Há algum tempo escrevemos um sobre o uso da areia na construção da piscina. Àquela ocasião, fizemos referência às características do concreto e, dentre elas, uma das principais, senão a principal, é exatamente o nosso assunto de hoje: o traço do concreto.

Então hoje você vai saber exatamente o que é o traço do concreto e qual a sua importância no processo de construção de uma piscina.

O concreto na construção da piscina

Não é preciso estudar muito para perceber que o concreto é fundamental para qualquer obra. Mesmo nas piscinas de fibra, que não precisam de equipes muito experientes e que têm uma instalação relativamente simples, o concreto sempre desempenha uma função importante haja vista que ele normalmente está presente nas adjacências da piscina.

Mas, como sempre, vamos começar “dando nome aos bois” até para facilitar nossa conversa acerca do traço do concreto e de suas outras características.

O concreto é o resultado da união de cimento em pó com água, pedra e areia.

Na prática, o que vemos é que o cimento misturado com água forma uma pasta extremamente resistente que agregadora que une de forma definitiva as pedras e a areia.

A água na fabricação do concreto

A fabricação do concreto por si só já deve seguir certas normas para que ele não fique “cru”, ao se adicionar pouca água, e também para que ele não perca resistência devido aos poros que ocorrerão em caso de excesso de água.

É sempre importante observar o que chamamos de fator água/cimento: a relação entre a quantidade de água e de cimento utilizados na fabricação do concreto.

Um outro ponto importante a ser observado na fabricação do concreto para a construção de qualquer ponto da piscina é a sua distribuição granulométrica. Na prática se trata da boa distribuição dos componentes do concreto para evitar que fiquem espaços vazios que, em última instância, podem afetar sua resistência e sua permeabilidade.

A última característica do concreto é o tema da nossa conversa…

O traço do concreto

O conceito de traço do concreto é a proporção entre os materiais usados na sua fabricação. Em outras palavras, o traço é a dosagem dos componentes usados na produção do concreto.

É possível conseguir concretos com características especiais acrescentando aditivos, isopor, pigmentos, fibras e diversos outros itens à mistura do concreto.

Cada material a ser utilizado no traço do concreto deve ser analisado previamente para verificar sua qualidade e obter informações para elaboração do traço. É preciso saber a massa específica, a granulometria, etc.

A título de ilustração, podemos produzir diversos materiais na hora de construir uma piscina:

Misturando cimento com água temos o que chamamos de pasta de cimento;
Misturando essa pasta de cimento com areia temos a conhecida argamassa;
Misturando essa argamassa com tela conseguimos a argamassa armada;
Misturando aquela pasta de cimento com areia e brita teremos produzido de fato o concreto;
Misturando esse concreto com algumas adições que citamos acima temos o que chamamos de “concretos especiais”;
Misturando o concreto ou esse concreto especial com aço teremos então o que chamamos de concreto armado.

Complicado? Não, né?

Na prática o traço do concreto não esconde nenhum tipo de segredo. Para fazer o piso da piscina, usamos um concreto com um traço específico. Para assentar os blocos nas paredes da piscina, o traço é um outro, etc.

Como dissemos no início, cada tipo de piscina se envolve com o concreto de uma forma diferente e cada etapa da obra demanda um concreto com um traço específico.

Dúvida sobre o traço do concreto?

O traço ou dosagem do concreto é uma matéria básica não só para a construção de piscinas, mas também para qualquer tipo de operação no universo da construção civil.

Se tiver alguma dúvida sobre a dosagem do concreto, fale conosco!

Trabalhamos nesse setor de construção há décadas e estamos sempre disponíveis para sanar suas questões e te ajudar no que for possível.

Brasil PiscinasConfira nossos últimos projetos executados e fique ligado pois estamos entregando obras incríveis nesses últimos dias! Atendemos todo o estado de Minas e às vezes saímos daqui para atender um ou outro cliente. No nosso último passeio por São Paulo entregamos a piscina do Lucas Pratto. Nos enchemos de orgulho com o resultado da obra e também com a camisa autografada que ganhamos!

Para falar com a gente você pode usar nosso formulário de contato rápido ou, se preferir, passar por aqui! Em tempos de pandemia o contato físico acaba sendo a última alternativa, mas, de qualquer forma, estamos sempre à disposição!

Nesse momento, estamos atendendo pelo (31) 2520-7776 ou então através do email, ok?

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Areia para construção da piscinaA experiência na construção de piscinas