A construção de uma sauna não é o problema da maior parte dos brasileiros. Infelizmente!

Infelizmente pois este tipo de equipamento traz inúmeros benefícios à saúde além de várias outras coisas como o incremento do valor do imóvel, por exemplo.

Só para você ter uma ideia, enumeramos os benefícios da sauna e, a não ser que você seja médico, podemos apostar que provavelmente não conhece todos…

Benefícios da sauna

  • Contribui para a eliminação de toxinas do corpo;
  • Aprimora consideravelmente nosso sistema circulatório;
  • Reduz sensivelmente dores reumáticas e principalmente dores musculares;
  • Realiza uma limpeza e uma hidratação profunda na pela;
  • Ajuda no combate ao estresse
  • Ajuda no combate à hipertensão;
  • Melhora dramaticamente a qualidade do sono;
  • Relaxa inteiramente os músculos do corpo;
  • Contribui para a desobstrução das vias aéreas.

Estes são apenas alguns dos benefícios deste tipo de equipamento que, se dependesse de nós, seria instalado na casa de cada um dos brasileiros.

Para aqueles que já decidiram pela compra da sauna, sempre existe um período de obras que precede sua utilização propriamente dita. E este período é crítico já que ele pode determinar até mesmo a performance do gerador de vapor, caso a sauna seja a vapor.

O desafio da construção da sauna residencial

Antes de começar a construção do cômodo da sauna, é preciso parar, pensar e decidir qual o tipo da sauna você quer ter em casa. Para isso, basta se perguntar…

Você prefere aquele calor intenso e seco ou acha mais prazeroso aquela sauna com fumaça, mais branda e úmida?

Se você prefere as temperaturas mais altas numa sensação seca, fica claro que é melhor optar pela sauna seca.

Se prefere um calor um pouco mais ameno, com aquele vapor úmido, é melhor partir para os geradores de vapor.

E depois de decidir o tipo da sauna?

Construção de piscina e sauna do Leonardo - Santa AméliaDepois de escolher que tipo de sauna você quer em casa, já podemos planejar a construção do cômodo.

É importante dizer que as diferenças do cômodo da sauna seca para o cômodo da sauna a vapor são enormes. É impossível usar um cômodo com um equipamento diferente (um cômodo de sauna seca com um gerador de vapor, por exemplo).

Já no início da construção do cômodo é importante checar e rechecar como será feito o isolamento térmico e o revestimento do cômodo, afinal, ninguém vai querer tomar uma sauna num cômodo todo mofado, certo?

Muito além do revestimento da sauna

Além de se atentar para o revestimento, para o isolamento térmico e estes detalhes da construção, é importante cuidar de alguns outros detalhes…

A porta da sauna, por exemplo, não pode ser colocada como se fosse um cômodo qualquer! Ela precisa ser instalada sempre abrindo para fora.

É uma questão de segurança para que, caso alguém passe mal no interior do cômodo, não acabe preso atrás da porta ao tentar abri-la, ok?

E este é apenas um dos detalhes!

Ambiente da sauna Compact Line

Um outro detalhe importante é a ducha refrescante na porta da sauna (ou a própria piscina em seu interior, por que não?) que faz toda a diferença na hora do banho de sauna.

Quando a piscina for integrada com a sauna é interessante não deixar que sua temperatura passa de 25 ou 26 graus Celsius para garantir o bom efeito refrescante do choque térmico depois da sauna.

Fica óbvio que, para tudo ficar conforme o planejado, é importante contar com uma empresa especializada em construção de saunas. Assim, ao final da obra, você realmente vai ter uma sauna perfeita em casa.

E quanto tempo dura minha sauna residencial perfeita?

Sauna a vapor em casaAssim como qualquer outro tipo de equipamento, a sauna possui uma vida útil determinada pela resistência de seus componentes. Geralmente, o que apresenta problemas nas saunas são seus resistores (vulgarmente chamados de “resistências”) e seus contatores.

As resistências são responsáveis pela produção do vapor nas saunas úmidas e pelo aquecimento do ar nas saunas secas. Os contatores, por sua vez, são responsáveis pelo acionamento das resistências.

Preveja a troca periódica destes dois componentes, ainda que, na melhor das hipóteses, esta troca aconteça de maneira esporádica.

Exemplo de sauna residencial perfeita

Se quiser ver um exemplo recente de sauna perfeita, dê uma olhada neste nosso vídeo. Fizemos a construção da piscina com a sauna integrada, no Condomínio Gran Royalle, na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais.

A cliente ficou super satisfeita e nós super orgulhosos!

Esperamos que você tenha entendido que a construção de uma sauna perfeita não se dá pelo acaso. É preciso contar com quem entende do assunto para fazer acontecer!

Para saber mais sobre saunas, confira nossos outros materiais

Veja também as fotos da nossa última obra com sauna: Obra do Leonardo – Santa Amélia.

Se quiser falar conosco, será um prazer te receber aqui na Francisco Negrão de Lima, 860, na Pampulha, em BH.

Se não puder passar aqui, fale com a gente pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo (31) 2520-7776.

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Principais problemas da sauna a vaporSauna a vapor em casa
Inline
Inline