Se você tem alguma familiaridade com o universo das piscinas deve ter visto que, nas décadas passadas, as piscinas de alvenaria foram as mais construídas dentre todos os tipos de piscinas.

Na realidade, há algum tempo atrás, não existia toda a variedade que existe hoje e acabavam sempre construindo as piscinas da mesma forma: um tanque de alvenaria com revestimento de azulejos ou pastilhas. Na hora de construir só se observava o preço do metro quadrado da piscina de alvenaria e pronto!

Com o passar do tempo, este tipo de piscina inevitavelmente começa a apresentar problemas com infiltrações e vazamentos. E então? O que fazer?

Como identificar vazamentos

A primeira coisa que é preciso fazer para identificação de vazamentos é confirmar se ele realmente existe. Parece uma grande bobagem mas vamos explicar…

O nível de água da piscina abaixa naturalmente devido a uma série de fatores:

  • a evaporação diariamente leva um pouco de água embora;
  • a retrolavagem da areia do filtro também gasta uma determinada quantidade de água;
  • o enxágue da válvula do filtro também é feito jogando água fora;
  • os usuários não saem secos da piscina! Eles sempre carregam uma quantidade de água que escorre fora da piscina;
  • a retirada da capa da piscina também tem o mesmo efeito: carrega um pouco de água que escorre do lado de fora.

Resumindo: a piscina precisa ser reabastecida normalmente, mesmo que ela não apresente nenhum tipo de vazamento. Por isso a questão é identificar se existe um vazamento antes de começar a se preocupar.

Verificando a existência de vazamentos

A maneira mais simples de identificar se existe um vazamento na piscina é utilizando a técnica que nós mostramos há algum tempo num outro texto. Se ainda não leu, segue o link:

De maneira resumida, a identificação pode ser feita marcando-se o revestimento da piscina no nível da água, com um lápis ou um durex, e aguardando ao menos 48 horas de preferência com a piscina sem uso para não prejudicar a exatidão da marca no nível da água.

Se o nível estiver descendo mais de 2 milímetros por dia, provavelmente você está com um vazamento na piscina.

É possível identificar a altura do vazamento deixando que a água abaixe de maneira contínua.

Como assim?

É que se o vazamento estiver num dispositivo de hidro, por exemplo, a água só vai descer até ali e parar. Se o vazamento estiver na altura da borda, a água não vai descer mais do que este ponto.

Entretanto, se o vazamento estiver no ralo de fundo ou num ponto do piso da piscina, a água da piscina vai toda embora e isso não é seguro para a integridade da estrutura da piscina, independente se for uma piscina de vinil, de fibra de vidro ou mesmo se for uma piscina de alvenaria.

Nenhuma piscina pode ficar sem água!

Depois de identificar o vazamento

Depois de saber que está vazando ainda é preciso identificar o local exato do vazamento. Para isso existem equipamentos especializados, extremamente sensíveis, que podem indicar com precisão cirúrgica, sem a necessidade de quebrar nada, o ponto a partir do qual a água está indo embora.

Gravamos um vídeo mostrando este tipo de equipamento em ação e o resultado foi certeiro. Confira com a gente…

Para localizar o vazamento é preciso se atentar para alguns pontos:

O vazamento precisa estar ativo

Não há como escutar a água saindo se ela não estiver saindo de fato, concorda? Por isso a piscina precisa estar cheia de água para localizarmos o ponto de fuga.

Este tipo de equipamento funciona captando os ruídos gerados pela vazão de água e transmitindo-os para o operador. Ele possui um amplificador potente já pré configurado para remover outros ruídos e amplificar o ruído característico da fuga de água de reservatórios, piscinas e tubulações em geral.

É utilizado com um fone de ouvido específico para este tipo de trabalho  e pode conter inclusive eliminação ativa de ruídos.

São equipamentos caros e que demandam treinamento técnico para operá-los. Além do conhecimento, a experiência na detecção de vazamentos agiliza muito o processo como um todo.

Esta é a maneira ideal para identificar vazamentos na piscina.

Como corrigir o vazamento na piscina?

A correção do vazamento na piscina é uma outra conversa… Existem diversas formas para fazer e uma delas é a adequação em vinil.

Vamos colocar algumas fotos deste tipo de trabalho e em seguida escreveremos um texto falando especificamente deste ponto, ok?

A recorrência dos vazamentos pode demonstrar a necessidade de uma reforma da piscina. Contudo, a adequação ao vinil é uma excelente opção e de caráter absolutamente definitivo! O vinil estanca qualquer tipo de vazamento que estiver presente no revestimento da piscina.

Se quiser saber mais sobre essa ou as outras opções, fale com a BRASIL PISCINAS!

Trabalhamos com piscinas a mais de duas décadas e estamos à sua disposição para solucionar de uma vez por todas os problemas com vazamentos em sua piscina.

Publicações Recentes
Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Reforma de piscinasImpermeabilizantes de piscina
Inline
Inline