Mais uma vez voltamos a falar sobre a sauna a vapor, também conhecida como gerador de vapor. (Embora muitas vezes quem diz sauna se refere ao cômodo e quem diz gerador de vapor se refere ao equipamento propriamente dito.)

Vamos listar aqui, conforme prometemos no nosso texto “Como ter uma sauna perfeita em casa“, uma lista com os principais problemas encontrados na sauna a vapor e algumas maneiras de evitá-los.

E então, sua sauna está funcionando perfeitamente? Continue lendo para saber como prevenir os principais problemas das saunas.

E você, já está com a sauna parada, com defeito? Veja logo mais as principais possibilidades para investigar o problema.

Antes de mais nada, para entendermos bem os principais problemas da sauna, vamos rever o que é um gerador de vapor.

A sauna ou Gerador de vapor

As saunas a vapor são constituídas basicamente de um reservatório (ou dois) onde fica armazenada a água que será fervida por um resistor (comumente chamado de “resistência”).

Normalmente há também uma boia para assegurar que a sauna não vai ligar sem água e algum sistema elétrico para que seja possível controlar a temperatura através do sensor do termostato.

Sinceramente é um equipamento bem rudimentar, sem muita tecnologia embarcada e bem simples de ser reproduzido.

Como funciona o gerador de vapor

Ambiente da sauna Compact LineEis um desenho esquemático da instalação de um gerador de vapor. Como você deve ter visto na nossa publicação “Como ter uma sauna perfeita em casa“, ali não há nada por acaso. Tudo deve ser feito desta maneira para que a sauna possa ser aproveitada de maneira plena.

Para ver o motivo desta necessidade, dê uma lida no texto:

Principais defeitos nas saunas a vapor

Sem mais demora, vamos aos principais problemas deste tipo de sauna…

Resistência da saunaA resistência da sauna que sempre queima

Não há como discutir: o problema mais comum dentre as saunas elétricas, seja ela seca ou mesmo estas a vapor, é a queima da resistência.

O fato é que as resistências tem sim uma vida útil limitada. Entretanto, o que muita gente não sabe é que esta durabilidade diminui bastante de acordo com duas coisas:

  • a água muito calcária, como é o caso da região de lagoa santa, em Minas Gerais
  • a falta de limpeza do equipamento.

Quando fazemos uma obra na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, (como é o caso da piscina do Junior) sempre deixamos o cliente ciente de que é preciso fazer a limpeza da sauna pois o calcário presente na água tende a se depositar na resistência e ela acaba queimando muito rapidamente.

A limpeza do equipamento, além de manter a resistência limpa, também evita que a tubulação que abastece a sauna seja obstruída com o excesso de calcário decantado.

Já vimos casos em que esta precipitação entupiu a sauna com menos de 3 meses.

Como evitar a queima da resistência da sauna?

Para não ter que trocar a resistência da sauna a cada seis meses basta fazer a limpeza do equipamento pelo menos a cada quinze dias.

O vazamento na sauna que aparece mais cedo ou mais tarde

Este problema acontece muito em prédios e locais onde a pressão da água é muito forte.

Geralmente é um problema pois a boia do equipamento acaba perdendo sua capacidade de vedação e você só percebe quando o equipamento começa a molhar o chão.

Como evitar o vazamento na sauna?

Para não sofrer com vazamentos na sauna devido ao excesso de pressão você pode instalar um dispositivo para reduzir a pressão na casa ou mesmo um par de registros simples na entrada da sauna.

Deixando os registros ligeiramente abertos a pressão tende a diminuir de forma suficiente para que a boia não perca sua capacidade de vedação.

Estes são os dois principais problemas que acontecem com saunas a vapor:

  • a queima da resistência devido ao excesso de sujeira no interior da sauna
  • o vazamento devido ao excesso de pressão na entrada de água

Mais uma vez mostramos o quão importante é contar com uma empresa experiente na hora de construir e dar manutenção na sua sauna.

A Brasil Piscinas trabalha com construção de saunas a mais de 20 anos e está sempre à sua disposição para você que quer construir uma sauna em casa e também para construtoras que entregam uma grande quantidade de saunas num mesmo empreendimento.

Temos know-how suficiente para garantir a satisfação do cliente e fazer com que sua parceria conosco realmente valha a pena!

Se quiser falar com a gente, estamos na Francisco Negrão de Lima, no número 860 na Pampulha.

Se preferir agilizar o atendimento, pode falar conosco pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo telefone (31) 2520-7776.

Mostrando 35 comentários
  • Enrico
    Responder

    Bom dia Pessoal, Qual é o tempo médio de vida de uma resistencia em (horas)?????
    Seguem as carateristicas:

    Resistência Elétrica para Sauna 1 1/2″ 9000W 220V
    – 3 elementos em inox
    – Rosca latão 1.1/2″ BSP
    – Comprimento: 300mm

    Conforme a norma, tenho filtro de entrada antes do equipamento que retém o cloro, areia e limo.
    Realizo a limpeza da sauna (drenagem) toda vez que eu uso (média de 2h dia 2 vezes por semana) temperatura média de 48 graus e não existe presença de calcario na agura da minha região…

    Novamente, Qual é o tempo médio de vida de uma resistencia em (horas) neste cenário?????

    Obrigado

    • Responder

      Olá, Sr. Enrico! Obrigado pelo comentário!
      Respondemos sua dúvida em um texto: Quanto dura a resistência da sauna?
      Em resumo, não conseguimos determinar esse período em horas, mas dadas as condições essa sua resistência deve completar ao menos dois anos de uso.
      Qualquer dúvida, seguimos à disposição!

  • Hugo
    Responder

    Boa tarde!
    Tenho um gerador de vapor sodramar.Eu utilizo pouco a sauna.Para maior durabilidade da resistência e do gerador,o ideal seria manter o reservatório com ou sem água quando não estou utilizando?

    • Rafael Lacerda
      Responder

      Olá, Hugo! Obrigado pelo contato!
      Na prática não fará muita diferença desde que seja feita a limpeza do equipamento. De toda forma, pode variar de acordo com o modelo da sua sauna. Para se certificar, verifique o manual do equipamento ou entre em contato conosco via telefone, ok?
      Grande abraço!

  • Natalia Queiroz
    Responder

    Olá Rafael,

    No condomínio que eu moro a sauna ficou ligada mesmo desligando o quadro de comando digital e devido a isso ficou por umas 3 horas sem ninguém perceber até que inundou toda a sauna, sabe o que pode ter acontecido?

    • Rafael Lacerda
      Responder

      Olá, Natalia! Obrigado pelo contato!
      É possível que seja um problema na boia, afinal, com ela funcionando corretamente, o equipamento não permite o transbordo da água. De todo modo, é preciso verificar com calma para ter certeza, ok?
      Grande abraço!

      • Alberto Emerson Gabriel
        Responder

        Eu tenho uma em casa e estava queimado a chave contatora troquei mas os disjuntores também estava com defeito mas ao substituir eles assim que eu ligo os disjuntores cai.

  • Walter Alves de Almeida
    Responder

    Olá, minha sauna Baby Pop está gerando pouco vapor, a serpentina está entupida, quando abro o registro para drenar a aguá, a mesma não desce, tentei desobstruir mas apesar de sair muita fuligem, a água não desce, não consigo esvaziar o reservatório. Gostaria de uma dica de como fazer esta limpeza. Obrigado.

    • Responder

      Bom dia, Walter! Obrigado pelo contato!
      Somente com uma visita no local é possível identificar o local exato do entupimento.
      Recomendo que entre em contato com uma assistência técnica especializada na sua região.
      Aqui em Belo Horizonte poderíamos te ajudar.

  • Rodrigo
    Responder

    Boa noite pessoal, tenho uma sauna sobranar,com 2 resistência de 6000 era cada, e um controlador digital da coel,porém está acontecendo um seguinte quando atinge a temperatura ideal em invés de acende a luz de temperatura atingida ela desligar tudo e o visor não aparece nas nada como se fosse falta ver energia,percebi que quando a aprece falta de água ela além de não reamar ela desliga os contator e o controlador isso e certo e o que pode está ocasionando se não for falta de água? Obrigado

    • Responder

      Bom dia, Rodrigo! Obrigado pelo contato!
      Certamente isso não é normal. É preciso verificar no local a razão do problema que pode ser um curto simples ou um problema de componente.
      Se estiver na região de BH podemos te ajudar.

  • Adelson de Jesus Guedes
    Responder

    Olá Bon dia,meu nome é Adelson, tenho uma sauna a gás,ela parou de fazer vapor e o painel de comando não ascende,sai faísca lá no automático, tem gás e nada,e que pode ser

    • Responder

      Olá, Adelson! Obrigado pelo contato!
      É preciso verificar o equipamento no local pois pode ser uma série de coisas.
      Fale conosco através do nosso telefone ou nos envie um email com suas informações para agendarmos uma visita no local, ok?

  • Andre fernandes de oliveira
    Responder

    A resistência da sauna pode queimar uma
    parte e mesmo assim enviar vapor?

    • Responder

      Olá, André Fernandes! Obrigado pelo contato!
      É possível sim. Dependendo de como ocorrer a queima da resistência, alguns filamentos podem continuar funcionando, normalmente um terço ou dois terços dela podem permanecer. Nestes casos você nota uma redução considerável na performance do equipamento. Se identificar esta queda, solicite uma visita técnica para viabilizar a substituição deste componente e sua sauna já estará pronta para o uso.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco! A BRASIL PISCINAS segue à sua disposição!

      • Tiago
        Responder

        A sauna do condomínio que trabalho está vazando correntes como posso resolver e por que está vazando correntes?

        • Responder

          Olá, Tiago! Obrigado pelo contato!
          Não entendemos o que quer dizer com correntes? Desculpe-nos! Você quer dizer corrente elétrica?
          Pode ser mais claro? Aguardamos seu retorno.

  • adair
    Responder

    Meu acendimento automático não esta funcionando, faz barulho mas não sai centelha.

    • Responder

      Boa tarde, Adair! Obrigado pelo contato!
      O problema da sua sauna pode ser simples mas também existe a possibilidade de ter que substituir algum componente. O melhor a se fazer é verificar no local.
      Entre em contato através do telefone (31)2520-7776 para prosseguirmos com seu atendimento.

      • Douglas Henrique Luiz
        Responder

        Eu ligo os fios branco amarelo e vermelho e sobra o preto mas não está acionando vapor só liga e não acende a luz vermelha

        • Responder

          Olá, Douglas! Obrigado pelo contato!
          Acreditamos que nesse caso o ideal é procurar um assistente técnico especializado em manutenção de saunas. De onde você é?

  • Vanderson
    Responder

    Olá bom dia. Tenho uma sodramar ela liga normal esquenta mas não sai vapor, o que poderia ser

    • Responder

      Olá, Vanderson!
      Obrigado pelo contato!
      Pode ser que parte da resistência está queimada ou mesmo falta ou insuficiência do respiro, aquele buraco feito na parte superior da parede do cômodo.
      Se quiser agendar uma visita no local, fale conosco!

  • Responder

    Boa tarde, Renato! Fazemos sim!
    Favor entrar em contato através do telefone ou pelo email para prosseguirmos com seu atendimento!

  • Renato
    Responder

    Caro Rafael, Vocês fazem manutenção no aparelho gerador de calor? Preciso fazer uma limpeza no aparelho, para remoção do calcário. Podem me indicar um técnico? Obrigado! Renato

  • Bruno
    Responder

    Olá boa noite, a minha sauna diminuiu o vapor e parece que está jogando mas água, o que pode estar acontecendo ela é 12 kw.

  • Max antonio
    Responder

    O que pode levar a danificar um termostato do quadro analogico de uma sauna a vapor … Uma instslaçao errada pode causar o estrago do termostato ? Como isso pode ovorrer?

  • felipe
    Responder

    Boa noite , minha sauna(socalor) chega temperatura ideal e desliga , porem quando vai caindo a temperatura e ela n rearma novamente … oq poderia ser? ? ? obrigado

  • Andre fernandes de oliveira
    Responder

    Olá!
    Tenho um gerador 9kw sodramar. Tenho notado que meu cômodo tem esquentado sem muito vapor! Fiz um respiro 3/4 no pé direito mas não melhorou.
    Fiz uma limpeza também no reservatório do gerador e não vi melhora. Será que tenho que trocar a resistência? Obrigado.

    • Responder

      Olá, André!
      Apesar da falta de vapor, a temperatura é atingida normalmente? Se sim, provavelmente o problema não está na resistência e sim na construção da sauna, no posicionamento do suspiro ou em algum outro detalhe. Contudo, é interessante contar com um profissional para avaliar pois somente no local é possível identificar estes problemas com precisão.

  • Adenilson Pereira Rocha
    Responder

    Olá,
    A sauna liga se não tiver água dentro do reservatório?

    • Responder

      Obrigado pelo contato, Adenilson!
      Não, a sauna não liga sem água. Todas as saunas modernas possuem um dispositivo de nível para identificar se há ou não água no seu reservatório. Não tendo água ela não aciona a resistência, ok?

Escreva seu comentário

Fale conosco

Construção de piscina e sauna do Leonardo - Santa Amélia