Falamos na última publicação sobre o equipamento mais moderno para encontrar vazamentos em piscinas. Contudo, antes de contratar esse tipo de dispositivo, é sempre bom testar para identificar se é mesmo um vazamento ou se é evaporação que está levando a água embora.

O teste do balde é uma forma simples e recomendada por qualquer pessoa que trabalha no setor de piscinas para tirar a dúvida se a água está baixando naturalmente com a evaporação ou se existe algo além disso que está drenando a piscina lentamente.

Então, como sempre, vamos direto ao ponto e te ensinar como diferenciar evaporação de vazamento na piscina.

O vazamento

Descobrindo o local exato do vazamento

O vazamento na piscina é facilmente identificável quando a parede externa da piscina não está enterrada ou quando o vazamento acontece em algum ponto da parede da piscina.

Quando não é uma piscina enterrada, a parte de fora rapidamente apresenta sinais de infiltração, o revestimento fica úmido e começa a se estufar ou vai soltando lentamente.

É um processo conhecido por todos e normalmente já aponta para o local onde está o problema.

Quando o vazamento ocorre na parece da piscina, também é possível identificá-lo só deixando de reabastecer a piscina.

Uma vez que o nível da água abaixou até a altura do vazamento na parece, o nível da água vai parar de descer e então basta procurar na atura da superfície da água pelo ponto de escape da água.

A evaporação

A evaporação também é responsável por levar a água da piscina embora, mas isso obviamente ocorre de uma forma lenta.

E é justamente pela lentidão que as pessoas podem acabar ficando na dúvida se realmente a culpa é da evaporação ou se existe algum vazamento na piscina.

Sem o auxílio da capa térmica ou da capa de proteção, a piscina pode perder muita água para a evaporação, especialmente nos dias mais quentes, nos dias de vento forte e também em piscinas com grande área de contato com o ar.

Diferenciando evaporação e vazamento

Para identificar se a queda no nível da água é causado pela evaporação ou por algum vazamento, vamos à técnica do balde.

Ele só pode ser feito em um dia sem chuva e, se chover, o teste precisará ser refeito, ok?Teste do balde para identificar vazamento na piscina

  1. A ideia é colocar um balde com água da própria piscina em algum local na altura da superfície da água. No exemplo da imagem, o balde foi colocado em um degrau que possibilitava ficar no nível da água. Caso a sua piscina não tenha um local apropriado, utilize cadeiras, mesas e outros itens para manter o balde na altura do nível da água;
  2. Em seguida, deixe o nível da água dentro do balde igual ao nível da água da piscina e marque com uma fita ou com uma caneta a parte interna e a parte externa do balde na altura do nível da água. A ideia é identificar a altura da água do balde com a marcação na sua parte interna e a altura da água na piscina com a marcação na parte externa do balde;
  3. Depois de feita a marcação, não abasteça a piscina, não limpe e não utilize;
  4. Depois de pelo menos dois dias, verifique a altura da marcação e veja se a distância dela para a superfície da água é a mesma tanto dentro quanto fora do balde.

Resultado do teste do balde

Se você identificar que a água do balde descer menos do que a água da piscina, existe uma grande chance de sua piscina está com algum vazamento.

Se a variação do nível da água foi a mesma dentro e fora do balde, provavelmente você só precisa de uma capa para evitar a evaporação.

O teste do balde te ajuda a saber se é vazamento ou evaporação, mas se o a piscina estiver mesmo vazando, uma das soluções é o que chamamos de adequação em vinil. Contudo, é preciso avaliar presencialmente a piscina e fazer testes para identificar exatamente onde e porque a água está vazando.

Fale com a BRASIL PISCINASQualquer dúvida que permanecer, fale conosco! Nós trabalhamos com construção de piscinas, mas também fazemos reformas em piscinas e um dos grandes motivos pelo qual nos procuram é para identificar e resolver vazamentos em piscina.

Inclusive já falamos um pouco sobre esse tema em algumas outras publicações. Se quiser saber mais, acesse:

Seguimos à sua disposição aqui na Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, Belo Horizonte.

Se não conseguir passar por aqui, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo formulário de contato, pelo email ou mesmo pelo telefone: (31) 2520-7776. Será um prazer falar contigo! Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

A sondagem do solo