A desinfecção ultravioleta já é uma realidade no tratamento de piscinas no Brasil.
Índice
Aqui em Belo Horizonte, todos os nossos clientes que utilizam esta tecnologia para manter a piscina mais cristalina e saudável acabam se apaixonando.
Muita gente já acredita que não é possível mais manter uma piscina limpa sem a desinfecção UV e é uma linha de raciocínio que realmente faz sentido, especialmente quando se trata de piscinas coletivas.
Com a popularização do Pool Clean, e de outros equipamentos semelhantes, é natural que surjam várias dúvidas com relação ao seu funcionamento e às suas limitações.
Pensando nisso hoje resolvemos falar um pouco sobre estas informações importantes acerca das luzes ultravioleta usadas na desinfecção de piscinas.
A luz ultravioleta
Como sempre, vamos ser didáticos e lhe contar do que exatamente estamos falando…
A luz ultravioleta é o princípio de funcionamento destes sistemas. É uma luz, produzida a partir de uma lâmpada especial que, ao entrar em contato com a água da piscina, promove a eliminação de microrganismos prejudiciais à piscina.
A proliferação de algas é limitada com o uso da luz ultravioleta. Com menos algas na piscina, bactérias possuem menos alimentos para se desenvolver e acabam sendo também controladas.
Com este auxílio, o residual de cloro livre na piscina se mantém por mais tempo e acaba sendo mais eficiente sempre que houver a necessidade de oxidar algum tipo de matéria orgânica.
Informações importantes
A primeira informação que você precisa saber acerca deste tipo de equipamento é o seguinte:
A luz ultravioleta usada no Pool Clean e em outros equipamentos similares, a UV tipo C, pode causar danos aos olhos e à pele. Nunca olhe diretamente para a lâmpada UV-C enquanto ela estiver acesa.
É uma questão de segurança tanto para quem realiza manutenção neste tipo de equipamento quanto para o usuário que, em certos momentos pode vir a ficar diante da lâmpada acesa.
O manual de instruções do Pool Clean contém orientações para a instalação, para a operação e também para a manutenção do equipamento. É importantíssimo ler cuidadosamente para que o sistema funcione corretamente e de maneira segura.
Uma outra recomendação referente à instalação:
Não ligue o Pool Clean enquanto não estiver devidamente instalado e tenha a certeza de que a instalação elétrica está de acordo com as normas de segurança.
É fundamental para a segurança de todos no local que o equipamentos só funcione depois que estiver instalado e com todos os requisitos de segurança atendidos.
Se for realizar qualquer procedimento de manutenção no Pool Clean, desconecte completamente o equipamento da energia elétrica tanto para não correr o risco de tomar um choque elétrico quanto para não se expor ao funcionamento da lâmpada.
Quanto ao manuseio do Pool Clean, a recomendação é simples:
A lâmpada Ultravioleta do tipo C e o tubo de quartzo do equipamento são de vidro. Com isso em mente, cuide para que o manuseio seja feito com absoluta cautela evitando acidentes e danos às pessoas e ao próprio equipamento.
Ainda sobre a manutenção do Pool Clean:
Sempre que for fazer alguma manutenção no sistema de desinfecção ultravioleta, desligue o equipamento e AGUARDE O RESFRIAMENTO DA LÂMPADA para evitar queimaduras.
Nós trabalhamos com o sistema de desinfecção UV para piscinas e nossos clientes adoram! A piscina fica mais cristalina, a adição de cloro pode ser feita em intervalos maiores de tempo, a quantidade de cloro usada diminui drasticamente, a tonalidade verde na piscina não aparece nunca mais…
Se quiser saber mais sobre o equipamento, fale com a gente! Estamos à sua disposição!
A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas a mais de 20 anos e está sempre à sua disposição inclusive para lhe ajudar com a limpeza!
Estamos na Francisco Negrão de Lima, nº860, Pampulha, em Belo Horizonte. Será um prazer falar contigo pessoalmente mas, se preferir, estamos à disposição pelo e-mail contato@brasilpiscinas.com.br e pelo (31) 2520-7776.