Vamos continuar nosso guia de problemas e soluções com a motobomba da piscina. Esta é a segunda parte do guia e a primeira você pode ver no link a seguir:

Continuaremos com a lista de problemas e soluções comuns às motobombas.

Vamos lá?

Problemas e soluções da motobomba da piscina

Bomba SodramarMotobomba não produz pressão suficiente

A falta de pressão, ou de força, por ser causada por uma série de problemas. Como vários outros sintomas, este da falta de pressão pode estar sendo causado pela inversão da rotação do motor. Neste caso, é preciso acionar um técnico para avaliar a bomba no local e refazer a ligação, caso seja esta a causa do problema.

A falta de pressão também pode estar sendo uma indicação de problema no manômetro do filtro. Se for este o caso, um técnico poderá realizar a substituição do componente e restabelecer o funcionamento do sistema.

Em raros casos a falta de pressão pode estar acontecendo na prática devido à baixa voltagem que chega à motobomba. Estas situações podem se verificar com um multímetro monitorando a bomba no momento da partida. Se for este o caso, é preciso entrar em contato com a CEMIG.

Motobomba causando excesso de pressão

Muita pressão também pode ser um problema e será sempre indicado pelo manômetro do filtro da piscina. Este problema pode ser causado por um defeito no manômetro. Se for o caso basta substituí-lo.

Pode estar sendo causado por algum registro fechado equivocadamente, o que representa grande risco ao sistema. Verifique novamente se o caminho da água está todo desobstruído por registros que deveriam estar abertos.

A areia do filtro também pode estar saturada e então o manômetro, mesmo depois da retrolavagem, segue acusando excesso de pressão interna. Neste caso é hora de trocar a areia do filtro.

Uma outra possibilidade é a instalação ter sido feita com uma tubulação fina demais. Para evitar este tipo de problema, basta contar com uma empresa especializada em piscinas para fazer a instalação da sua casa de máquinas. Para checar se esta é a causa da alta pressão, basta checar o manual de instruções do conjunto filtrante ou entrar em contato com uma empresa especializada.

Motobomba fazendo muito barulho

Quando a bomba da piscina está fazendo muito barulho, o rolamento do equipamento pode ser o problema. Neste caso um técnico especializado em manutenção de motobombas pode fazer a substituição do componente e o funcionamento normal será restabelecido.

Também pode estar ocorrendo um fenômeno chamado de cavitação, que pode ser resumido na formação de bolhas no interior do pré filtro. Se for este o problema, provavelmente o pré filtro está sujo e precisa ser limpo para restabelecer os níveis de ruído normais da motobomba.

A tubulação de sucção também pode estar obstruída ou com o diâmetro menor do que o ideal. Nestes casos é preciso verificar as recomendações do fabricante do conjunto filtrante e refazer a instalação corretamente para que a bomba não trabalhe forçadamente.

Motobomba para piscinaBolhas de ar no retorno da piscina

Quando você identifica bolhas saindo dos dispositivos de retorno, podemos citar três possíveis causas:

  1. baixo nível de água na piscina;
  2. entrada de ar na tubulação de sucção ou na tampa do pré filtro;
  3. entrada de ar através de furos na mangueira de aspiração.

Se o nível da piscina estiver baixo, pode estar entrando ar e naturalmente retornando para a piscina. Neste caso basta encher a piscina e o problema será solucionado.

Caso o problema seja com a tubulação de sucção ou com a tampa do pré filtro, é preciso verificar a tubulação de sucção procurando por entradas de ar e o mesmo com o pré filtro. Abrir e fechar novamente o pré filtro pode solucionar o problema rapidamente caso esta seja a causa das bolhas.

Motobomba vazando

O vazamento de água da motobomba é um grande problema pois geralmente a casa de máquinas não é um local muito ventilado e a umidade do ambiente acaba ficando excessivamente alta. Este problema pode estar sendo causado por três problemas principais:

  1. pré filtro fechado incorretamente;
  2. selo mecânico danificado,
  3. motobomba funcionou com registros fechados.

O pré filtro pode ser verificado rapidamente e se for a causa do problema ele estará prontamente resolvido.

Se o problema for no selo mecânico, apenas um técnico qualificado poderá detectar e substituir. É um reparo rápido mas que precisa desmontar e remontar a bomba.

Caso a bomba tenha funcionado com algum registro equivocadamente fechado, ela pode se danificar internamente e também será necessário abrir e verificar quais os componentes se danificaram.

Motobomba ligando e desligando

Quando a bomba liga e desliga de forma intermitente, ela pode estar sendo submetida à variações de tensão elétrica. para confirmar, verifique a voltagem com um multímetro e, se ela estiver baixa, entre em contato com a CEMIG. Um estabilizador também pode ajudar nestas situações e contar com um técnico especializado também é útil para conferir a ligação do motor.

Se o problema estiver acontecendo depois de longos períodos de funcionamento da motobomba, pode estar sendo causado pelo relé térmico da bomba que desliga o equipamento caso ele aqueça demais. Se for este o caso, verifique o que pode fazer para reduzir a temperatura do ambiente da bomba.

Recapitulando

Então, falamos nestas duas postagens dos seguintes problemas possíveis com a bomba da piscina:

Problemas resolvidos?

Fale Conosco!Esta é a segunda parte da lista com os principais problemas e soluções relacionados à bomba da piscina. Se tiver alguma dificuldade de implementar alguma destas soluções, fale com a BRASIL PISCINAS!

Trabalhamos com piscinas a mais de duas décadas e estamos absolutamente familiarizados com todas as questões envolvendo a instalação, a operação e a manutenção da motobomba usada em piscinas residenciais e comerciais. Além disso, trabalhamos com todos os equipamentos da casa de máquinas: trocadores de calor, aquecedores a gás, saunas, sistemas de desinfecção ultravioleta, etc.

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Motobomba de piscinas: guia rápido de problemas e soluções - Parte 1
Inline
Inline

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: