Vamos aproveitar que já falamos sobre identificação de vazamentos e também sobre a forma correta de localizar vazamentos em piscinas, para falar de um assunto intimamente relacionado à essa questão da estanqueidade da piscina: os impermeabilizantes que podem ser usados em piscinas.

Não é preciso pensar muito para perceber que a impermeabilização é um fator importantíssimo na construção de piscinas, não é mesmo? Você deve imaginar o tamanho da dor que cabeça que uma piscina vazando água pode causar.

Por isso, é imprescindível que a empresa que vai construir sua piscina seja profundamente conhecedora da impermeabilização.

A importância da impermeabilização da piscina

Embora pareça óbvio, é importante citar que a impermeabilização deve cuidar de dois pontos centrais na construção da piscina:

  • garantir que não haja vazamento;
  • suportar as movimentações da estrutura e do terreno.

Para garantir a estanqueidade e suportar os movimentos da estrutura da piscina, existe uma vasta gama de possibilidades dentre as quais nossos clientes geralmente acabam tendo dúvidas na hora de escolher.

Para jogar um pouco de luz sobre o assunto, vamos listar aqui algumas das possibilidades na hora de impermeabilizar sua piscina:

Impermeabilizantes usados em piscinas

Manta asfáltica

Construção de piscina em alvenaria - pastilhaChamamos de manta asfáltica uma membrana pré-fabricadas que possui uma espécie de armadura interna feita de metal. Existem mantas com e mantas sem adição de polímeros.

Sua performance está diretamente ligada à sua composição, seu tipo e à resistência da sua trama metálica. Além disso, é importante considerar que a qualidade da impermeabilização pode variar de acordo com a espessura da manta e qualidade da mão de obra na aplicação da manta asfáltica.

Ainda dentro desta categoria, encontramos três tipos de mantas:

Elastoméricas

São feitas com a adição de elastômeros na manta com o objetivo de incrementar sua resistência à tração e ao alongamento do produto. Este tipo de manta possui o que chamamos de memória elástica.

Plastoméricas

As mantas plastoméricas são aquelas com compostos chamados de plastômeros em sua composição.

Econômicas

São mantas asfálticas feitas com asfalto oxidado policondensado ou ainda com a adição de um blend genérico de polímeros.

As mantas asfálticas usadas na impermeabilização de superfícies podem ser classificadas de acordo com a NBR 9952 em tipos 1, 2, 3 e 4.

Impermeabilizante de piscinas de concretoArgamassas poliméricas e cristalizantes

Este tipo de produto normalmente produz uma camada de impermeabilização quando entra em contato com a superfície a ser tratada.

Eles funcionam eliminando a porosidade da superfície tratada com polímeros e cristais insolúveis.

Estes são os principais produtos usados na criação de piscinas absolutamente impermeáveis. Entretanto, ainda que tudo tenha sido feito da forma correta, os vazamentos podem aparecer uma vez que o tanque da piscina não é o único local através do qual a água pode sair.

Ainda é possível que haja trincas e rupturas na tubulação, problemas na instalação dos dispositivos de retorno, de aspiração e no ralo de fundo… Em outras palavras: não existe impermeabilização que resolva uma piscina mal construída! Por isso é tão importante contar com uma empresa especializada na hora de tirar o projeto da sua piscina do papel.

Como corrigir o vazamento na piscina?

A correção do vazamento na piscina pode ser feita de diversas maneiras e uma delas é o que chamamos de adequação em vinil.

Veja algumas fotos de adequações que fizemos:

A ideia é instalar um bolsão de vinil em cima do revestimento de azulejos ou mesmo da fibra. É possível economizar tempo identificando vazamentos e fazendo reparos recorrentes além de garantir um visual novo para a piscina com as lindas estampas disponíveis no mercado.

É preciso entender que, especialmente quando os vazamentos aparecem de maneira recorrente, a reforma da piscina é inevitável.

Se quiser saber mais sobre essa ou as outras opções, fale conosco! Será um prazer te receber aqui na Francisco Negrão de Lima, 860, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Se não puder passar por aqui, envie sua mensagem pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou ligue: (31) 2520-7776.

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Adequação em VinilPiscina Gran Royalle - Lagoa Santa
Inline
Inline