Hoje vamos falar sobre o uso da areia na construção da piscina. Mas não de forma genérica! Vamos jogar luz sobre os vários tipos de areia e principalmente sobre a escolha da areia certa para a etapa de construção da piscina.

É um papo mais prático, mais “operacional” mas que é a base para toda a arte de construir piscinas personalizadas.

Quer saber um pouco mais sobre o papel da areia na construção civil e especialmente sobre a areia na construção da piscina? Vem com a BRASIL PISCINAS!

A areia de construção

Traço do concreto

A areia é um material básico, essencial para qualquer obra. Não é possível construir uma piscina de alvenaria, uma piscina de vinil (nem mesmo uma piscina de fibra!) sem utilizar areia.

É assim pois ela tem um papel fundamental na composição do que chamamos de traço do concreto.

O traço do concreto é a proporção entre os materiais que o constituem: o cimento, as pedras, a areia e a água.

A importância da areia no traço do concreto

Antes de falar da importância da areia na mistura que compõe o concreto, vamos entender bem a química da construção…

Para fazer o concreto, em teoria, basta adicionar água ao cimento. Mas apenas em teoria porque, se fizermos isso, grande parte da água vai evaporar devido à reação química com o cimento em pó e o resultado dessa mistura vai ser um concreto susceptível ao que chamamos de patologias: trincas, fissuras e outros problemas gravíssimos no mundo da construção civil.

É aqui que a areia entra como um componente essencial! A areia é um composto inerte e impede que a água evapore tanto. Além de “segurar” a água no processo de criação do cimento, o que por si só já evita transtornos com trincas e fissuras posteriores, a areia confere volume à massa deixando o resultado consideravelmente mais barato e produtivo.

Tipos de areia

Se pedir no depósito de construção, certamente terá que escolher o tipo da areia que precisa.

Tipo de areia? Como assim?

Isso mesmo! Existem três tipos de areia e é preciso saber pra que serve cada uma delas para obter o resultado esperado.

Areia fina

A areia fina é provavelmente a mais utilizada em toda a construção civil.

Areia finaNormalmente esse tipo de areia é usado em rebocos, na fabricação de concreto em geral e na fabricação de argamassa de base (aquela mais grosseira).

A definição de areia fina é o inerte com grãos de diâmetros entre 0,05 a 0,42 milímetros.

A areia fina que usamos na construção de piscinas deve ser constituída em sua maior parte por areia natural, mas também pode conter produtos provenientes de britagem desde que atendam às especificações de granulometria (medida dos grãos).

Ela deve ser limpa ou lavada e não pode conter quantidades prejudiciais de argila e de substâncias orgânicas nem outras impurezas. Em algumas situações a peneiração da areia se faz necessária.

Ela deve ter grão anguloso áspero ao tato, ser, de preferência, siliciosa ou quartzosa.

Areia média

A areia média também é bastante usada pois seus componentes permitem que seja usada em praticamente todas as etapas de uma construção.

A definição de areia média é o inerte com grãos de diâmetro entre 0,42 a 2 milímetros.

Com essa granulometria, a areia média é muito usada em toda a construção civil, especialmente nas áreas de lazer. Praias artificiais, campos de futebol de areia ou vôlei de praia são apenas algumas de suas aplicações.

Areia grossaAreia grossa

A areia grossa, assim como o nome sugere, é usada para fazer o chapisco grosseiro e paredes externas.

Não utilizamos esse tipo de areia, exceto para a mistura na massa de cimento que não ficará exposto.

A definição de areia grossa é o inerte com grãos de diâmetro entre 2 a 4 milímetros.

Qual areia usar na construção da piscina

O porquê está explicado, e vamos repetir: usa-se areia na construção para evitar as patologias do concreto (trincas, fissuras, etc).

Agora a pergunta que não quer calar…

Qual tipo de areia usa-se na construção de uma piscina?

Na realidade essa pergunta não faz muito sentido, haja vista que a construção de uma piscina envolve concretos com diversos traços.

No acabamento, ou seja, no reboco que receberá o revestimento, o ideal é usar a areia fina. Entretanto, na confecção do concreto para assentamento dos blocos, a areia utilizada pode ser média ou grossa.

Alguma dúvida sobre a areia na construção de piscinas?

Esperamos que esse conteúdo seja útil pra você e, se tiver ficado alguma dúvida sobre a areia na construção da piscina, fale com a BRASIL PISCINAS!

Trabalhamos nesse setor de construção há décadas e estamos sempre disponíveis para sanar suas questões e te ajudar no que for possível, ok?

Confira os nossos últimos projetos executados por nós e fique sempre ligado pois esse nosso portfólio é atualizado frequentemente e nosso blog está sempre cheio de informações novas!

Brasil PiscinasAtendemos todo o estado de Minas Gerais e às vezes saímos um pouco daqui para atender um ou outro cliente.

Na nossa última viagem maior construímos a piscina do Lucas Pratto, lá em São Paulo. Nos enchemos de orgulho com o resultado da obra e também com a camisa autografada que ganhamos!

Para falar conosco, utilize nosso formulário de contato rápido ou, se preferir, passe por aqui! Estamos na Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, ok?

Também estamos sempre disponíveis pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina de vinil é boa?