O uso da sauna cresce consideravelmente no final do ano. Aqui em Belo Horizonte, onde fica a nossa sede, seja pelo clima chuvoso ou pelas férias escolares, as saunas de casas e clubes ficam bem mais movimentadas.

Pensando nisso, e seguindo nossa série de publicações onde falamos sobre saunas, hoje vamos falar sobre aquelas alimentadas com gás.

Você sabia que existe sauna que trabalha com gás de cozinha?
Você sabia que a sauna a gás precisa de energia elétrica?
Você sabe como funciona a instalação da sauna a gás?

Estas outras questões nós vamos responder nesta e em algumas outras publicações ainda mais específicas sobre as saunas a gás.

Assim como fizemos com as saunas elétricas, sobre as quais escrevemos uma publicação específica sobre a sauna elétrica a vapor e uma outra sobre a sauna elétrica seca, hoje começaremos a falar das saunas a gás.

Depois de ler esta, e mais adiante, com as próximas publicações, você saberá tudo sobre as saunas a gás, estamos combinados?

Saunas a gás

Saunas a gás são equipamentos que, conforme o próprio nome sugere, produzem calor ou vapor de água a partir da combustão de um determinado combustível gasoso.

Normalmente este combustível é o gás natural, que vem encanado em determinadas regiões, ou o GLP, também conhecido como gás de cozinha.

As saunas maiores exigem o que chama de “alta pressão” para funcionar. Por isso, é importante verificar como está sua instalação de gás antes de começar a instalação da sauna.

Assim como nas saunas elétricas, existem dois tipos de saunas a gás.

A sauna que usa a energia liberada na queima do gás para aquecer o ambiente é chamada de sauna seca ou gerador de calor.

A sauna que usa a energia liberada na queima do gás para produzir vapor de água é chamada de sauna a vapor ou gerador de vapor, ou ainda, banho turco.

Prepare-se para conhecer cada uma destas variedades de sauna a gás

Sauna seca (Sauna finlandesa)

Sauna seca a gásA sauna seca é famosa por ter seu cômodo feito com madeira e o calor no seu interior é extremamente seco, sem nenhum tipo de vapor ou “fumaça”.

Quando se trata de sauna a gás, seu funcionamento é baseado no aquecimento proporcionado por um componente chamado de “queimador”.

Ele é responsável por aquecer o ambiente sem a produção de vapor.

É comum a utilização de pedras na saída de calor da sauna para reter o calor no ambiente por mais tempo.

Assim como fazem na sauna elétrica seca, há quem goste de despejar água nestas pedras para produzir algum vapor e amenizar um pouco a sensação seca na sauna.

As pedras ajudam a manter o calor por mais tempo no ambiente e acabam reduzindo o consumo de gás, uma vez que o equipamento com as pedras, passa a ficar ligado por períodos menores.

Sauna a vapor (Sauna turca)

Sauna a vapor a gásTambém conhecido como gerador de vapor, as saunas a gás a vapor funcionam como uma chaleira sobre o fogo: é um reservatório de água usado para ferver a água e esta ebulição produz o vapor que é direcionado para o cômodo da sauna.

Este tipo de equipamento possui um ruído característico pois o queimador, componente responsável por produzir a chama, possui diversos pontos de onde o fogo sai.

Não é nenhum barulho ensurdecedor! Basta imaginar várias chamas de um fogão comum acesas ao mesmo tempo.

Apesar de ser um equipamento a gás, alguns modelos precisam de energia para produzir a centelha do acionamento da sauna.

Por outro lado, já existem equipamentos que produzem esta fagulha inicial a partir de pilhas.

A sauna a vapor geralmente se mantém com temperaturas mais amenas quando comparada à sauna seca. Ela normalmente não ultrapassa os 50, 60 ºC.

É fácil reconhecer a sauna a vapor pois o ambiente normalmente é feito com azulejos ou pedras, ao invés da madeira tradicional da sauna seca.

E você? Que tipo de sauna a gás você prefere?

Estes são os dois tipos de saunas a gás disponíveis no mercado: uma é seca e extremamente quente, proporciona uma sudorese extrema e a sensação faz você se sentir numa fornalha… A outra também atinge temperaturas elevadas mas com uma umidade altíssima.

Mais adiante falaremos com mais detalhes acerca de cada um destes dois tipos de sauna a gás, ok?

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas e com todos os itens relacionados com o ambiente de lazer: saunas, cascatas, hidromassagem, iluminação, aquecimento, sistemas de desinfecção com ozônio, desinfecção com raios ultravioleta, etc.

Dê uma olhada na nossa lista de projetos executados (que segue sendo atualizada a cada dia) e passe aqui para conversar sobre a sua área de lazer.

Estamos na Francisco Negrão de Lima, na altura do número 860, na região da Pampulha, em BH, uai!

Pode passar aqui ou entrar em contato pelo (31) 2520-7776. Será um prazer falar com você!

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
A sauna elétrica a vaporSaunas secas a gás
Inline
Inline

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: