Existem algumas situações nas quais o peso da piscina se torna um fator determinante para a construção da piscina.

É preciso estar atento às limitações impostas pela planta estrutural pois a carga da piscina não pode ultrapassar o limite de segurança suportado.

Quando é importante observar o peso da piscina?

A resposta é direta e universal…

SEMPRE!

O peso da piscinaA gravidade é implacável e não podemos ignorar a força que ela exerce sobre a piscina bem como sobre toda a construção onde a piscina será construída.

Apesar de ser importante sempre, existem alguns cenários em que a construção da piscina se torna ainda mais delicada e o peso influencia ainda mais na hora de escolher o tamanho da piscina bem como seu revestimento…

A cobertura de prédios é um local comum onde é preciso tomar cuidado com o peso da piscina construída.

Além do peso é importante levar em consideração o local exato onde se pretende construir a piscina já que existe toda a questão do balanceamento de carga.

Mas quanto pesa uma piscina?

Sendo o mais objetivo possível: uma piscina de dois metros de largura, dois metros de comprimento e um metro e quarenta centímetros de profundidade (2 x 2 x 1,4) de concreto armado e revestimento de azulejo chega a pesar, ainda vazia,  cerca de 7 toneladas.

Neste peso inclui-se o fundo e as paredes prontas.

Ainda é preciso contar o peso do material hidráulico da piscina, dos equipamentos da casa de máquinas e de alguns outros opcionais.

Depois de abastecer, esta mesma piscina chega a pesar cerca de 13 toneladas! Não estamos falando de uma piscina 4×8! Estamos falando de uma piscina de 2×2!

Reduzindo o peso da piscina

Vinil - Revestimento leve para piscinasJá que não é possível diminuir o peso da água, um quilograma de peso para cada litro, é preciso olhar algumas outras possibilidades caso sua estrutura não suporte o peso de uma piscina de concreto armado.

Uma das opções é construir a piscina com materiais mais leves. É possível optar pela alvenaria ao invés do concreto armado. Uma outra possibilidade é escolher o revestimento de vinil ao invés do azulejo.

Independente de qualquer coisa, o melhor a se fazer é contar com uma empresa séria e experiente na construção de piscinas para fazer todo o projeto, desde o planejamento até a execução da obra de fato.

Construção não é brinquedo especialmente quando se trata de considerar o peso da piscina como parte de uma estrutura maior.

O peso é uma das coisas que precisam ser levados em consideração antes de começar a obra!

Separamos algumas fotos de piscinas leves que construímos para que você possa dar uma olhada. Grande parte delas são piscinas de coberturas e que podem perfeitamente se adequar à limitação de peso da estrutura.

Utilizando alvenaria no lugar de concreto armado, vinil no lugar de azulejos e com alguns outros ajustes, é possível fazer com que o peso da piscina deixe de ser um problema.

Nossa recomendação é a seguinte…

Independente de qualquer coisa, conte sempre com uma empresa experiente e habilitada para construir sua piscina, afinal, é uma grande alteração na sua residência e um problema nela poderia render muita dor de cabeça!

E você, o que achou? Gostou da ideia de usar materiais mais leves na construção da piscina?

Se ficou com alguma dúvida ou quiser dar alguma sugestão, fale com a gente! Estamos sempre à disposição!

Artigos Recentes