O choque térmico causado pela diferença de temperatura entre o corpo e a água da piscina pode ser um problema cotidiano para aqueles que não tem um sistema de aquecimento na piscina.

Por isso a BRASIL PISCINAS sempre alerta para o conforto e, por que não, para a necessidade desse acessório.

Dentre os benefícios do aquecimento da piscina podemos citar o maior aproveitamento da área de lazer ao longo do ano, uma vez que ela também pode ser usada no inverno, caso a água esteja quente.

Mas ao decidir aquecer a água da piscina, você sabe exatamente como fazê-lo?
Sabe quais os tipos de aquecimento disponíveis atualmente no mercado?

Hoje vamos falar exatamente disto: quais as principais maneiras de aquecer a piscina e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

O aquecimento da piscina

A ideia de aquecer a piscina não é nova. Há muito tempo que os sistemas de aquecimento são utilizados para acabar com o choque térmico famoso nas piscinas.

Atualmente existem diversas formas de manter a água da piscina aquecida ou de pelo menos “quebrar o gelo” da água.

Dentre todas as formas de aquecer uma piscina, 4 equipamentos se destacam:

  • Aquecedor elétrico
  • Trocador de calor
  • Aquecedor a gás
  • Aquecedor solar

Aquecedor elétrico de piscina - Aquecedor de passagemAquecedor elétrico de piscinas

O aquecedor elétrico, também chamado de aquecedor de passagem, à primeira vista é um dos equipamentos mais práticos para aquecer a piscina.

Tem como ponto negativo o absurdamente alto consumo de energia elétrica pois tem seu funcionamento baseado em resistores, assim como chuveiros elétricos.

Imagine utilizar um chuveiro para abastecer uma piscina com água quente…

É mais ou menos este o consumo deste tipo de equipamento.

Definitivamente não recomendamos o seu uso pelo bem do planeta e do seu bolso!

Trocador de calor para piscinas

Trocador de calor para piscina

O trocador de calor, também chamado de bomba de calor, também é um equipamento elétrico mas, ao contrário do aquecedor de passagem, tem seu funcionamento baseado num sistema de refrigeração.

Devido a este mecanismo de funcionamento, o trocador de calor é consideravelmente mais econômico.

Demora várias horas para aquecer a piscina inteira (o que acaba sendo uma característica comum entre todos) e, via de regra, eleva a temperatura da piscina em 1 ºC a cada 3 ou 4 horas de funcionamento.

Determinados modelos podem, depois de elevar a temperatura da piscina até a determinada pelo usuário, controlar seu funcionamento para manter a temperatura reduzindo seu consumo de energia.

Este tipo de equipamento pode ser usado como única fonte de calor ou como sistema de aquecimento auxiliar para manter a temperatura da piscina quando o aquecimento solar não conseguir fazê-lo sozinho.

Aquecedor a gás para piscinas

Aquecedores a gás geralmente são usados como sistema de apoio aos trocadores de calor ou ao aquecimento solar.

De acordo com a potência do equipamento e com a quantidade instalada, podem manter a temperatura de grandes volumes de água.

A BRASIL PISCINAS trabalha com este tipo de equipamento mas sempre que possível recomendamos a utilização da energia solar em conjunto com bombas de calor.

Aquecimento solar para piscinas

Definitivamente a melhor saída para manter a temperatura da piscina elevada.

Se pretende aquecer a piscina sem ter que gastar mensalmente um valor com energia elétrica ou gás, esta é, sem dúvidas, a melhor opção!

Com um investimento inicial comparado ao da aquisição de trocadores de calor, a instalação do aquecedor solar pode ser feita rapidamente e o sistema pode funcionar de forma completamente automática.

Confira as fotos de um sistema de aquecimento solar instalado na piscina de um de nossos clientes…

Sempre recomendamos a utilização do aquecedor solar para piscinas que construímos. Mas é fato que podem existir situações nas quais ele não é a melhor escolha.

Para saber qual a forma ideal de aquecer sua piscina, fale conosco!

Nossa equipe está sempre pronta para esclarecer suas dúvidas com relação ao aquecimento da piscina!

Para você que não é de Minas Gerais, recomendamos que evite aventureiros e adquira o aquecimento de sua piscina com uma empresa séria que consiga comprovar sua experiência e a satisfação dos clientes já atendidos.

Sistemas como o de aquecimento solar podem ter sérios problemas quando instalados de maneira equivocada.

Um bom exemplo é a ruptura das placas quando ele é instalado abaixo do nível da água.

Fale Conosco!Imagine chegar em casa pronto para dar um mergulho na água quente da piscina e vê-la vazia devido ao rompimento das placas coletoras!

Para sua tranquilidade, a BRASIL PISCINAS tem mais de 20 anos de experiência na construção de piscinas e instalação de todo tipo de sistemas de aquecimento!

Conte conosco! Fale com a gente e marque sua visita!

Mostrando 2 comentários
  • Clayton
    Responder

    Boa noite, gostei muito e entendi um pouco sobre a situação. Porém não entendi como o último sistema poderia ficar mantendo a temperatura em dia frios e a noite. Obrigado

    • Responder

      Olá, Clayton! Obrigado pelo contato!
      Apesar de ter uma capacidade incrível de absorver calor do ambiente inclusive em dias nublados, o aquecedor solar pode ter dificuldades em períodos longos de chuva.
      Por isso instalar este tipo de solução sem um sistema de aquecimento auxiliar, que pode ser trocador de calor ou mesmo o aquecimento a gás, pode não ser a melhor ideia.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Energias renováveis • Como utilizá-las na piscina?