O tratamento de uma piscina não é nenhum bicho de sete cabeças e se você acompanha nossas publicações já deve estar por dentro dos passos e processos necessários para deixar a piscina sempre limpa. Um dos aliados de quem faz a limpeza da piscina é o tablete de cloro e hoje a gente vai falar especificamente do uso da pastilha de cloro na piscina de vinil.

Tem dúvidas se pode?
Acredita que não pode?
Não entendeu a ligação?

A BRASIL PISCINAS te explica certinho… Vem com a gente!

Pastilha de TricloroA pastilha de cloro

A pastilha de cloro, também chamada de tablete de cloro, é um produto muito usado em piscinas de todos os tipos e tamanhos pois, devido à sua dissolução lenta, é capaz de manter o cloro livre da piscina por muito mais tempo.

O componente principal da pastilha de cloro é chamado de Tricloro. É um composto clorado que já vem com estabilizante, ou seja, fornece à piscina uma camada que protege seu residual de cloro livre da ação nociva dos raios solares.

Além do Tricloro, o Dicloro também fornece essa proteção contra os raios solares, mas esse normalmente é granulado ou em pó e, por dissolver rapidamente, acaba não durando tanto na água.

O revestimento da piscina

A piscina de fibra e a piscina de vinil são conhecidas por terem uma certa fragilidade com relação à ação alvejante do cloro.

Por isso, uma série de fabricantes de piscinas de fibra assim como vários fabricantes de piscinas de vinil, repetem sempre um mesmo mantra:

A pastilha de cloro danifica o revestimento da piscina.

Mesmo assim, vários profissionais que trabalham com limpeza de piscinas ou até proprietários de piscinas utilizam os tabletes de cloro em piscinas de vinil e também em piscinas de fibra e afirmam que o produto não danifica o revestimento.

Tablete de cloro na piscina de vinilTablete de cloro no vinil

Com toda nossa experiência, hoje resolvemos jogar luz sobre essa questão…

Afinal, a pastilha de cloro danifica o vinil?
Esses tabletes de tricloro danificam a fibra?

A realidade é um pouco mais complexa do que um simples “sim” ou um simples “não”. Primeiro vamos aos fatos do senso comum:

  • O cloro em tabletes tem um poder alvejante incrivelmente alto, ou seja, em contato com o revestimento da piscina de fibra ou com o bolsão de vinil, ele provoca o desbotamento em questão de minutos;
  • O tablete de cloro é usado em um flutuador que, por definição, fica na superfície da piscina impedindo o contato direto do tablete de cloro com o revestimento, logo, em teoria ele não danifica o revestimento da piscina.

Sem muita profundidade, é possível então chegar à conclusão que o tablete de cloro pode ser usado em piscinas de vinil e também em piscinas de fibra.

Contudo, a experiência é uma dádiva e a gente precisa analisar isso com mais cautela:

  • Independente do revestimento da piscina, o vento normalmente sopra para uma mesma direção e isso faz com que o flutuador fique muito numa mesma região da piscina. Por isso, nesse local a concentração de cloro tende a ser muito mais alta do que aquela encontrada no lado oposto ou mesmo no restante da piscina, logo, a perda da coloração original do revestimento nessa parte da piscina tende a acontecer de forma precoce e muito antes da que deve acontecer em todo o resto da piscina.
  • Para além dessa questão da concentração do cloro onde o flutuador fica com maior frequência devido à ação do vento, o longo processo de dissolução do cloro pode produzir pequenos pedaços de Tricloro que, se não conseguirem romper a tensão superficial da água, podem acabar boiando ali na superfície da piscina e, assim como o próprio flutuador, vai acabar em contato com o revestimento no local para onde o vento normalmente sopra. Isso faz com que, além do desbotamento desigual, a piscina também apresente pequenas manchas, bolinhas brancas, ocasionadas pelo contato direto do Tricloro com o revestimento.

Ah! Então não se pode usar tabletes de cloro na piscina de vinil?

Também não é bem assim! Expliquemos:

O problema aqui não é a pastilha de cloro, mas o uso dos flutuadores. Eles são excelentes aliados da limpeza da piscina, são imprescindíveis para manter o cloro livre sempre dentro dos valores ideais, mas nesse tipo de piscina ele acaba contribuindo para os problemas que citamos.

O uso de pastilhas em piscinas de vinil

A solução pode ser a instalação de um dosador de cloro na casa de máquinas. É uma espécie de pré filtro instalado na tubulação de retorno da piscina e tem como função abrigar os tabletes de Tricloro para que eles não precisem ficar no tanque da piscina.

Esquema de instalação do dosador de cloroAlém de evitar esse desbotamento desigual e também as pequenas manchinhas na borda da piscina, o dosador de cloro instalado na casa de máquinas também permite que você não tenha que se preocupar com a retirada dos flutuadores quando for usar a piscina ou, principalmente, quando crianças forem usar a piscina.

Você também passa a não ter problemas relacionados com a proximidade do flutuador com a capa térmica ou a capa de proteção da piscina.

Conclusão

Brasil PiscinasO uso de tabletes na piscina de fibra e na piscina de vinil precisa ser feito de forma consciente. Não recomendamos o uso de flutuadores apesar de reconhecermos a sua capacidade de tornar a limpeza da piscina um processo mais fácil.

Para não deixar de usar as pastilhas de Tricloro basta instalar um dosador de cloro na casa de máquinas. Simples assim!

Se tiver ficado com alguma dúvida com relação ao uso dos tabletes de cloro na piscina de vinil, fale conosco! Atuamos no mercado de piscinas há mais de duas décadas e estamos perfeitamente familiarizados com cada uma das peculiaridades desse setor.

Construímos piscinas de alvenaria, de concreto armado e também piscinas de vinil. Para ver alguns dos projetos que executamos, acesse nossa página Projetos Executados.

Se quiser passar aqui e tomar um café conosco, fique à vontade! Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, ok?

Se preferir, fale com a gente pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br. Até a próxima!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Vantagens das piscinas de fibraPiscinas de vinil: rápidas, econômicas e impressionantemente lindas