O uso de energias renováveis está cada vez mais comum e no universo das piscinas não é diferente. Hoje é possível fazer toda piscina funcionar sem gastar um real com energia elétrica.

Você pode ligar a motobomba, acionar a bomba de calor, a iluminação subaquática, o gerador de cloro e todos os outros dispositivos da casa de máquinas, tudo sem gastar um único centavo com a CEMIG, acredita?

Resolvemos falar sobre o uso de tecnologias ecologicamente corretas para manter uma piscina funcionando pois a procura tem aumentado cada vez mais e vemos esse cenário como uma excelente oportunidade para ajudar a cuidar do planeta.

A energia solar

O estado de Minas Gerais não foge à regra do Brasil e também tem um clima excelente para o aproveitamento da energia solar.

Por aqui, nós recebemos mais de 2000 horas de sol todos os anos e isso precisa ser encarado como uma dádiva, afinal, a energia que o sol envia pra nós é gratuita, limpa e inesgotável.

Aquecedor solar para piscina

Aquecimento solar para piscinasUtilizar a energia do sol para o aquecimento da piscina já é algo muito simples. São sistemas que não produzem resíduos e não agridem o meio ambiente para elevar a temperatura da água de forma constante, eficiente e silenciosa.

O aquecedor solar para piscinas pode ser útil até mesmo em dias nublados e chuvosos. Dependendo da situação, até mesmo sob a chuva ele consegue manter o aquecimento da água em dia. É claro que com o sol a pino seu rendimento é absolutamente superior.

Se acompanha nossas publicações já deve saber que esse tipo de sistema, que capta a luz do sol para aquecer a água da piscina, consome energia elétrica pois precisa de uma motobomba para forçar a circulação da água entre a piscina e as placas coletoras que ficam expostas ao sol. Talvez por isso esteja se perguntando…

“Mas então como é possível não gastar um centavo de energia elétrica com a CEMIG?”

A resposta é simples e se chama “Sistema de geração de energia fotovoltaica”.

Geração de energia fotovoltaica

Painel fotovoltaicoÉ uma outra forma de aproveitar a abundância de luz solar que temos no Brasil. Se o aquecedor solar converte a luz do sol em energia térmica, o sistema fotovoltaico converte essa mesma luz do sol em eletricidade.

ISSO MESMO! Você pode ter uma mini usina de geração de energia em casa e gastar a eletricidade que você mesmo produziu.

Não é uma tecnologia nova, mas sua popularização está acontecendo há pouco tempo devido à redução dos custos de aquisição e da disponibilidade de mão de obra para realizar seu dimensionamento e sua instalação.

Com o sistema fotovoltaico produzindo energia é possível manter não só a piscina de forma gratuita como também todo o restante da casa.

Assim como acontece com o aquecedor solar, é preciso calcular quanto de energia elétrica você pretende produzir e, a partir daí, você instala os painéis fotovoltaicos no telhado e já começa a gerar eletricidade.

Na prática, você nunca vai ter uma conta de energia zerada, afinal, existe a cobrança da tarifa mínima da CEMIG que hoje está em torno de R$50. Contudo, é possível aquecer a piscina, utilizar ar condicionado, geladeira, freezer, chuveiros elétricos e quaisquer outros equipamentos na casa pagando apenas o valor da tarifa mínima da CEMIG.

Vantagens da energia solar

  • O sol é um recurso inesgotável e renovável;
  • O processo de produção de energia não emite nenhum tipo de ruído;
  • É uma energia absolutamente limpa pois não gera nenhum tipo de poluente ou rezíduo;
  • A manutenção do sistema é praticamente nula;
  • Há uma amortização rápida e constante com a economia de energia;
  • É fácil de ser instalado;
  • Pode ser usada em áreas isoladas da rede da CEMIG.

Desvantagens da energia solar

  • Apesar de estar em queda, o custo ainda é alto quando comparado com outros sistemas;
  • Obviamente não há produção de energia ou aquecimento solar no período noturno.

Dúvidas sobra o uso de energias renováveis na piscina?

Estas são as principais possibilidades para o uso das energias renováveis na piscina. É possível e absolutamente acessível a ideia de ter uma piscina moderna, automatizada e aquecida sem a necessidade de gastar rios de dinheiro mensalmente com energia elétrica e nem agredir o meio ambiente exigindo milhares de litros de água nas turbinas de uma hidrelétrica.

Fale Conosco!Qualquer dúvida que tenha ficado com relação a esse tema, não deixe de falar conosco! Temos uma equipe sempre à disposição para receber seu contato e responder prontamente.

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e conhece bem acerca de todos os assuntos relacionados com o setor. Desde o aquecimento até o processo de limpeza da piscina, você sempre pode contar conosco!

Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco