SAUNAS

Saunas elétricas e a gás

Qual sauna escolher?

Existem diversos tipos de saunas: sauna elétrica a vapor, sauna elétrica seca, saunas a gás, saunas à lenha, saunas que precisam ficar fora do cômodo, saunas que podem ficar dentro do cômodo, etc.

As saunas a vapor são as úmidas, geralmente chamadas banho turco e sua temperatura pode chegar aos 60 °C.

As saunas secas, chamadas de banho finlandês, utilizam pedras e outros materiais para reter o calor no cômodo da sauna e sua temperatura pode superar os 70 °C.

Mas então, qual a melhor opção na hora de escolher uma sauna?

Pode-se levar em consideração o fato de que a sauna seca, por gerar um calor seco, é recomendada para o inverno. Já a sauna a vapor é recomendada para o verão, por ter propriedades hidratantes.

Outra escolha a ser feita é se ela será a gás ou elétrica.

  • Para saunas de residências, chácaras, sítios e fazendas, as saunas a gás são interessantes pois são econômicas e muito eficientes.
  • Em locais coletivos ou comerciais como hotéis, clubes e academias, a sauna elétrica atende perfeitamente bem.

Saunas podem ser montadas de diferentes formas, dependendo do espaço disponível e deve-se levar em conta que após a permanência na sauna, geralmente gostamos de um mergulho na piscina ou de uma ducha de água fria.

O uso da sauna é um hábito prazeroso e relaxante. Ela provoca sudorese, aumento da pressão arterial e vasodilatação, fazendo com que a impureza acumulada nos poros seja expelida resultando em uma profunda limpeza da pele. Além disso, com o relaxamento dos músculos, o corpo e a mente descasados no ambiente tranquilo, a sauna combate a insônia e o stress.

Para poder desfrutar de todos esses benefícios, conte com a equipe da BRASIL PISCINAS desde o momento da escolha da sauna até a execução do projeto e da obra.

Ambiente da sauna seca
Ambiente da sauna a vapor

Saunas elétricas

Gerador de vapor para o interior do cômodo

O gerador de vapor em inox funciona com um quadro de comando (digital ou analógico) que monitora e controla a temperatura no interior do cômodo da sauna.

Se você não tem espaço para a construção da sua sauna, este tipo de equipamento pode ser a solução para que você possa aproveitar os benefícios da sauna. Ele é instalado no interior do cômodo e consegue transformar o ambiente (que pode ser inclusive o banheiro) em uma agradável sauna úmida.

É uma solução excelente para casas pequenas e apartamentos. O único pré-requisito, caso ela senha instalada dentro do banheiro, é que ele tenha um box fechado até o teto.

Manter o aparelho gerador de vapor dentro do cômodo da sauna contribui para manter limpo o aspecto visual do ambiente de lazer, afinal de contas, ele não ocupa espaço externo.

Sauna indoor

Instalação ideal da sauna indoor

Esquema da ligação Sauna Indoor

Gerador de vapor tradicional

A sauna elétrica tradicional conta com um design compacto e moderno devendo ser instalado no exterior do cômodo de vapor.

Ela pode atender de 6 a 50 metros cúbicos e normalmente supera as suas expectativas dos clientes pela rapidez e eficiência na produção de vapor. São produzidas em modelos de 6 a 27 quilowatts de potência e tensão de 220 V ou 380 V.

Trabalhamos com equipamentos certificados pelo INMETRO que, além de muito eficientes, ainda apresentam uma durabilidade excelente por ser fabricada com materiais de ótima qualidade.

O gabinete externo é feito com material termoplástico de alta qualidade, a resistência responsável pela geração de vapor é blindada e seus reservatórios são feitos de aço inoxidável para maior resistência e durabilidade.

Gerador de vapor tradicional

Instalação ideal da sauna tradicional

Esquema da ligação Sauna Tradicional

Saunas a gás

Gerador de vapor a gás

O gerador de vapor a gás pode ser fabricado em aço ou em alumínio e tem capacidade para atender ambientes de 10 a 50 metros cúbicos.

Consomem até 300 gramas de gás a cada hora de funcionamento e, assim como a sauna elétrica tradicional, devem ser instalados fora do cômodo de vapor.

Este tipo de equipamento conta com garantia de três anos contra defeitos de fabricação desde que sejam respeitadas as seguintes recomendações:

  • A sauna e sua caixa de comando devem ser instaladas fora do ambiente de vapor;
  • A altura aconselhável para fixação da sauna é de 1,30 mts da parte inferior até o piso;
  • A sauna deve ser afixada com buchas e parafusos no seu suporte de parede;
  • A tubulação de vapor da sauna deve ser feita com tubos e conexões de cobre;
  • O cômodo de vapor não deve ultrapassar 2,20 metros de altura, deve ter um bom isolamento térmico, vedação e deve ser totalmente revestido com cerâmica.
  • O comprimento máximo da tubulação de vapor deve ser de 2 metros, não deve possuir mais de 4 cotovelos e não pode apresentar sifão;
  • A sauna deve ser drenada semanalmente para limpeza de seu interior.
Sauna a gás

Instalação ideal da sauna a gás

Esquema da ligação Sauna a Gás

Saunas elétricas e a gás

Fale conosco