Mais uma vez voltamos a falar sobre a sauna a vapor, também conhecida como gerador de vapor. (Embora muitas vezes quem diz sauna se refere ao cômodo e quem diz gerador de vapor se refere ao equipamento propriamente dito.)

Vamos listar aqui, conforme prometemos no nosso texto “Como ter uma sauna perfeita em casa“, uma lista com os principais problemas encontrados na sauna a vapor e algumas maneiras de evitá-los.

E então, sua sauna está funcionando perfeitamente? Continue lendo para saber como prevenir os principais problemas das saunas.

E você, já está com a sauna parada, com defeito? Veja logo mais as principais possibilidades para investigar o problema.

Antes de mais nada, para entendermos bem os principais problemas da sauna, vamos rever o que é um gerador de vapor.

A sauna ou Gerador de vapor

As saunas a vapor são constituídas basicamente de um reservatório (ou dois) onde fica armazenada a água que será fervida por um resistor (comumente chamado de “resistência”).

Normalmente há também uma boia para assegurar que a sauna não vai ligar sem água e algum sistema elétrico para que seja possível controlar a temperatura através do sensor do termostato.

Sinceramente é um equipamento bem rudimentar, sem muita tecnologia embarcada e bem simples de ser reproduzido.

Como funciona o gerador de vapor

Ambiente da sauna Compact LineEis um desenho esquemático da instalação de um gerador de vapor. Como você deve ter visto na nossa publicação “Como ter uma sauna perfeita em casa“, ali não há nada por acaso. Tudo deve ser feito desta maneira para que a sauna possa ser aproveitada de maneira plena.

Para ver o motivo desta necessidade, dê uma lida no texto:

Principais defeitos nas saunas a vapor

Sem mais demora, vamos aos principais problemas deste tipo de sauna…

Resistência da saunaA resistência da sauna que sempre queima

Não há como discutir: o problema mais comum dentre as saunas elétricas, seja ela seca ou mesmo estas a vapor, é a queima da resistência.

O fato é que as resistências tem sim uma vida útil limitada. Entretanto, o que muita gente não sabe é que esta durabilidade diminui bastante de acordo com duas coisas:

  • a água muito calcária, como é o caso da região de lagoa santa, em Minas Gerais
  • a falta de limpeza do equipamento.

Quando fazemos uma obra na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, (como é o caso da piscina do Junior) sempre deixamos o cliente ciente de que é preciso fazer a limpeza da sauna pois o calcário presente na água tende a se depositar na resistência e ela acaba queimando muito rapidamente.

A limpeza do equipamento, além de manter a resistência limpa, também evita que a tubulação que abastece a sauna seja obstruída com o excesso de calcário decantado.

Já vimos casos em que esta precipitação entupiu a sauna com menos de 3 meses.

Como evitar a queima da resistência da sauna?

Para não ter que trocar a resistência da sauna a cada seis meses basta fazer a limpeza do equipamento pelo menos a cada quinze dias.

O vazamento na sauna que aparece mais cedo ou mais tarde

Este problema acontece muito em prédios e locais onde a pressão da água é muito forte.

Geralmente é um problema pois a boia do equipamento acaba perdendo sua capacidade de vedação e você só percebe quando o equipamento começa a molhar o chão.

Como evitar o vazamento na sauna?

Para não sofrer com vazamentos na sauna devido ao excesso de pressão você pode instalar um dispositivo para reduzir a pressão na casa ou mesmo um par de registros simples na entrada da sauna.

Deixando os registros ligeiramente abertos a pressão tende a diminuir de forma suficiente para que a boia não perca sua capacidade de vedação.

Estes são os dois principais problemas que acontecem com saunas a vapor:

  • a queima da resistência devido ao excesso de sujeira no interior da sauna
  • o vazamento devido ao excesso de pressão na entrada de água

Mais uma vez mostramos o quão importante é contar com uma empresa experiente na hora de construir e dar manutenção na sua sauna.

A Brasil Piscinas trabalha com construção de saunas a mais de 20 anos e está sempre à sua disposição para você que quer construir uma sauna em casa e também para construtoras que entregam uma grande quantidade de saunas num mesmo empreendimento.

Temos know-how suficiente para garantir a satisfação do cliente e fazer com que sua parceria conosco realmente valha a pena!

Se quiser falar com a gente, estamos na Francisco Negrão de Lima, no número 860 na Pampulha.

Se preferir agilizar o atendimento, pode falar conosco pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo telefone (31) 2520-7776.

Artigos Recentes