Muita gente se assusta quando dizemos que a bomba de calor tem uma temperatura mínima para funcionar e hoje viemos esclarecer de uma vez por todas essa questão.

Não. A bomba de calor não pode ser instalada em qualquer local e ela não vai funcionar em qualquer piscina. Isso não é nossa opinião, é um fato!

Se você tem dúvidas com relação às restrições de uso do trocador de calor, fica com a gente que hoje você vai entender exatamente o porquê da bomba de calor não aquecer piscinas em certas temperaturas.

A bomba de calor para piscina

Bomba de calor para piscinaA bomba de calor para piscinas é um sistema de aquecimento diferenciado. Ele consome menos energia do que um aquecedor de piscinas elétrico e sua performance está intimamente relacionada com a temperatura do ambiente em que ela foi instalado. Pra ser mais específico, seu rendimento depende da temperatura do ar.

Seu funcionamento é baseado num sistema frigorífico que, por definição, conta com uma área de superaquecimento e uma área de resfriamento. O calor gerado é transferido para a água e o ar frio produzido pelo equipamento é retirado dele através de um ventilador que normalmente direciona o ar para cima ou para a lateral.

Também conhecida como trocador de calor, é um equipamento que requer mão de obra especializada na hora de realizar a manutenção, afinal, o sistema envolve eletricidade, parte hidráulica e um sistema de gás refrigerante.

A bomba de calor pode usar a motobomba da piscina para aquecer a água. Basta fazer sua instalação na tubulação de retorno da casa de máquinas e ela funcionará perfeitamente. Já demos aqui algumas dicas de como instalar a bomba de calor corretamente. Não deixe de ler se está em vias de instalar seu equipamento.

Ele também pode ser instalado em conjunto com outros sistemas de aquecimento, como o solar para piscina ou o aquecedor a gás.

Por que ela não funciona abaixo de 7 ºC?

Como dissemos no início, e no título do texto, a bomba de calor não aquece piscinas em temperaturas abaixo de 7 ºC. Na realidade, ela não funciona em ambientes com essa temperatura. E você já vai entender o porquê.

Observe esse esquema de funcionamento de uma bomba de calor convencional.

  • Componentes do trocador de calor

Dentre os vários itens mostrados, destacamos a captação de ar quente. Esse item é algo equivocadamente subestimado pela maioria das pessoas e é exatamente o motivo que faz com que o trocador de calor consuma mais energia e tenha um menor rendimento.

A bomba de calor é projetada para preaquecer seu sistema de gás utilizando o calor do ar ambiente que entra pelas suas laterais, passando pelas aletas do evaporador. Quando o ar ambiente está muito frio, essa troca de calor não existe e o aquecimento fica todo “nas costas” do compressor.

Mesmo que seja um compressor super potente e esteja absolutamente novo, ele não consegue trabalhar quando o gás que chega pra ele está muito frio. Quando isso acontece é comum vermos a formação de gelo nas paredes da bomba de calor.

Se o equipamento é usado pode até ser um defeito, mas se for uma bomba de calor nova, certamente a temperatura ambiente está ou esteve abaixo desse limite.

Nossa recomendação

Aquecedor a gás para piscinasA primeira recomendação é sempre observar a temperatura média do local da instalação para certificar-se de que ela não passa grandes períodos abaixo dos dez graus Celsius.

Se não for uma região quente, como é a maior parte do país, talvez seja melhor optar por um sistema de aquecimento solar ou mesmo um aquecedor a gás para a piscina.

As bombas de calor são equipamentos extremamente confiáveis, especialmente nos dias de mais calor. Contudo, em temperaturas mais baixas elas certamente vão te dar trabalho e não é porque elas são ruins, mas porque não foram projetadas pra isso.

Em locais mais quentes, o trocador de calor apresentará um diferencial de temperatura maior e, seguindo a mesma lógica, em dias mais frios o trocador de calor renderá menos.

Quando o trocador de calor é a melhor forma de aquecer a piscina?

O trocador de calor nos parece uma ótima forma de aquecer piscina quando instalado em regiões quentes, quando a temperatura ambiente normalmente não reduz para valores menores que 10 graus Celsius.

Ele também é uma boa pedida quando há a necessidade de automatizar a piscina. Vários modelos já vem com acessórios que possibilitam controlar até o tempo de filtração da piscina.

Para saber mais sobre este tipo de equipamento, confira estas outras publicações:

Dúvidas?

Fale Conosco!Esperamos que agora tenha ficado claro o porquê do gelo nas laterais da bomba de calor e também o motivo que o impede de aquecer a piscina em dias frios.

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente no campo de comentários logo abaixo ou entre em contato!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e conhece bem acerca de todos os assuntos relacionados com o setor. Desde o aquecimento até o processo de limpeza da piscina. Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Fluxostato e PressostatoEnergias renováveis • Como utilizá-las na piscina?