Hoje vamos responder a pergunta do Sr. Enrico acerca da durabilidade da resistência da sauna. Em uma publicação onde falávamos sobre geradores de vapor elétricos, ele enviou um comentário falando sobre o contexto de funcionamento do equipamento dele e perguntando qual deveria ser a expectativa de vida útil das resistências de uma sauna.

E você? Sabe quanto tempo deve durar a resistência de uma sauna?

Se também tem essa dúvida, fica com a gente que vamos aprofundar um pouco.

A sauna elétrica

Sauna elétrica a vapor

Antes de mais nada, vamos nivelar a coisa aqui…

A sauna elétrica em questão é a sauna elétrica a vapor, também conhecida como gerador de vapor, banho turco, sauna turca, sauna úmida dentre outros nomes.

É um equipamento que produz um ambiente completamente tomado por um vapor de água extremamente quente.

Ele funciona com uma ou várias resistências, dependendo da potência do equipamento. Uma sauna elétrica a vapor de 9 KW normalmente funciona com uma resistência de 9 KW. Uma sauna de 15 KW pode funcionar com uma resistência de 9 KW e uma outra de 6 KW, por exemplo.

No caso da sauna elétrica a vapor, essas resistências trabalham submersas numa espécie de “caixa d’água”.

Este reservatório de água é abastecido de forma constante pela rede de água da residência e assim que o equipamento é ligado sua temperatura aumenta e o vapor começa a ser produzido.

A tubulação de abastecimento normalmente é feita com PVC comum, pois ela não esquenta. Já a saída de vapor normalmente é feita com tubulação de cobre.

Deixando as características de lado, vamos falar sobre a durabilidade da resistência desse tipo de sauna.

Resistência da sauna a vapor

A durabilidade de uma resistência usada em saunas

Pode não agradar muito, mas a resposta correta para a pergunta do Sr. Enrico está bem próxima daquele decepcionante “depende”.

E não é à toa…

A quantidade de tempo que a sauna é ligada e a frequência das limpezas influenciam fortemente na vida útil da resistência.

Se a sauna é usada uma vez por mês, a resistência provavelmente vai durar bem mais do que a resistência de um gerador de vapor que é acionado todo dia da semana.

Além disso, se o acionamento dura 1 hora por dia, a resistência deve durar mais do que se ela ficasse ligada 8 horas por dia.

Como se não bastasse, ainda há que se observar a qualidade dos componentes usados na fabricação da resistência. Na prática é como observar “a marca da resistência”. Peças melhores normalmente são feitas com materiais melhores e consequentemente apresentam menos vícios de fabricação e uma maior durabilidade.

Considerando tudo isso, para não deixar ninguém sem resposta, ainda é possível determinar um tempo médio de duração de uma boa resistência.

Tempo médio de duração de uma boa resistência de sauna

Resistência da saunaEis as condições informadas pelo Sr. Enrico: ele realiza a limpeza toda vez que utiliza a sauna, o tempo médio de acionamento é de duas horas e ela funciona duas vezes na semana com uma temperatura média de 48 ºC com uma água livre de calcário.

Nessas condições, podemos dizer que a resistência precisa durar pelo menos o mínimo da peça pois assim ela não está “trabalhando sob muito esforço”. A temperatura está relativamente baixa, a água que entra é limpa, a sauna se mantém sempre desobstruída… Na prática, uma resistência dessa deve durar pelo menos 2 anos sem apresentar nenhum problema.

O complicado é determinar isso em horas. Provavelmente só o fornecedor da resistência terá essa informação.

Observando a prática, não nos espantaríamos se essa resistência conseguisse trabalhar por 3 ou 4 anos, afinal, fazendo a limpeza constantemente assim e mantendo-a livre de depósitos calcários, a resistência está funcionando em condições ótimas, sem esforço excessivo e, por isso, pode facilmente funcionar por mais de 3 ou 4 anos consecutivos.

Alguma dúvida?

A durabilidade da resistência da sauna é, de certa forma, uma incógnita, mas não é comum que ela atravesse uma década inteira funcionando. Contudo, normalmente ela não apresenta problemas antes de dois anos de idade, ao menos quando ela funciona em condições ideais e a limpeza da sauna é feita corretamente.

A propósito, nas próximas publicações vamos falar um pouco sobre a forma correta de se limpar a sauna elétrica a vapor. Fique ligado!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e conhece bem acerca de todos os assuntos relacionados com o setor de lazer. Desde a escolha entre os diferentes tipos de piscina, até as saunas, passando pela limpeza, pela escolha do piso da área da piscina e dos móveis.

Sempre que precisar, fale conosco! Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima 860, na região da Pampulha, em BH. Se não puder passar aqui, entre em contato conosco pelo site ou mesmo pelo telefone: (31) 2520-7776.

Escreva seu comentário

Fale conosco

Instalação da sauna seca a gás