Uma de nossas últimas publicações falou sobre o traço do concreto. Se você leu, viu que essa é uma importante característica do concreto. Deve se lembrar que é possível obter concreto com traços diferenciados adicionando água, areia, tela, brita e diversos outros componentes.

Contudo, para o bem da didática, não focamos na importância de seguir à risca o traço do concreto e, por isso, hoje vamos falar especificamente desse ponto.

Por que você deve seguir à risca a dosagem estipulada para a fabricação do concreto?
O que pode acontecer se você não segue o traço determinado para o concreto?

Se quiser saber a resposta para essas e outras questões relacionadas à observância do traço do concreto, vem com a BRASIL PISCINAS!

A dosagem do concreto

Para refrescar a memória… Traço ou dosagem do concreto é a proporção dos componentes usados na sua fabricação.

Na prática, a dosagem determina a quantidade de água, cimento, areia, brita e outros itens, como aditivos, que podem ser adicionados para obter o concreto.

Gostamos de fazer uma analogia com uma receita de bolo… Se você adicionar muito óleo, ou muita farinha, certamente verá alterações no resultado, não é mesmo? Com o concreto é exatamente a mesma coisa, com o agravante que, na maior parte dos casos, um erro na dosagem pode trazer muitos, mas muitos transtornos!

Por que observar a dosagem do concreto?

Seguindo a analogia do bolo, é fácil perceber quando uma receita utilizou óleo em excesso pois o resultado é um bolo muito molhado, meloso e consideravelmente menos gostoso e, por que não, menos saudável.

Quando adicionamos muita farinha ou muito fubá, o que é resultará em uma massa com baixa umidade, o resultado provavelmente será um bolo seco, quebradiço…

Consegue imaginar os transtornos causados por um concreto quebradiço?

Pois é! Por isso que é fundamental ficar atento à dosagem do concreto e garantir que sua fabricação está sendo feita seguindo as proporções à risca.

É preciso considerar o estado plástico do concreto sem esquecer do seu estado duro, afinal, não adianta ter um concreto super resistente se não for possível colocá-lo no lugar.

O que pode acontecer se eu não observar a dosagem do concreto?

São infinitas possibilidades e todas elas negativas!

Quando você utiliza pouca água, por exemplo, os processos de lançamento e adensamento são consideravelmente mais difíceis, o que provavelmente vai acarretar outros problemas, especialmente falhas na concretagem. Além do alto custo para o reparo, quando não é inevitável refazer a concretagem, a segurança da estrutura que este concreto compõe certamente fica comprometida.

O medo da falta de água no traço do concreto pode levar aos marinheiros de primeira viagem ao “equívoco oposto”: utilizar muita água na dosagem. Nessas situações o concreto endurece com alto índice de vazios e a sua homogeneidade acaba comprometida acarretando variações de resistência ao longo de sua extensão bem como a variação de outras de suas características importantes.

Como deve ser feita a dosagem do concreto?

Ora bolas! O traço deve ser feito observando as características desejadas.

Para cada aplicação, o concreto deve ter um traço específico e para isso ele deve ser fabricado observando a carta-traço: um documento desenvolvido especificamente no local da obra ou com a informação de todos os materiais usados para fazer o concreto.

Muita gente pergunta se pode pegar o traço usado na obra de um amigo ou mesmo em outra obra mais antiga e a resposta é um retumbante “NÃO”!

Cada areia, cada brita, cada cimento… Cada um dos componentes que você vai usar na construção da sua piscina deve ser levado em conta na fabricação do concreto para que ele tenha as características desejadas à sua aplicação.

Na prática, a fabricação do concreto é um processo básico, teoricamente simples, mas vital para o bom desenvolvimento da obra.

Se você pretende construir uma piscina de vinil, uma piscina de alvenaria e principalmente uma piscina de concreto armado, deve estar ciente de que a dosagem do concreto é um dos processos fundamentais para o êxito do projeto.

Entendeu por que é importante seguir a dosagem do concreto?

Esperamos que essa publicação tenha sido esclarecedora para você. Seguir a dosagem do concreto é fundamental para que tudo corra bem na sua obra. Contudo, se tiver alguma dúvida sobre a dosagem do concreto, fale conosco!

Se for algo especificamente sobre o concreto, pode procurar o pessoal da Tecnosil.

Atuamos na construção de piscinas há mais de duas décadas e estamos sempre disponíveis para sanar suas questões.

Brasil PiscinasNão deixe de ver os últimos projetos que executados e fique sempre ligado pois estamos atualizando nosso portfólio com obras incríveis nesses últimos dias! Atendemos todo o estado de Minas e, sempre que possível, saímos daqui para atender um ou outro cliente. No nosso último passeio por São Paulo entregamos a piscina de vinil do Lucas Pratto.

Para falar com a gente você pode usar nosso formulário de contato ou, se preferir, passar por aqui! Assim que essa pandemia passar, estaremos com as portas abertas na Avenida Francisco Negrão de Lima, nº 860, aqui na Pampulha, em Belo Horizonte.

Nesse momento, estamos atendendo pelo (31) 2520-7776 ou então através do email, ok? Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Brasil Piscinas: Key Partner Fluidra em Belo HorizonteVazamento ou evaporação?