A pergunta do título é recorrente… Especialmente dentre os clientes que estão ainda por decidir que tipo de piscina vão construir.

Respondemos pelo menos uma vez por dia e esta dúvida parece nunca ser sanada.

Para jogar um pouco de luz sobre esta questão, hoje vamos conversar um pouco sobre algumas características da construção de piscinas com concreto armado e ao final do texto você já deverá ser capaz de responder: Piscina de concreto armado compensa?

Mas antes de mais nada, vamos começar do início…

O que é uma piscina de concreto armado

Detalhe da estrutura da piscina de concreto armadoDizemos que as piscinas são de concreto armado quando são construídas com concreto armado. Parece óbvio mas não é!

O concreto armado visto de fora é exatamente igual à alvenaria! O que diferencia o concreto armado da alvenaria é justamente a presença da armação, da malha reforçada de ferro e a maneira através da qual ela é construída.

Em outras palavras, o diferencial que a piscina de concreto armado tem é estrutural.

Como são construídas as piscinas de concreto armado?

As piscinas de concreto armado, ao contrário das piscinas de alvenaria, possuem uma malha férrea em todas as suas superfícies, tanto no fundo como nas paredes.

Elas são constituídas, além da ferragem interna, uma forma externa e uma interna. Entre estas duas formas é que vai ser colocado o concreto.

Desta maneira a piscina de concreto armado é construída como uma peça única e extremamente resistente inclusive às movimentações do terreno.

Esta camada de concreto possui cerca de 15 centímetros de espessura. Depois de pronta ela já pode receber a impermeabilização e em seguida o acabamento: vinil, azulejo, pastilha ou qualquer outro tipo de revestimento.

Mas e então? Concreto armado compensa?

A questão é ampla e pode ser pensada a partir de uma série de perspectivas diferentes.

1 Você pode começar pelo custo da piscina…

Uma piscina de vinil, sem o concreto armado, pode ficar até 50% mais barata que uma piscina de vinil com a estrutura reforçada de concreto armado.

2 Pode pensar também na liberdade para executar qualquer tipo de projeto com a piscina de concreto armado…

Ao escolher a este tipo de piscina você paga mais caro mas tem o céu como limite!

Poderá construir qualquer formato de piscina, de qualquer tamanho, de qualquer profundidade…

3 Um outro ponto que não pode ser esquecido é a resistência…

Paga-se este valor a mais para construir uma piscina que, quando bem construída, dura várias décadas sem apresentar nenhum problema sequer!

Imagine o custo de uma manutenção em piscinas de fibra, por exemplo…

4 Um quarto e último ponto que podemos te lembrar é o seguinte: a confiança da empresa contratada!

Qualquer empresa recém fundada ou qualquer engenheiro recém formado pode instalar uma piscina de fibra de vidro.

Diferentemente, as piscinas de concreto armado demandam experiência real e conhecimento profundo de engenharia e construção civil.

Em outras palavras: se uma empresa trabalha com construção de piscinas de concreto armado, basta checar suas últimas obras e ver se está tudo certo por lá. Se estiver, a construção foi bem feita e provavelmente a empresa é confiável.

Compensa ou não construir a piscina de concreto armado?

Piscina de concreto armadoSinceramente é uma questão absolutamente subjetiva!

Se você quer uma piscina confiável, sem problemas de manutenção recorrente, que não lhe causa nenhum tipo de transtorno e não se preocupa em pagar um pouco a mais por isso, então compensa!

Os benefícios das piscinas de concreto armado são excepcionais e quem pode pagar seu preço nunca reclama.

Nossa única advertência é para você escolher bem a empresa que constrói a piscina pois, assim como dissemos a pouco, este tipo de piscina demanda uma experiência sólida em construção civil e, se ignorar este requisito, a construção do seu sonho pode se tornar um pesadelo…

Se você tem alguma dúvida mais específica no tocante à construção de piscinas de concreto armado, fale com a Brasil Piscinas.

Estamos sempre prontos para sanar todas as suas questões e esclarecer tudo aquilo que você precisa ter cristalino na mente antes de começar a obra da sua piscina.

Artigos Recentes