Está procurando uma maneira de aproveitar sua piscina durante todo o ano? Provavelmente já deve ter percebido que a temperatura da piscina é um fator decisivo para a turma decidir se vai ou não vai nadar…

Pensando nisso, a Brasil Piscinas, em parceria com os melhores fornecedores de sistemas de aquecimento de piscinas do país, oferece diversas opções para que você possa utilizar sua piscina independentemente da estação do ano!

Como trabalhamos com todos os tipos de aquecimento de piscinas, recebemos uma série de questões a respeito deles:

  • Qual aquece a piscina mais rapidamente?
  • Qual gasta menos dinheiro?
  • Quanto custa aquecer a piscina?
  • É preciso ligar e desligar o equipamento?
  • Onde o aquecimento da piscina é instalado?
  • Quanto tempo o aquecedor da piscina tem de vida útil?

Pensando nestas e em outras questões comuns referentes às formas de elevar a temperatura de piscinas, vamos conversar neste e em outros textos, e tentar jogar luz sobre o tema ok?

Possivelmente não cobriremos todas estas questões nesta primeira postagem mas em breve teremos uma série de textos falando sobre o assunto onde você certamente encontrará suas dúvidas sanadas.

Aquecer a piscina

Uma vez que você decidiu elevar a temperatuda da sua piscina, você já deve se deparar com a questão:

Qual o melhor sistema de aquecimento para piscina?

Vamos começar falando do senso comum: o aquecedor a gás.

Aquecedor a Gás SibrapeO aquecedor a gás

O sistema de aquecimento de piscinas que utiliza o g[as GLP, vulgo gás de cozinha, como combustível, é uma excelente opção em alguns casos e em outros é a “única opção”.

Caso sua piscina fique num local muito frio, com temperaturas próximas de 5 ou 10 graus Celsius, e normalmente você não tem radiação solar abundante, o aquecedor a gás é uma excelente opção para elevar a temperatura da sua piscina.

Caso contrário, ou seja, se você tem sol abundante no local ou ainda se a região onde a piscina foi construída não é muito fria, o aquecedor solar e o trocador de calor podem se apresentar como saídas mais convenientes.

Isso se deve ao fato de que não há necessidade de trocar botijão de gás nem tampouco trabalhar com a queima de combustível em sua casa.

Sem contar o custo mensal com GLP que, como trataremos num outro texto, fica bem mais elevado do que a energia elétrica gasta com trocadores de calor e sistemas solares.

Aquecimento solar para piscinasO aquecedor solar

O sistema de aquecimento solar para piscinas é bem similar, apesar de ter alguns detalhes diferentes, aqueles instalados para aquecer a água do banho.

É um sistema constituído basicamente por placas de um material que absorve o calor dos raios solares e o transfere para a água que passa em seu interior.

Esta água por sua vez é encaminhada para a piscina através da circulação forçada por uma motobomba.

Assim como o aquecedor a gás, o solar pode ser uma excelente opção para a maior parte dos casos mas quando não há incidência solar suficiente, ele é uma hipótese descartada pois perde completamente sua eficiência.

Em situações em que o sol não falta e há local para a instalação das placas, o aquecimento solar é, sem dúvidas, a melhor opção para elevar a temperatura da água gastando pouquíssimo.

Trocador de calor para piscinaO trocador de calor

Os trocadores de calor, ou bombas de calor, como são chamados normalmente, são equipamentos baseados num sistema de refrigeração e, por definição, utilizam o calor do ar ambiente para elevar a temperatura da água da piscina.

Os mais potentes entregam um Delta de 2 ou 3 graus Celsius. Em outras palavras, quando a água da piscina entra no equipamento com 25 graus ela sai dele com uma temperatura de aproximadamente 27 graus Celsius.

São muito utilizados como aquecedores principais de piscinas mas também são encontrados como auxiliares do sistema de aquecimento solar.

Os trocadores de calor possuem peças de cobre em seu interior e, por isso, demandam um cuidado maior quanto à cloração da água.

Se a limpeza da piscina for feita sem a devida precaução com o nível de cloro, o trocador de calor pode apresentar problemas em questão de meses (e não é um problema coberto pela garantia!).

Estas são as três principais formas de aquecer a água da sua piscina.

Quer saber qual é a ideal pra você?

Fale com a gente! A Brasil Piscinas trabalha com sistemas de aquecimento a mais de 20 anos e possui o know-how necessário para determinar a melhor solução em aquecimento de piscinas em qualquer projeto.

Veja as últimas piscinas aquecidas que construímos…

Artigos Recentes