O filtro de uma piscina é considerado seu pulmão. Se a piscina não tem um sistema de filtração a água dificilmente se mantém cristalina por muito tempo depois do tratamento com cloro.

Você pode dar toda a atenção do mundo para o pH da água, para a Alcalinidade Total e para o teor de cloro livre… Sem um filtro em funcionamento, o máximo que você vai conseguir é manter a piscina “aceitável”, sempre “mais ou menos”.

O filtro usado na piscina é um dos principais componentes da casa de máquinas e hoje nós vamos falar exclusivamente dele.

Como o filtro da piscina funciona?
Quais as suas principais funções?

Por quanto tempo você deve filtrar a piscina?
Qual o melhor filtro para piscinas?

Que tal esclarecer estas e outras dúvidas sobre o filtro da piscina? Vem com a gente!

Filtro para piscina

Filtro para piscinaO filtro para piscinas é uma parte essencial na casa de máquinas e é a premissa para um bom sistema de filtração.

Se você não entende muito bem sobre o processo de limpeza da piscina, tenha em mente que a filtração é um dos três pilares para se conseguir uma piscina cristalina e saudável.

Os três pilares são:

  1. Filtração
  2. Circulação
  3. Desinfecção

Se algum destes pilares falhar, a qualidade da água certamente será comprometida.

E se ele é tão importante assim, por que ainda existe piscina sem filtro?

Acontece que há algum tempo atrás, quando as piscinas, de certa forma, começaram a se popularizar no Brasil, as empresas de construção de piscinas preferiam cortar os custos da obra nos equipamentos da casa de máquinas (até porque eram bem mais caros do que hoje em dia) do que correr o risco de perder a venda da piscina.

Com o passar do tempo, surgiram os filtros rotomoldados que, ao contrário daqueles de ferro ou de fibra de vidro, eram fabricados de forma automatizada e consideravelmente mais barata.

Além desta redução no custo do conjunto filtrante, a conscientização das pessoas, clientes, construtores e vendedores, com relação à importância do filtro para a manutenção da qualidade da água da piscina fez com que ele se tornasse regra desde a década passada.

Se ainda assim você pensa em economizar na hora de construir a piscina, removendo o filtro ou a bomba, pense bem…

A piscina sem filtro…

  • Sem o filtro, as impurezas que entrarem em contato com a água permanecerão na piscina até que sejam removidas manualmente e, durante todo este tempo, estará disponível para consumir o cloro livre da água;
  • Sem o filtro, o processo de aspiração é complicado e quase artesanal. É preciso lidar com a gravidade e com a inércia da água para criar um fluxo que seria facilmente produzido com o acionamento do conjunto filtrante;
  • Sem o filtro, a piscina, via de regra, não terá um sistema de circulação eficiente que, conforme já dissemos, é um dos pilares para uma piscina cristalina;
  • Como se não bastasse, sem o filtro, a piscina ficará susceptível à turbidez frequente uma vez que nada fará o trabalho de retenção de partículas sólidas em suspensão na água.

Filtro sem areiaCaracterísticas do filtro da piscina

O filtro da piscina é composto por um tanque, que comporta a carga de areia, um sistema que direciona o fluxo da água de acordo com a função escolhida pela sua válvula superior, e um manômetro.

A imagem ao lado mostra um filtro aberto sem areia onde é possível ver todos os seus componentes:

  • O manômetro: responsável pela indicação da pressão interna do filtro, parâmetro importante na determinação do momento correto da retrolavagem da areia.
  • A válvula seletora: responsável por determinar o fluxo da água que, em última instância, é o que define a ação que o filtro estará executando;
  • A tubulação interna: responsável por conduzir a água de acordo com o direcionamento dado pela válvula seletora;
  • O tanque: responsável por suportar a carga de areia e toda a pressão causada pelo fluxo de água originado na motobomba.

A válvula seletora varia de acordo com o fabricante do filtro mas normalmente existem algumas funções que aparecem em todos os modelos de filtros atuais.

Vamos ver quais funções são essas…

Funções do filtro da piscina

  • Filtrar
  • Recircular
  • Retrolavar
  • Enxaguar
  • Fechar
  • Drenar

Vamos falar sobre cada uma destas funções do filtro numa publicação mais adiante.

Por agora, o que é importante saber é que a função a ser executada pelo filtro é determinada pela direção dada à água pela válvula seletora.

Em outras palavras, alterando entre as funções do filtro, o que muda na verdade é por onde a água entra e por onde ela sai do equipamento.

Vantagens de ter um filtro na piscina

Filtro na piscinaAs duas principais vantagens do uso do filtro na piscina se referem à possibilidade do reaproveitamento da água e à facilitação do trabalho de limpeza.

Reaproveitamento da água

Sem o filtro você não tem a possibilidade, pelo menos a princípio, de reaproveitar a água aspirada. Você sempre terá que aspirar a piscina jogando a água fora, e isso não é legal, não é mesmo?

Facilita a limpeza

Ele remove grande parte dos sólidos em suspensão e é só retrolavar a areia para que o processo permaneça. Com o filtro na piscina é possível manter a mesma água por décadas. Isso mesmo, décadas!

Uma piscina com filtro instalado e o tratamento adequado, pode durar toda uma vida sem que haja a necessidade de substituir completamente a água.

É claro que, na realidade, a água da piscina está em constante renovação pois, além das vezes em que você escolher aspirar drenando, você vai repor a água posteriormente com água da rede pública. Além disso, quando chove muito, uma parcela do excesso de água desce pelo dispositivo de nível e vai embora… Na prática, a água da piscina está em constante renovação.

O funcionamento do filtro

Por ser um assunto mais extenso, vamos deixar o funcionamento do filtro, a descrição de cada uma de suas funções, para uma publicação mais adiante.

Por agora, o que precisamos saber é que o filtro consiste num recipiente cheio de areia que, obrigando a água a passar por ela, retém as partículas de sujeira que normalmente ficam em suspensão na água.

Vamos nos contentar com esta explicação até nossa publicação sobre o detalhamento das funções do filtro, ok?

Por quantas horas devo filtrar a piscina?

A filtração da piscina precisa ser feita diariamente. A quantidade de horas que a água deve ser filtrada é determinada pela quantidade de tempo que o seu conjunto filtrante demora para filtrar todo o volume de água da piscina.

Isso significa que se sua piscina tem 10 m³ de água e seu conjunto filtrante consegue filtrar esta quantidade de água em uma hora, basta filtrar a piscina uma hora por dia.

Se sua piscina tem 80 m³ e seu conjunto filtrante consegue filtrar este volume de água em oito horas, basta filtrar a piscina oito horas por dia.

Ficou claro?

Qual o melhor filtro para piscina?

Quanto à qualidade, é importante comparar o tipo e o material usado na fabricação dos filtros.

Quanto ao tipo, os principais filtros do mercado são:

  1. Filtros de pano;
  2. Filtros de areia.

Os filtros de pano são nitidamente inferiores aos filtros de areia. Apesar do tamanho reduzido e da “praticidade”, os filtros de pano não são bons naquilo que se propõe quando a quantidade de sujeira na piscina é grande.

Para piscinas com pouca quantidade de sujeira eles até conseguem realizar um bom trabalho.

Quanto à matéria-prima, os filtros podem ser categorizados como:

  1. Filtros de fibra de vidro;
  2. Filtros de termoplástico.

Nesta comparação, é preciso avaliar com cautela pois os dois apresentam prós e contras. Os filtros de fibra de vidro são extremamente resistentes mas, em por outro lado, são fabricados de uma forma “mais artesanal” e, por isso, apresentam maiores chances de falha uma vez que dependem da habilidade de um profissional.

Os filtros de material termoplástico são feitos através de um processo absolutamente automatizado e, por isso, apresentam uma consistência na espessura das paredes do tanque e com isso conseguem oferecer uma garantia de qualidade superior.

Alguma dúvida?

Brasil PiscinasEstas são as principais considerações sobre o filtro da piscinas. Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente no campo de comentários logo abaixo! Em breve escreveremos mais a respeito pois é um tema extremamente longo.

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e conhece bem acerca de todos os assuntos relacionados com o setor: aquecimento, filtros e bombas, geradores de cloro, geradores de ozônio, iluminação subaquática, desinfecção ultravioleta, saunas, robôs para limpeza e até os produtos químicos usados no tratamento.

Continue contando conosco! Grande abraço e até a próxima!

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Trocar areia do filtroFunções do filtro da piscina
Inline
Inline

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: