Uma outra dúvida recorrente é se existe a possibilidade de colocar revestimento de azulejos em uma piscina de vinil ou numa piscina de fibra.

A colocação de vinil em piscinas de alvenaria é uma atividade comum e pode ser uma solução definitiva para vazamentos recorrentes e alguns outros problemas que as piscinas de alvenaria podem apresentar.

Entretanto, o contrário, a colocação de azulejo em piscinas de vinil é uma tarefa complicada e nós vamos ver o porquê…

Por que colocar azulejo numa piscina de vinil?

Uma pergunta que se deve fazer antes de qualquer coisa é exatamente esta. Normalmente quem pretende revestir uma piscina de vinil com azulejos ou com pastilhas, quer somente mudar o visual da piscina.

Se este é o objetivo, nada melhor do que trocar somente o vinil, afinal, ele é perfeitamente substituível sem a necessidade de realizar uma obra grande ou o temeroso “quebra-quebra”.

Certamente você encontra a estampa de vinil que combina com a sua piscina! Além de estampas lisas, existe vinil que simula azulejo, existe vinil que simula revestimento de pedras e também existe vinil que simula pastilhas.

A mudança no visual da piscina normalmente vem com a substituição do vinil.

Mas e se a troca do vinil não for suficiente?

Eis a notícia triste…

Piscinas de vinil não possuem a estrutura necessária para suportar o revestimento de azulejos, de pastilhas ou de outras pedras.

Até por isso o custo da piscina de alvenaria é maior!

A piscina de alvenaria é construída com uma estrutura mais robusta para sustentar todo o peso dos azulejos ou das pedras usadas no revestimento. Já as piscinas de vinil possuem uma alvenaria mais simples.

Inicialmente, sem uma análise profunda, não é correto colocar azulejos numa piscina feita para ser revestida com vinil!

O contrário é extremamente comum mas colocar azulejo numa piscina de vinil não é seguro, ao menos antes de uma avaliação.

Separamos aqui oito fotos de uma cliente que tinha uma piscina de alvenaria revestida com pastilhas e resolveu colocar um vinil que simula um revestimento de pedras. Veja só como fica:

Com este tipo de vinil é possível deixar a piscina linda até para aqueles que gostam de revestimentos de azulejos ou pastilhas.

Estas fotos foram feitas de uma cliente no bairro Buritis, em Belo Horizonte, que preferiu esta estampa de vinil justamente por que ela parece com a famosa “pedra de jau”.

Resumindo…

Via de regra, não é possível mudar uma piscina de vinil para azulejos. Antes de fazer uma análise, não se pode fazer tal alteração.

Mesmo depois de analisar a planta estrutural e a forma como foi construída a piscina, é importante avaliar uma série de outros detalhes como a impermeabilização, o peso adicional do revestimento e etc…

E você, o que achou? Gostou da ideia de usar um vinil que simula revestimento de pedra? Esperamos que sim!

Se ficou com alguma dúvida ou quiser dar alguma sugestão, fale com a gente! Estamos sempre à disposição!

Mostrando 4 comentários
  • Gilma Rodrigues Ferreira
    Responder

    Minha piscina de vinil tem mais vinte anos. Durante esse tempo foi feito um troca de vinil e diminuição da profundidade. Ou seja, agora vou ter que fazer nova troca! O problema que mais me incomoda é quando começa soltar o vinil das bordas.

    Sabem me informar se existe uma borda que prenda melhor o vinil?

    • Responder

      Boa tarde, Gilma! Obrigado pelo comentário!
      O vinil é um bolsão monolítico, ou seja, não tem como fazer separação entre parte da piscina e a borda. Logo, a questão não é bem a “borda”. É preciso arredondar as quinas da piscina antes de colocar o vinil e certificar-se de que o vinil está feito do tamanho correto.
      Qualquer dúvida que permanecer, entre em contato através do telefone, WhatsApp ou email.

  • Agenor
    Responder

    Em 15 anos troquei o vinil da piscina duas vzs, o segundo esta fazendo 8 anos que troquei, agora esta enrrugando de novo, 8 anos é o prazo de validade do vinil ????

    • Responder

      Olá, Agenor! Obrigado pelo contato!
      Uma piscina de vinil normalmente dura mais de dez anos. Varia bastante de acordo com o cuidado que se tem com o vinil e também de acordo com o fornecedor e o modelo específico do bolsão em questão.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Descobrindo o local exato do vazamentoAdequação para vinil - Buritis