O trocador de calor uma das opções para elevar a temperatura da piscina e, conforme já dissemos em várias publicações aqui no blog, ele se apresenta como uma escolha viável e realmente vantajosa em várias situações.

Dentre os vários tipos de sistemas de aquecimento para piscinas, o trocador de calor aparentemente é o mais difundido e nesta publicação de hoje você vai entender o porquê.

Além disso, hoje viemos responder às seguintes questões relacionadas aos trocadores de calor:

O que é o trocador de calor para piscina?
O que faz do trocador de calor tão vantajoso para tantas piscinas?
Quando é melhor escolher o trocador de calor?
O trocador de calor da piscina pode ser usado sozinho ou é preciso ter um aquecedor de apoio?

Vamos falar sobre estas e outras questões aqui e agora! Vamos lá?

Trocador de calor para piscina

Trocador de calor para piscinaO trocador de calor para piscinas é um sistema de aquecimento diferenciado. Ele consome menos energia do que um aquecedor de piscinas elétrico e sua performance depende da temperatura ambiente.

Seu funcionamento é baseado num sistema frigorífico que, por definição, conta com uma área de superaquecimento e uma área de resfriamento. O calor gerado é transferido para a água e o ar frio produzido pelo equipamento é retirado dele através de um ventilador que normalmente direciona o ar para cima ou para a lateral.

O trocador de calor também é bastante conhecido como bomba de calor e é um dos equipamentos que mais demanda especialização na hora da instalação e da manutenção. O mercado está repleto de aventureiros que dizem conhecer de bombas de calor quando na verdade são profissionais que trabalharam a vida inteira com geladeiras e outras máquinas que também se baseiam em sistemas frigoríficos.

O trocador de calor pode utilizar a motobomba já existente para a filtração no aquecimento da água. Ele também pode ser instalado em conjunto com outros sistemas de aquecimento, como o solar para piscina ou o aquecedor a gás.

Componentes do trocador de calor da piscina

O sistema é composto por pelo menos estes itens:

  • Componentes do trocador de calorUma área para captação do ar ambiente;
  • Um ventilador para empurrar o ar frio para fora do equipamento;
  • Um dreno para evitar o acúmulo de água no seu interior;
  • Uma tubulação de entrada e uma tubulação de saída de água;
  • Uma painel elétrico através do qual é possível determinar a temperatura desejada;
  • Uma motobomba para fazer a circulação da água (que pode ser a mesma já utilizada usada no filtro da piscina);
  • Acessórios para a instalação e outros pequenos itens.

Características do trocador de calor da piscina

Instalação do trocador de calorAs bombas de calor são equipamentos extremamente confiáveis, especialmente nos dias de mais calor. A temperatura ambiente influencia fortemente a performance do trocador de calor uma vez que ele admite o ar do seu entorno e retira dele uma determinada quantidade de energia.

Isso significa que em locais mais quentes o trocador de calor apresentará um diferencial de temperatura maior e, seguindo a mesma lógica, em dias mais frios o trocador de calor renderá menos. Tão menos que abaixo de 10 graus Celsius o equipamento praticamente não aquece a piscina.

Esse fator coloca em dúvida a confiabilidade do trocador, e quase o equipara à confiabilidade do solar para piscina. A diferença neste ponto é que o trocador funciona mesmo em longos períodos chuvosos.

O trocador de calor oferece um diferencial de temperatura relativamente baixo. Isso significa que ele demora muito tempo para elevar a temperatura da piscina. Depois de atingir esta temperatura, ele consegue se manter funcionando apenas para deixar a água neste valor previamente estipulado.

O limite máximo que este tipo de aquecedor consegue deixar a piscina é 40 graus Celsius, o que na verdade está mais do que bom, afinal, nadar numa piscina próxima desse valor é até perigoso devido à natural queda da pressão.

Um dos pontos fracos do solar é sua dependência da temperatura ambiente. Isso faz com que ele não possa ser considerado a melhor opção em todos os casos. O sul de Minas, por exemplo, constantemente registra temperaturas próximas aos 10 graus Celsius e isso faz com que o trocador de calor, pra esta região, seja colocado em segundo lugar no ranking de eficiência dos aquecedores de piscinas.

Clínicas de fisioterapia, clubes onde há aula de natação, academias e outros estabelecimentos que dependem da piscina aquecida, não podem confiar única e exclusivamente no trocador de calor, afinal, se a temperatura ambiente cair, ele pode não conseguir manter a água aquecida.

Por esse motivo é interessante, sempre que for optar pela instalação do trocador de calor na piscina, contar com um sistema de aquecimento auxiliar. Sempre recomendamos a instalação de aquecedores a gás ou mesmo do aquecedor solar.

Custo do trocador de calor da piscina

O trocador de calor usado em piscinas apresenta um bom custo benefício e um custo inicial relativamente baixo. Normalmente é mais barato que o solar e mais caro que o aquecedor a gás.

  • O aquecedor a gás é barato mas consome muito com combustível.
  • O aquecedor de passagem é barato mas consome rios de energia elétrica.
  • O solar é mais caro e consome pouquíssima eletricidade para aquecer a piscina.

Quando o trocador de calor é a melhor forma de aquecer a piscina?

O trocador de calor é a melhor opção para aquecer piscina que ficam em regiões quentes, quando a temperatura ambiente normalmente não reduz para valores menores que 10 graus Celsius.

Ele também é uma boa pedida quando há a necessidade de automatizar a piscina. Vários modelos já vem com acessórios que possibilitam controlar até o tempo de filtração da piscina.

Para saber mais sobre este tipo de equipamento, confira estas outras publicações:

Alguma dúvida?

Estas são as principais considerações sobre o trocador de calor para piscinas. Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente no campo de comentários logo abaixo!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e conhece bem acerca de todos os assuntos relacionados com o setor. Desde o aquecimento até o processo de limpeza da piscina. Grande abraço e até a próxima!

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Aquecedor solar para piscina
Inline
Inline