A manutenção da cristalinidade da água está diretamente relacionada com o cloro livre na piscina. Todo mundo sabe disso, mesmo que não consiga explicar o porquê da necessidade de colocar cloro na água.

Hoje vamos decifrar o cloro livre e te mostrar, “timtim por timtim”, o que é o famoso “cloro livre”, como fazemos para medi-lo e quais os procedimentos para alterar seu valor.

Como sempre, vamos começar bem do princípio…

O que é cloro livre

Cloro livre é a quantidade de cloro que está disponível para eliminar algas e bactérias da piscina.

Em outras palavras, é o teor de cloro útil na água que vai agir oxidando impurezas que por ventura entrem em contato com a piscina.

Mas por que “cloro livre” e não simplesmente “cloro”? Não é a mesma coisa?

Não! Não é a mesma coisa e vamos te mostrar por quê…

Diferença do cloro para o cloro livre

Cloro para piscinaO cloro é o produto, propriamente dito. É o composto clorado que você adiciona na piscina para mantê-la sempre cristalina e saudável. Cloro é aquele produto granulado que tem como função elevar o teor de cloro livre na piscina.

Quando o cloro entra em contato com a água, ele se decompõe formando uma série de subprodutos e, dentre estes compostos formados, alguns são considerados “cloro livre”.

Dependendo da situação da piscina, caso ela esteja muito suja, por exemplo, você pode colocar cloro na água que o teor de cloro livre praticamente não vai subir. Isto acontece e é absolutamente normal pois aquele teor de cloro livre que se formaria normalmente vai ser consumido em questão de minutos pela sujeira da piscina.

Valor ideal do cloro livre

Procurando na literatura você vai encontrar que o valor ideal de cloro livre em piscina gira em torno de 1 PPM.

Contudo, para a prática, podemos considerar que o patamar ideal para o cloro livre é de 2 PPM. Isso se deve ao fato de que este cloro livre “em excesso” age como uma camada de segurança na proteção da piscina e de seus usuários.

Para saber o valor ideal de outros parâmetros da piscina, confira o infográfico que publicamos no mês passado:

Como medir o cloro livre

Fita testeA medição do teor de cloro livre da piscina é fundamental pois é ele que realmente garante a desinfecção da piscina. Uma piscina pode ter muito cloro e ainda assim permanecer com seu teor de cloro livre zerado.

A medição do cloro livre pode ser feita utilizando uma Fita de Testes. Ela, ao contrário do Estojo de Testes, mostra o teor de cloro livre na água.

Isso quer dizer que, se precisar saber a quantidade de cloro na piscina, basta usar o Estojo e, quando quiser saber a quantidade de cloro livre na água, basta usar a Fita de Testes.

Como elevar o cloro livre

O teor de cloro livre diminui naturalmente uma vez que ele fica disponível na água oxidando toda impureza que entra na piscina. Desde o suor dos usuários até mesmo folhas, terra e poeira. Tudo sofre a ação oxidante do cloro livre.

Quando o teor de cloro livre diminuir, você deve agir imediatamente para manutenção do seu teor ideal.

Para aumentar o cloro livre na piscina basta adicionar cloro à água.

Se a piscina está extremamente suja, recomendamos que você faça, antes de mais nada, um procedimento para oxidação da matéria orgânica, também conhecido como “tratamento de choque”.

Diminuidor de cloroComo diminuir o cloro livre

Em algumas situações se faz necessário reduzir o cloro livre da piscina. Ou porque caiu muito cloro na água ou porque você adicionou equivocadamente muito cloro.

Para diminuir o cloro livre na piscina você tem duas opções…

  • esperar, já que a tendência do cloro livre é sempre diminuir;
  • usar um produto chamado diminuidor de cloro.

O diminuidor de cloro pode ser encontrado em diversos fabricantes de produtos químicos e é uma ferramenta emergencial para situações em que o cloro livre deve ser reduzido rapidamente.

O controle do cloro livre é fundamental para que a piscina possa se manter cristalina e saudável.

Nós, como construtores de piscinas, temos a obrigação de lhe informar cada detalhe referente ao tratamento de piscinas e por isso criamos nosso conteúdo.

Se você gostou, compartilhe com seus círculo de amigos e passe a palavra adiante! Se ficou alguma dúvida, fale com a gente!

Estamos sempre à disposição! A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas a mais de 20 anos e está sempre à sua disposição inclusive para lhe ajudar com a limpeza da sua piscina!

Estamos na Francisco Negrão de Lima, nº860, Pampulha, em BH. Será um prazer falar contigo pessoalmente mas, se preferir, estamos à disposição pelo e-mail contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo telefone (31) 2520-7776.

Mostrando 4 comentários
  • elisangela depin
    Responder

    Olá!Boa tarde.
    Não trato minha piscina no inverno,então todo ano em outubro /novembro fizemos a limpeza da mesma,sempre do mesmo jeito.
    Porém dessa vez ,não estamos conseguindo fazer com que a àgua fique cristalina,está turva,esbranquiçada, e está sempre zerada de cloro, e tbm o PH baixo,mesmo colocando a barrilha um dia anterior.
    Colocamos cloro todo dia,sendo que no verão passado colocávamos 1 à 2x por semana e a àgua estava sempre cristalina.
    Penso que talvez tenha que fazer mais uma decantação e aspiração,pois a sujeira que aspiramos da primeira vez era digamos um ”pó”,e qdo chegávamos perto com o aspirador a sujeira levantava.

    • Responder

      Olá Elisângela! Obrigado pelo contato!
      Se a movimentação do aspirador está levantando a sujeira você pode estar com um poder de sucção baixo (por problema na motobomba, necessidade de retrolavagem da areia ou obstrução de algum ponto especialmente do pré filtro) ou está fazendo sua manipulação muito rapidamente.
      Verifique esses pontos e veja se a aspiração passa a ser melhor.
      Qualquer dúvida que permanecer, estamos à disposição!

  • Gustavo de Oliveira Lima
    Responder

    Bom dia. Adiciono cloro granulado HTH tradicional na minha piscina todos os dias, na quantidade indicada pelo fabricante do produto (4g por m3 de água). Mas sempre que vou fazer a medição do cloro com o kit Genco, o resultado é igual a zero ( adiciono cloro a noite, e de manhazinha se eu medir, aparece alguma coisa entre 0,5 e 1 PPM. Mas se eu medir na hora do almoço, por exemplo, já dá resultado igual a zero). Como resolver esse problema?

    • Responder

      Olá, Gustavo!
      Obrigado pelo contato!
      É provável que a frequência de cloração está menor do que a ideal, ainda que esteja seguindo as instruções do fabricante. Isso pode ser devido à quantidade de impurezas que estão entrando em contato com a piscina.
      Experimente clorar com mais frequência ou adicionar um pouco de cloro a mais nas vezes que for fazer a cloração.
      Alternativamente, pode pensar em instalar métodos auxiliares de desinfecção, como o sistema ultravioleta, por exemplo.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina balanceada