É difícil falar sobre todo o Brasil, mas, ao menos aqui em Belo Horizonte, neste final de ano o tempo fechou fortemente e já faz algum tempo que o sol não aparece com vontade. E é nesse clima mais frio que as saunas ganham espaço de vez.

Hoje nós vamos ser um pouco mais específicos e falar acerca das saunas elétricas, equipamentos que convertem eletricidade em calor ou em vapor de água.

Você sabe exatamente como funciona a sauna elétrica?
Sabe quais os tipos de sauna elétrica disponíveis no mercado?

Vamos com calma pois veremos isso tudo! Com mais uma publicação pragmática, hoje vamos falar tudo sobre as saunas elétricas.

Saunas elétricas

Saunas elétricas são dispositivos que transformam a eletricidade em calor ou em vapor de água.

Como assim?

É isso mesmo! Na realidade existem estas duas possibilidades pois existem dois tipos de saunas elétricas.

A sauna que converte a eletricidade simplesmente em calor é chamada de sauna seca ou gerador de calor.

A sauna que converte a eletricidade em vapor de água é chamada de sauna a vapor ou gerador de vapor, ou ainda, banho turco.

Prepare-se para conhecer cada uma destas variedades de sauna elétrica

Sauna seca

A sauna seca é famosa por ter seu cômodo feito com madeira e o calor no seu interior é extremamente seco, sem nenhum tipo de vapor ou “fumaça”.

Seu funcionamento é baseado no acionamento de um conjunto de resistências que trabalham a seco, como “um chuveiro sem água”.

Normalmente coloca-se pedras em cima do local onde as resistências ficam instaladas para que elas absorvam o calor produzido.

Muita gente gosta de despejar água nestas pedras para produzir algum vapor e amenizar um pouco a sensação de secura no interior do cômodo da sauna.

As pedras ajudam a manter o calor por mais tempo no ambiente e acaba reduzindo o consumo de energia, uma vez que o equipamento, com as pedras, passa a ficar desligado por períodos maiores.

Sauna a vapor

Também conhecido como gerador de vapor, as saunas elétricas a vapor funcionam exatamente como um chuveiro, com resistências que trabalham submersas na água.

Este tipo de resistência não pode, em nenhuma hipótese, acionar sem água no reservatório interno do equipamento pois apenas alguns segundos neste tipo de situação é o suficiente para romper o filamento da resistência inutilizando-a.

Apesar de ser um processo relativamente simples, a substituição da resistência da sauna é um processo que demanda mão de obra especializada.

Este tipo de sauna atinge temperaturas mais amenas quando comparada à sauna seca embora produza vapor de água numa temperatura que ultrapassa facilmente a casa dos 90 graus Celsius.

É fácil reconhecer a sauna a vapor pois o ambiente normalmente é feito com azulejos ou pedras, ao invés da madeira tradicional da sauna seca.

Qual tipo de sauna elétrica você prefere?

Estes são os dois tipos de saunas elétricas disponíveis no mercado: uma é seca e extremamente quente, proporciona uma sudorese extrema e a sensação faz você se sentir numa fornalha… A outra também atinge temperaturas elevadas mas com uma umidade altíssima.

Mais adiante falaremos com mais detalhes acerca de cada um destes dois tipos de sauna elétrica, ok?

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas e com todos os itens relacionados com o ambiente de lazer: saunas, cascatas, hidromassagem, iluminação, aquecimento, sistemas de desinfecção com ozônio, desinfecção com raios ultravioleta, etc.

Dê uma olhada na nossa lista de projetos executados (que segue sendo atualizada a cada dia) e passe aqui para conversar sobre a sua área de lazer.

Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima, 860, na Pampulha, em Belo Horizonte. Pode passar aqui ou entrar em contato pelo (31) 2520-7776.

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Sauna a vapor em casa
Inline
Inline