Hoje vamos falar de um processo que faz parte do tratamento físico da piscina: a filtração da água.

Você vai entender por que a filtração é tão importante para a piscina, vai ver um pouco acerca do funcionamento do filtro e alguns outros pontos que, juntos, fazem deste assunto um dos principais quando falamos em limpeza de piscinas.

Se você tem alguma dúvida com relação à filtração, ao filtro ou a algum assunto relacionado, este texto é pra você! E se continuar com dúvida mesmo depois de ler, sinta-se à vontade para perguntar usando o campo de comentários no final deste artigo, combinado?

A filtração da piscina

A filtração da piscinaPara ter a piscina sempre cristalina e saudável, é preciso se atentar para três pilares:

O trabalho que o filtro da piscina desempenha constitui o primeiro pilar para conseguir uma piscina pronta para o uso. Seu trabalho é tão importante que, em piscinas coletivas, seu funcionamento é, não somente indicado pela NBR 10339 de 2018, a norma da construção de piscinas, mas também obrigatório de acordo com a legislação brasileira.

Passando para a parte prática, vamos falar um pouco do funcionamento do filtro.

O que exatamente a filtração faz?

A filtração da piscina é importante pois é ela que retém as impurezas que normalmente ficam suspensas na água da piscina.

Conjunto filtrante para piscina pequena

Se o filtro não trabalhar para reter essa sujeira que naturalmente fica dispersa na água, a piscina tende a ficar cada vez mais turva e o seu consumo de cloro aumenta inevitavelmente.

Para a filtração acontecer, nós precisamos de dois componentes principais: a motobomba da piscina e o filtro da piscina.

No universo das piscinas, essa dupla recebe o nome de Conjunto Filtrante.

A motobomba

A bomba da piscina é fundamental para a filtração pois é ela que faz com que a água circule.

Através do sistema hidráulico da piscina, a motobomba puxa a água da piscina, empurra ela para dentro do filtro e dali a faz retornar para a piscina.

Conforme já dissemos em outras publicações, a motobomba funciona como um coração para a piscina, bombeando a água de um lado para o outro. Por isso, obviamente é impossível filtrar a água da piscina sem o uso de uma motobomba.

Filtro para piscinaO filtro

Se a bomba é o coração, o filtro é um rim para a piscina. Ele retira do fluxo da água as impurezas que não deveriam estar ali: poeira, terra, pelos, cabelos, folhas, pedriscos, gravetos, etc.

Os modelos de filtro mais vendidos no Brasil atualmente possuem uma alavanca superior de várias vias e, em cada uma das posições, esta válvula permite que o filtro execute uma função específica.

Para saber mais sobre essas funções, acesse:

Quando a alavanca está determinando a filtração como funcionamento do filtro, (ou seja, quando a alavanca está na posição FILTRAR) a motobomba faz com que a água passe pelo interior do filtro e deixe ali, no elemento filtrante (que normalmente são vários quilos de areia especial para filtros), a impureza indesejada.

A limpeza do filtro

Com o passar do tempo, o filtro vai retendo uma quantidade tão grande de sujeira que ele mesmo precisa de uma limpeza.

A este processo damos o nome de retrolavagem.

Mas como é feita essa lavagem do filtro?
Como retrolavar o filtro?

Para retrolavar o filtro, basta acionar a motobomba com a alavanca do filtro na posição RETROLAVAR.

Falaremos desse processo numa outra publicação mas, até então, o que você precisa saber é o seguinte:

  • A maioria dos modelos de filtros possuem um manômetro para mostrar sua pressão interna;
  • Sempre que a pressão interna do filtro estiver alta, é preciso executar a retrolavagem para reduzir a pressão e recuperar a capacidade de retenção de sujeira do filtro;
  • A retrolavagem deve ser feita quando a pressão estiver alta e também depois de filtrar uma grande quantidade de sujeira.

Dúvidas com relação à filtração da piscina

Brasil PiscinasAgora que você já sabe um pouco mais sobre a filtração da piscina, fique atento também aos outros fatores que são tão importantes quanto a filtração para a saúde da piscina e seu usuários.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos os seguintes conteúdos:

Especialmente se você tem uma piscina coletiva, numa academia, num clube ou numa clínica, não menospreze a importância da filtração da água pois ela pode ser determinante para a manutenção da qualidade e da cristalinidade da água da sua piscina!

Se tiver alguma dúvida, deixe aí pra gente através do campo de comentários ou fale conosco diretamente. A BRASIL PISCINAS trabalha com todo tipo de filtro para piscinas e atende a toda grande BH.

Se quiser passar por aqui e conversar pessoalmente, estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha.

Caso prefira, fale com a gente pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br.

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário