O cloro é o principal elemento usado no tratamento de piscinas no Brasil.
Índice
Ainda que já existam várias alternativas menos agressivas e mais eficazes, os compostos clorados ainda são tão largamente utilizados que é difícil encontrar uma piscina no Brasil que não seja tratada com cloro granulado, cloro líquido ou cloro em pó.
Por que procurar alternativas para o cloro
Hoje vamos falar um pouco sobre as alternativas para o cloro mas a ideia não é eliminar o cloro da piscina, até por que não se pode tratar uma piscina sem um residual de proteção.
A ideia é lhe apresentar algumas opções que podem diminuir a demanda de cloro na piscina e, como se não bastasse, podem facilitar a manutenção dá água.
Desinfecção Ultravioleta
Uma das alternativas mais animadoras que temos é a desinfecção Ultravioleta.
Trabalhamos há bastante tempo com o Pool Clean, da Sibrape, que tem deixado os clientes super satisfeitos.
É um sistema extremamente simples e igualmente eficiente composto por uma plaquinha eletrônica, um transformador e uma lâmpada ultravioleta para eliminação de algas e bactérias.
Hoje em dia são vários os fabricantes de sistemas de desinfecção UV para piscinas e eles funcionam exatamente do mesmo jeito.
São ligados à tubulação de retorno da casa de máquinas e funcionam automaticamente quando enquanto houver filtração.
Gerador de ozônio
Os geradores de ozônio constituem outra alternativa para o tratamento convencional com cloro conseguindo evitar quase 100% do uso do cloro.
Assim como a desinfecção UV, os geradores de ozônio tratam de eliminar algas, bactérias e outros microrganismos de maneira automática.
Sempre que a motobomba ligar o gerador de ozônio estará injetando o gás na água e oxidando as impurezas que estão passando por ele.
Os benefícios do ozônio são impressionantes e sua potência é inacreditável.
Atualmente o gás possui uma gama enorme de aplicações que vão desde a despoluição de lagos e rios até a desinfecção de alimentos para o consumo humano.
Geradores de cloro
E se eu te disser que o gerador de cloro consegue reduzir a quantidade de cloro que você usa na piscina?
Pois é verdade! Por mais que isso pareça contraditório, é verdade!
O que acontece é que o gerador de cloro, através da eletrólise do sal, consegue manter o nível de cloro livre ideal para a piscina. Nem mais e nem menos!
Você economiza com ele pois aquele excesso de cloro que sempre é colocado para garantir que ele fique por mais tempo na água deixa de ser necessário.
O bom do equipamento é que ele não gera cloro em excesso e mantém somente o necessário de cloro na piscina.
Também com funcionamento autônomo, o gerador de cloro é uma excelente alternativa para o tratamento químico de piscinas de qualquer porte.
Aqui é válido ressaltar que este tipo de equipamento apresenta como ponto negativo a aceleração da corrosão dos equipamentos metálicos da piscina: escada, dispositivos de retorno e aspiração e a própria motobomba são prejudicados.
Melhor forma de reduzir o consumo de cloro
Além de ser uma escolha absolutamente subjetiva, é preciso avaliar muito bem cada uma das alternativas e também avaliar a situação da sua piscina pois cada piscina é um caso diferente.
Cada casa possui suas peculiaridades e um sistema de desinfecção pode ser excelente para uma família e não atender bem uma outra.
Fale com a gente! Deixe a BRASIL PISCINAS ajudar você a descobrir a melhor alternativa para manter sua piscina sanitizada sem ter que adicionar cloro todo dia!
Trabalhamos com sistemas de desinfecção de piscinas a mais de 20 anos e estamos perfeitamente habilitados para te orientar na hora de escolher a melhor forma de eliminar algas e bactérias da sua piscina.