas, seria impossível instalar o aquecedor solar da piscina.

Contudo, estes são os principais componentes de um sistema e são indispensáveis para o êxito do aproveitamento do sol para elevar a temperatura da água.

Se você tem alguma dúvida com relação aos solares usados em piscinas, dúvidas sobre como aquecer a sua piscina ou qualquer outra dúvida, entre em contato com a gente!

A Brasil Piscinas fornece sistemas de aquecimento solar para piscinas a mais de 20 anos e está habilitada para determinar qual a melhor solução em aquecimento de piscinas para o seu projeto.

Estamos na Francisco Negrão de Lima, 860, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Se preferir, pode falar com a gente através do contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo telefone (31) 2520-7776.

Artigos Recentes