Esta é uma pergunta que a gente responde pelo menos três vezes ao dia…

“Qual é o momento para trocar a areia do filtro da minha piscina?”

“Quando eu vou saber se está na hora de trocar a areia do filtro?”

É uma questão complicada e vamos te explicar por quê. Se recomendássemos a troca da areia do filtro de mês em mês, ficaríamos super felizes com a venda da areia mas você provavelmente não ficaria satisfeito, nem com o custo recorrente e nem com o trabalho constante na sua casa de máquinas.

Se recomendássemos que você trocasse de 20 em 20 anos, você não ficaria satisfeito com a filtração da sua piscina que, dentro de um certo tempo, perderia performance ao ponto de ficar impossível filtrar qualquer impureza presente na água.

“Mas então? Qual a periodicidade ideal da troca da areia?”

A troca da areia do filtro

É preciso trocar a areia do filtro para que ele mantenha sua performance ótima.

A resposta padrão para esta pergunta é a seguinte:

Você deve trocar a areia do filtro pelo menos a cada dois anos!

Filtro sem areiaO desafio para muitos clientes, que na realidade não estão muito acostumados com este tipo de equipamento, é saber se a filtração está boa ou se ela está ruim. Muitos donos de piscinas não conseguem ver uma diferença real entre a filtração com a areia nova, no dia em que o filtro foi instalado, e a filtração depois de dois anos de funcionamento.

É neste ponto que entra um especialista em piscinas. É preciso avaliar se a filtração está eficiente ou se já apresenta problemas.

O que aumenta este intervalo

Piscinas que não possuem um temporizador e também não conta com nenhum outro dispositivo que faça esta função, acabam filtrando a piscina por um tempo muito pequeno e, na realidade, muito menor do que o necessário. Apesar de ver a piscina com um aspecto pior do que ficaria caso ela fosse filtrada regularmente, este tipo de cenário acaba prolongando a vida útil da areia.

Neste tipo de situação, a areia tende a durar mais de dois anos, afinal de contas, o atrito entre seus grãos, que é o que realmente desgasta o elemento filtrante, é muito esporádico.

O que diminui o intervalo entre as trocas da areia

A troca da areia precisa ser mais frequente em dois cenários específicos:

  1. Quando a filtração da piscina é automatizada;
  2. Quando ocorre a filtração do sulfato de alumínio.

Quando a piscina possui algum tipo de automatização, ou seja, tem seu conjunto filtrante ligando e desligando automaticamente durante o tempo recomendado pelo fabricante do filtro, o desgaste da areia é maior, afinal, ela está sendo utilizada de fato.

Com relação ao Sulfato de Alumínio, é preciso tomar cuidado pois ele é conhecido por “empedrar” a areia do filtro fazendo com que ela perca grande parte de sua eficiência. Por isso na própria embalagem do produto está escrita a recomendação para que ele seja aspirado para o esgoto, ou seja, sem passar pela areia do filtro.

Definindo se é hora de trocar a areia

No final das contas, para identificar se está no momento de substituir a areia do filtro, é preciso falar com quem entende do assunto e, como sempre, nos colocamos à disposição caso sua piscina seja na nossa área de atuação.

Além de ver o estado da piscina depois de ser filtrada, leva-se em consideração a rotina da casa de máquinas e também, em caso de dúvidas, é possível retirar a válvula do filtro e avaliar a areia mais de perto.

Esperamos que agora você seja capaz de identificar a hora de trocar a areia do filtro e se ainda assim estiver com dúvidas, fale com a gente!

Brasil Piscinas

A BRASIL PISCINAS tem mais de 20 anos de experiência com piscinas e está sempre pronta para te ajudar com a construção, com a limpeza e com a manutenção!

Se quiser falar com a gente, estamos na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Mais especificamente na Av. Francisco Negrão de Lima, no número 860.

Se preferir, fale com a gente através do email contato@brasilpiscinas.com.br ou do telefone (31) 2520-7776.

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Inline
Inline