A construção de uma piscina parece o sonho de muita gente mas com ele surgem uma série de questões…

Além destas e de outras várias questões, uma parece aparecer sempre depois que a piscina está pronta…

Como manter a piscina limpa?

Depois da construção da piscina

Limpeza de piscinas em Belo HorizonteNós sempre entregamos a piscina cristalina para o cliente e é normal que ela se mantenha assim por algum tempo especialmente se não estiver ventando e chovendo muito.

Mesmo com nossas instruções para que o cliente faça o tratamento da piscina, sabemos que é complicado algum marinheiro de primeira viagem conseguir manter a piscina limpa.

A primeira dificuldade é com o cloro: não se sabe o porquê mas tem dias que ele vai embora rapidamente e tem semanas que apenas uma cloração parece ser suficiente.

Uma outra luta é com o pH da água que normalmente desce lentamente mas às vezes acontece de despencar de um dia pro outro.

O mesmo acontece com a alcalinidade da piscina que normalmente se comporta mas tem vezes que ela parece inquieta e mesmo com todos os esforços é impossível mantê-la no patamar correto.

Por isso hoje vamos conversar um pouco sobre as opções que existem para que você, mesmo que nunca tenha lidado com limpeza de piscinas, consiga manter sua água sempre cristalina e pronta para o uso.

Mantendo a água cristalina

Resumindo a limpeza da piscina em poucas palavras:

A piscina precisa estar filtrada e sanitizada durante todas as 24 horas do dia. Não adianta clorar todo dia se a cloração não está durando o dia inteiro.

Tendo isto em mente, vamos lhe apresentar formas de garantir que a filtração e a sanitização, ou desinfecção, seja suficiente para sua piscina.

Temporizador para piscinaPrimeiro passo para garantir a piscina sempre limpa

A primeira coisa que você precisa fazer para conseguir a piscina sempre limpa é automatizar seu sistema de filtração.

Pode parecer muita coisa mas não é! Para isso, basta instalar um temporizador, ou timer, na casa de máquinas.

Assim, seu filtro poderá ser ligado e desligado automaticamente a cada 20 minutos, por exemplo, mantendo a filtração da piscina sempre em dia e aqui já teríamos metade do caminho andado.

Segundo passo para manter a piscina sempre cristalina

Assim que sua casa de máquinas estiver automatizada, ligando e desligando sozinha nos horários programados, é hora de fazer alterações que facilitem a desinfecção da piscina.

A desinfecção é importante pois se não inibirmos o desenvolvimento de algas e bactérias a piscina nunca estará pronta para o uso nem tampouco bonita e cristalina.

Para ter uma desinfecção eficiente e garantir que o cloro livre esteja agindo durante cada segundo do dia (e da noite!), basta optar por um método auxiliar de desinfecção.

Pool clean UVHoje você tem várias opções para isso: Geradores de cloro, sistemas de desinfecção UV, geradores de ozônio…

As opções são inúmeras e a instalação de todos estes equipamentos é simples e rápida.

Cada um deles tem seus pontos positivos e negativos portanto é preciso avaliar bem.

De qualquer forma, depois de automatizar a filtração e instalar um sistema que auxilie o cloro no trabalho de oxidação das impurezas, suas piscina ficará super fácil de manter limpa.

O único trabalho que vai sobrar pra você é fazer a retrolavagem do filtro regularmente para garantir a performance máxima da filtração, e controlar o equilíbrio químico dos três parâmetros da água:

  • Manter a alcalinidade sempre em 100 PPM.
  • Manter o pH sempre em 7,2.
  • Manter o cloro livre sempre em 1,5 PPM.

Se você ainda tiver alguma dúvida para deixar sua piscina limpa, se estiver passando por dificuldades, fale com a gente!

Se quiser instalar um temporizador ou um sistema de desinfecção auxiliar em sua casa de máquinas, pode contar com a Brasil Piscinas também.

Trabalhamos com piscinas a mais de duas décadas e estamos absolutamente familiarizados com toda e qualquer conjuntura no universo das piscinas.

Artigos Recentes