Skimmer para piscinasVista de fora, a construção da piscina é uma atividade bem simples. É basicamente a união de vários itens para conseguir criar um ambiente agradável onde o usuário pode curtir bons momentos com a família e com os amigos.

Contudo, vários dos itens envolvidos no processo de construção são instalados e muita gente não sabe nem o porquê. Hoje vamos falar sobre um desses componentes: o skimmer. A maior parte dos usuários sabem o que é mas não fazem a menor ideia da sua real função na piscina.

E você, sabe pra que serve o skimmer da piscina?
Qual a forma correta de usar o skimmer?
Quando usar o skimmer da piscina?
E quando não usar?

Essas e outras questões a BRASIL PISCINAS vai responder agora! Vem com a gente!

O skimmer

Esse nome engraçado é uma palavra da língua inglesa que significa “escumadeira”. É uma referência à função que este dispositivo desempenha na piscina.

Como assim uma escumadeira na piscina?

Na realidade, a ideia de escumadeira faz menção à limpeza superficial que o skimmer realiza na piscina.

Skimmer da piscinaA função do skimmer na piscina

É exatamente este o papel do skimmer: ajudar na filtração da piscina retendo impurezas especialmente leves que têm dificuldade de romper a pressão superficial da lâmina da água.

Falamos difícil?

Em outras palavras: o skimmer faz com que o filtro consiga limpar não somente o fundo da piscina mas também a superfície, pegando aquelas folhas, aquela poeira e outras impurezas que, sem ele, o filtro não conseguiria pegar.

Os componentes de um skimmer

Componentes do skimmerLadrão

Um dos componentes que o skimmer da piscina pode oferecer é o ladrão. Também chamado de controle de nível, ele pode ser conectado à tubulação do esgoto da piscina e, dessa forma, impedir que a piscina transborde caso haja alguma chuva muito forte ou o registro de abastecimento fique aberto de forma permanente.

Esse componente é especialmente importante em piscinas de vinil que, via de regra, não podem transbordar.

Tampa reguladora de fluxo

A tampa reguladora de fluxo fica abaixo do cesto interno do skimmer e tem como função a regulagem e o direcionamento da sucção do skimmer no ato da aspiração.

Ele pode ser instalado em conjunto com o ralo de fundo da piscina.

Saídas de sucção

O skimmer normalmente possui uma saída padrão e pode oferecer uma saída opcional para interligação direta com o ralo de fundo da piscina.

Com esta saída adicional a piscina fica mais segura uma vez que a sucção é feita por mais de um ponto.

Comporta

A comporta do skimmer tem a função de liberar o fluxo da água no ato da sucção de forma totalmente automática. Com esse funcionamento, sua entrada é mantida fechada quando o ele não estiver sendo utilizado.

O skimmer da piscinaCesto coletor

O cesto do skimmer é um componente interno cuja função é uma espécie de pré-filtragem da água que entra no skimmer. Essa pré-filtragem tem um papel semelhante ao pré-filtro da motobomba, coletando sujeiras mais grossas, folhas e outras impurezas maiores.

Flange

O flange é a peça responsável pela fixação do skimmer em piscinas de fibra, pela vedação e pelo acabamento do skimmer nas piscinas de vinil e também nas piscinas de alvenaria.

Normalmente o flange vem com uma tampa de acabamento para esconder os parafusos de fixação do acessório.

Tampa prolongadora

Este item controla a altura do skimmer em relação à borda da piscina. É um componente ajustável para que o skimmer seja adaptável em qualquer construção e na altura especificada pelo projeto.

Furo de sucção

Este furo encontra-se na tampa do cesto interno do skimmer e é útil pois aloja o mangote da mangueira, dando ao usuário a opção de aspirar a piscina também pelo skimmer.

O skimmer é indispensável para a piscina?

Ao contrário da motobomba, por exemplo, o skimmer não é um equipamento indispensável para a piscina.

Sem ele a piscina funciona mas provavelmente terá dificuldades para se manter limpa uma vez que a superfície, especialmente em locais com muita vegetação ou trânsito de veículos, tende a se apresentar suja em questão de algumas horas ou mesmo minutos.

Nossa recomendação é que você tenha a assessoria de uma empresa especializada em piscinas para lhe esclarecer a importância de cada um dos itens da piscina.

O skimmer Sodramar

Alguma dúvida?

Estas são as principais considerações sobre o skimmer da piscina. Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente no campo de comentários logo abaixo!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e está perfeitamente familiarizada com os assuntos relacionados com o setor. Somos especializados em:

Sempre que precisar, conte conosco! Grande abraço e até a próxima!

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
NBR 10339 de 2018, a norma da construção de piscinas
Inline
Inline

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: