A escolha do aquecimento da piscina é uma escolha que o proprietário da piscina precisa fazer. Dentre os pontos observados para escolher, sempre apontamos a eficiência do sistema e sua real capacidade de atender às necessidades do cliente levando em conta sua rotina e as características do local da piscina.
Índice
Contudo, sempre que falamos sobre aquecimento de piscinas, o consumo de energia elétrica é um ponto recorrente. Por isso, hoje vamos conversar um pouco sobre o consumo diário de eletricidade de uma bomba de calor.
Em outras palavras, vamos falar sobre a energia consumida por um trocador de calor para elevar e manter a temperatura da água da piscina sempre pronta para uso.
As bombas de calor
Já falamos sobre isso em uma publicação mais antiga, mas vamos recordar aqui…
Trocador de calor, também chamado de bomba de calor, é um equipamento usado aquecer a água da piscina e pode ser instalado no nível da piscina e até mesmo num ponto mais alto.
Muitas vezes o trocador de calor é usado como sistema de aquecimento auxiliar para a piscina, mas ele pode cumprir o papel de aquecedor principal sem problema algum!
A bomba de calor, na realidade, é um equipamento composto por um sistema de refrigeração (assim como a sua geladeira!).
Como assim?
Ao contrário da geladeira e do freezer, que jogam fora o ar quente através de uma “grade” preta na parte traseira ou pelas paredes do equipamento, a bomba de calor joga fora o ar frio e utiliza a energia gerada para aquecer a água da piscina.
Apesar de não fazer muito sentido para quem não entende do universo da refrigeração e das máquinas térmicas, a bomba de calor é um sistema de refrigeração usado para aquecer a água da piscina.
Se você acompanha nosso blog, já sabe que o consumo deste tipo de aquecedor é menor do que aquele dos aquecedores elétricos tradicionais, afinal, ele captura o calor do ar ao seu redor e o transfere para a água.
O consumo elétrico diário da bomba de calor
O gasto diário de eletricidade de uma bomba de calor, como é de se esperar, é proporcional à elevação da temperatura da piscina levando em conta, claro, seu volume de água.
É preciso entender que a eficiência do trocador de calor varia enormemente de acordo com a temperatura ambiente, a quantidade de sol que ele recebe por dia e também de acordo com alguns outros fatores secundários…
Na prática, o consumo desse equipamento no inverso é infinitamente maior do que seu consumo no verão. Isso explica porque o valor do seu consumo diário pode ficar verdadeiramente distante do valor calculado pela fábrica como “médio”.
Para elevar a temperatura da água pela primeira vez, o consumo diário vai ficar alto. Entretanto, depois que o trocador atinge a temperatura que o usuário escolheu, ele apenas mantém a temperatura e essa tarefa é bem mais simples do que o aquecimento inicial.
A título de exemplo, o consumo diário de um equipamento para cerca de 90000 litros, ficaria aproximadamente R$50. Obviamente, nos meses de frio o consumo diário aumenta e nos meses de calor o consumo diário diminui…
O gasto diário da bomba de calor
Apesar de ter uma série de fatores adicionais envolvidos, essa é uma visão geral do consumo diário da bomba de calor e que fique claro: este consumo pode variar muito de acordo com vários fatores, ok?
Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco! Estamos no número 860 da Avenida Francisco Negrão de Lima, aqui na Pampulha, em Belo Horizonte, ok?
Se estiver com um tempinho a mais, passe aqui! 😉 Estamos disponíveis também no contato@brasilpiscinas.com.br e no (31) 2520-7776.
Será um prazer receber sua mensagem e te ajudar no que for preciso! Grande abraço e até mais!