As coberturas usadas nas piscinas acabam gerando muita confusão na cabeça de quem não é do setor. Muita gente não sabe qual o tipo de capa ideal para a própria piscina e muita gente nem sabe pra que serve cada uma das capas usadas nas piscinas.

Na publicação de hoje deixaremos o conjunto das capas de piscinas de lado e falaremos especificamente sobre uma delas: a capa térmica.

A capa térmica é uma das mais conhecidas dentre aqueles que resolvem construir uma piscina e existem pelo menos duas razões para isso:

  1. A capa térmica é necessária para piscinas com aquecimento;
  2. Os sistemas de aquecimento estão cada dia mais acessíveis.

Além destes dois motivos, muita gente ainda nos pergunta se é possível comprar uma capa térmica para evitar a entrada de sujeira na piscina ou mesmo para a segurança do cachorrinho de estimação.

Que tal esclarecer isso tudo sobre as capas térmicas?

Capa térmica para piscina

Capa termica para piscinasA capa térmica para piscinas é uma cobertura que tem como principal objetivo fornecer uma barreira que interrompe a troca de calor da piscina com o ar ambiente.

Em outras palavras, compra-se uma capa térmica com o objetivo de reduzir o calor perdido para o vento.

Mas só isso?

Sim! Só isso!

Todas as outras razões para adquirir uma capa térmica não se sustentam como melhores opções diante dos outros tipos de coberturas disponíveis para piscinas.

Vamos te mostrar, uma por uma, o porquê de não fazer sentido comprar a capa térmica para nenhum destes motivos que citamos antes.

Comprar uma capa térmica para reduzir a sujeira da piscina?

De certa maneira, a instalação de uma capa térmica para reduzir a quantidade de sujeira na piscina até faz algum sentido. Dependendo de como se faz a instalação, a capa pode funcionar bem para retenção de certa quantidade de impurezas que, caso não houvesse a capa, entrariam na piscina facilmente.

Capa térmica para piscinaSe a capa for instalada com uma boa sobra para todos os lados, conforme é o ideal, fica realmente difícil para pequenas folhas e outras sujidades entrarem em contato com a água.

Apesar de parecer contraditório, este tipo de capa não é a melhor opção para isso pois de um lado ela impede a sujeira de entrar em contato com a água mas do outro ela se torna mais um item que vai demandar mão de obra na hora de limpar a piscina.

Como se não bastasse, uma boa parte da sujeira que fica na capa acaba caindo na água na hora de retirá-la da piscina. A não ser que você tenha parceiros bem dedicados para retirar a capa, o final da história será sempre o mesmo: você tenta remover a capa com a sujeira mas uma parcela destas impurezas acabam se molhando e ficando na água.

Ao invés de adicionar 5 gramas de cloro para cada mil litros de água, você poderá adicionar somente 4,5 (pois a água estará com mais cloro disponível já que ficou livre de uma certa quantidade de sujeira por algum tempo) mas, em contrapartida, precisará gastar água, sabão e alguns bons vinte minutos para lavar a capa.

A solução, neste caso, é optar pela capa de proteção que pode ser instalada quase tão facilmente quanto a capa térmica mas impede eficientemente a passagem da sujeira do ambiente para a água da piscina.

Comprar uma capa térmica para a segurança dos animais de estimação?

Este é um dos maiores mitos que envolvem a capa térmica da piscina. Ao contrário do que muita gente pensa, a capa térmica não suporta peso e qualquer criança ou animal que subir nela inevitavelmente afundará e correrá um risco tão grande quanto se tivesse caído numa piscina descoberta.

Se a ideia de cobrar a piscina é para incrementar a segurança do ambiente, você pode optar pela capa de proteção, pela rede de proteção ou ainda por uma cerca que impeça a entrada de crianças e animais de estimação num determinado perímetro em torno da piscina.

Estas duas alternativas, a capa de proteção ou a cerca de proteção, podem ser mais baratas do que a capa térmica e certamente durarão muito mais! Sem contar, é claro, que tornarão o ambiente da piscina realmente mais seguro.

Características da capa térmica da piscina

Capas para piscinasAs capas térmicas para piscinas são normalmente feitas de um material plástico e possuem diferenças quanto à cor e principalmente quanto à espessura.

As capas mais finas podem chegar a 300 micras, ou seja, 0,3 milímetros. Estas são normalmente as mais frágeis e sua vida útil pode ser reduzida principalmente se a utilização e o manuseio não forem feitos corretamente.

As capas mais resistentes podem ultrapassar as 500 micras, ou seja, 0,5 milímetros. Sua durabilidade normalmente ultrapassa os 4 anos e a eficiência é praticamente a mesma no que se refere à capacidade de retenção de calor.

Vantagens da capa térmica da piscina

Vantagens da capa térmica da piscinaAs principais vantagens do uso das capas térmicas para piscinas são:

Economia de produtos químicos

É possível economizar de 30% a 60% no uso de produtos químicos já que a capa térmica reduz consideravelmente o processo de evaporação na superfície.

Facilita a limpeza

Apesar de não ser sua característica principal, a capa térmica impede que sujeiras, folhas, insetos e outras impurezas entrem em contato com a água da piscina (o que, em última análise, também reduz o consumo de produtos químicos).

Evita a evaporação da água

O principal motivo da perda de calor de uma piscina é a evaporação. Por isso, a instalação de uma capa térmica age como se fosse uma barreira maximizando a retenção de calor e reduzindo em até 98% a evaporação da água.

Facilita o aquecimento, logo, proporciona economia de energia

A capa térmica da piscina normalmente é translúcida e proporciona a passagem dos raios solares. Esse calor é potencializado pela capa que serve como uma tampa para aquecer a água da piscina. O que se observa na prática é que a camada isolante formada pela capa aumenta a temperatura da água em até 8º Celsius. É por isso que o consumo de energia das piscinas com capa térmica tende a ser até 50% menor.

Para saber mais sobre a capa térmica da piscina, acesse:

Alguma dúvida?

Brasil PiscinasEstas são as principais considerações sobre a capa térmica para piscinas. Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente no campo de comentários logo abaixo!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e conhece bem acerca de todos os assuntos relacionados com o setor: aquecimento, filtros e bombas, geradores de cloro, geradores de ozônio, iluminação subaquática, desinfecção ultravioleta, saunas, robôs para limpeza e até os produtos químicos usados no tratamento.

Conte conosco sempre que precisar!

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Capa de proteção para piscinas
Inline
Inline