As piscinas de alvenaria são naturalmente obras mais complexas. Com a inclusão de uma borda infinita, esse tipo de piscina fica ainda mais peculiar e, normalmente, o resultado da obra é motivo de grande orgulho para o cliente e, obviamente, para todo nosso time.

A borda infinita e as piscinas de alvenaria formam uma combinação com alto potencial de impacto visual pois cria cenários singulares magníficos. Contudo, esse tipo de obra requer um nível de serviço que muitas empresas não conseguem entregar e daí vem muita dor de cabeça…

Hoje vamos falar um pouco dessa combinação: da piscina de alvenaria com a borda infinita.

  • Como se constrói uma piscina de alvenaria?
  • É fácil fazer uma piscina de alvenaria em casa?
  • A forma de fazer uma piscina de alvenaria é igual à forma de fazer uma piscina de vinil?
  • E o que muda com a inclusão da borda infinita na piscina de alvenaria?

Se você já se fez alguma dessas perguntas, hoje a conversa é contigo!

Vamos aprender?

A piscina de alvenaria

Como construir piscina de alvenariaComo sempre, vamos começar do início e definir o que é uma piscina de alvenaria. São tantos nomes que as pessoas podem acabar se confundindo…

Piscina de alvenaria é aquela que tem como base uma estrutura de alvenaria sem necessariamente ser concreto armado.

É comum se presumir que piscinas de pastilha, piscinas de azulejos e piscinas de vinil tenham sua estrutura feita de alvenaria, afinal. pastilha, azulejo e vinil são algumas possibilidades para o revestimento das piscinas.

Andrélia - Entre Rios de MinasA borda infinita da piscina

Borda infinita é um termo que define uma técnica de construção que deixa uma parte da borda da piscina mais baixa permitindo que a água escorra a partir dali.

Esse tipo de borda dá a impressão de que a piscina ali não possui limites e, muitas vezes, o objetivo é fazer um ambiente em que a água da piscina “fique próximo” da linha do horizonte, dando a impressão de continuidade, de “falta de limites”.

Como a gente sabe que uma imagem diz mais que mil palavras, dê uma olhada nas piscinas que construímos e vai ver várias piscinas em que utilizamos este recurso construtivo.

A piscina de alvenaria com borda infinita

É difícil ver uma piscina de fibra com borda infinita. Na realidade, até as piscinas de vinil normalmente não utilizam essa técnica.

Piscinas com borda infinita são mais comuns quando construídas com alvenaria e não é à toa.

As piscinas de alvenaria conferem liberdade total à construtora e isso é muito importante quando se trata de borda infinita.

Se quiser saber do processo de construção da piscina de alvenaria, escrevemos um texto bastante detalhado com este passo a passo.

As possibilidades da borda infinita na piscina de alvenaria

Existem diferentes tipos de borda infinita.

Existe um tipo que deixa a água escorrer pela lateral da piscina de maneira lenta, tranquila, com aquele efeito “calmante”.

Existe uma outra forma de construir a borda infinita para que ela crie uma verdadeira cascata para fora da piscina e crie um efeito mais “animado”, como uma espécie de cachoeira artificial.

Bomba para piscinas

O papel da motobomba na borda infinita

O que determina, em última instância, qual é o efeito resultante é a vazão da motobomba da piscina.

Por isso este é um dos detalhes que você precisa estar atento na hora de construir a piscina com borda infinita! Se você quer uma cascata volumosa na borda infinita, é preciso fazer uma série de cálculos e estimativas para identificar qual motobomba possui vazão suficiente para causar este efeito;

Da mesma forma, se quiser uma cascata branda, mais calma, como se a água estivesse escorrendo calmamente através da borda infinita, é preciso dimensionar a bomba da piscina para conseguir este efeito de calmaria.

A área de borda infinita

A área da borda infinita é determinante para conseguirmos o efeito desejado, afinal, se você quer uma cascata muito volumosa, é preciso levar em consideração que é complicado fazê-la com dezenas de metros de comprimento.

Piscina de alvenaria com borda infinita

Quanto maior for a borda “infinita”, mais difícil será de conseguir um grande volume no efeito da cascata.

Da mesma forma, se você pretende ter a água escorrendo calmamente através da borda infinita, é preciso ter em mente que um pedaço de borda muito pequeno, de alguns centímetros, por exemplo, facilmente causaria um efeito de cascata volumosa.

O nivelamento da borda

O nivelamento da borda infinita também é um detalhe crucial para o resultado final da obra.

É tão importante que variações minúsculas no revestimento usado na borda pode arruinar o efeito visual da borda.

Não é difícil perceber que, se a piscina de alvenaria estiver minimamente desnivelada, a água escorrerá mais intensamente de um lado da borda e isso significa um problema enorme para o resultado.

Dúvidas sobre as piscinas de alvenaria com borda infinita?

A BRASIL PISCINAS já construiu centenas de piscinas de alvenaria com borda infinita.

Apesar de atendermos a região sudeste com maior frequência, executamos obras de piscinas para clientes em várias regiões do Brasil!

Fale Conosco!Por aqui, construímos piscinas em Betim, piscinas em Ipatinga, piscinas em Brumadinho, piscinas em Ouro Branco, piscinas em Araxá…

Algumas dessas obras mais recentes estão em nosso portfólio de piscinas. Não deixe de conferir!

Conte pra gente se ficou alguma dúvida sobre a construção de piscina de alvenaria com borda infinita e compartilhe com seus amigos que ainda tem dúvidas sobre este tipo de construção.

Um abraço e até a próxima postagem!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Piscina de alvenaria com deck