A última vez que falamos sobre os trocadores de calor foi a mais de quatro meses e, por isso, vamos conversar um pouco hoje sobre o consumo de energia deste tipo de aquecimento de piscinas.

A questão que vamos discutir hoje é uma dúvida comum entre aqueles que estão pensando em aquecer a piscina:

Por que o trocador de calor consome menos energia do que o aquecedor de piscinas tradicional?

Para responder, como sempre vamos partir do princípio…

O que é um trocador de calor

Trocador de calor para piscinaTrocador de calor, também chamado de bomba de calor, é um equipamento usado para elevar a temperatura da água da piscina. Ele pode ser instalado no nível da piscina e até mesmo num ponto mais alto.

Muitas vezes o trocador de calor é usado como sistema de aquecimento auxiliar para a piscina mas ele cumpre perfeitamente o papel de aquecedor principal.

Possui alguns componentes principais que fazem o sistema funcionar dentre os quais podemos citar:

  • compressor
  • evaporador
  • condensador

Dentro destes componentes circula o que chamamos de gás refrigerante e ele é a pista da razão da economia deste tipo de aquecimento.

Por que a bomba de calor consome menos energia

Os trocadores de calor na realidade são sistemas de refrigeração assim como a sua geladeira.

Como assim?

Calma! Vamos explicar…

Ao contrário da geladeira, que dispensa o calor, através de uma “grade” preta na parte traseira ou pelas paredes do equipamento, e utiliza o ar gelado para refrigerar o seu interior, a bomba de calor joga fora o ar gelado através de um ventilador e aproveita o calor gerado pelo sistema o transferindo para a água da piscina.

Apesar de não fazer muito sentido é um sistema de refrigeração usado para aquecer a água de piscinas.

Mas e quanto ao consumo de energia?

Como instalar o trocador de calor para aquecer bem a piscinaO consumo energético deste tipo de aquecedor é menor pois ele captura o calor do ar ao seu redor e o transfere para a água.

Ao contrário do que o aquecedor tradicional, que mais se assemelha com o funcionamento de um chuveiro ou de um ebulidor, no trocador de calor não se aquece um metal em contato com a água.

As bombas de calor aquecem um gás, chamado de gás refrigerante, utilizando um compressor (e não um resistor, comumente chamado de resistência) e com o auxílio da temperatura ambiente.

É por isso que ele gasta menos energia que um sistema tradicional que utiliza pura e simplesmente a energia elétrica como um ebulidor.

Alguns detalhes sobre os trocadores de calor

Como ele realiza uma troca de calor com o ambiente, ele funciona melhor em locais onde a temperatura ambiente é mais alta. Este “detalhe” é tão crítico que ele praticamente não funciona em locais onde a temperatura ambiente fica abaixo dos 5 ºC. Em contrapartida, localidades com médias de temperaturas maiores ele aquece a água com uma eficiência impressionante!

Como instalar corretamente o trocador de calorUma vez que ele expulsa o ar gelado através do seu ventilador, não se pode instalar um trocador de calor num ambiente fechado. Geralmente ele fica no lado de fora do recinto da piscina, caso ela seja fechada, assim como um aparelho de ar condicionado (que por sinal também é um sistema de refrigeração). O ideal é fazer sua instalação em um local onde ele possa tomar muito sol.

Como a captação do ar quente é feita através do evaporador, recomenda-se que a bomba de calor seja instalada longe de paredes e obstáculos que possam impedir o fluxo de ar para o seu interior. A maior parte dos fabricantes pedem pelo menos um metro de distância dele para qualquer parede.

Já escrevemos um texto com dicas para instalação do trocador de calor. Se ainda não viu, não deixe de conferir para saber mais sobre este tipo de equipamento:

Se você mora em Minas Gerais, pode contar com a gente para aquecer sua piscina. nossa equipe está sempre pronta para esclarecer suas dúvidas e também para instalar sua bomba de calor!

Para você que não é de Minas Gerais, recomendamos que evite aventureiros e adquira o aquecimento de sua piscina com uma empresa séria que consiga comprovar sua experiência e a satisfação dos clientes já atendidos.

Se quiser tirar alguma dúvida, fale conosco! Estamos no número 860 da Avenida Francisco Negrão de Lima, aqui na Pampulha, em Belo Horizonte, ok? Se estiver com um tempinho a mais, passe aqui! 😉

Estamos disponíveis também no contato@brasilpiscinas.com.br e no (31) 2520-7776. Será um prazer receber sua mensagem e te ajudar no que for preciso.

Publicações Recentes
Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
O que compõe um sistema de aquecimento solar de piscinasColetor do solar para piscina
Inline
Inline