Não é precisa ter uma piscina para saber que nos dias de frio ele certamente seria melhor se fosse aquecida, não é mesmo?

Já falamos bastante sobre aquecimento de piscinas aqui mas, como as dúvidas não param, decidimos jogar mais luz sobre o assunto e esclarecer de uma vez por todas estas questões relacionadas à temperatura da piscina nos dias frios:

  • Como aquecer minha piscina?
  • O que eu uso para esquentar a água da piscina?
  • Como elevar a temperatura da piscina sem gastar um rio de dinheiro?

Estas e outras questões serão respondidas a seguir. Vem com a gente!

Como aquecer a piscina

Antes de saber como aquecer a água da sua piscina, é bom que você saiba quais as tecnologias disponíveis para isso.

Hoje é possível aquecer uma piscina com:

  • Energia elétrica – tecnologia de chuveiro
  • Energia elétrica – tecnologia de trocadores de calor
  • Energia solar

Ainda é possível encontrar quem aqueça a piscina com sistemas a diesel, à lenha e etc. Mas, cá entre nós, vamos falar somente das melhores opções, ok?

A primeira delas…

Aquecendo a piscina com energia elétrica – tecnologia do chuveiro elétrico

Aquecedor elétrico para piscinasImagine quanto tempo você gasta para aquecer uma chaleira com água utilizando um ebulidor… Bem pouco, não é mesmo? Em compensação a quantidade de energia elétrica que se vai é colossal!

Este é o problema de usar este tipo de sistema para aquecer a piscina. A água fica quente muito rapidamente mas a conta de energia chega “arrancando o couro”!

A tecnologia deste tipo de aquecedor é a mesma usada em ebulidores e também em chuveiros elétricos: são resistores submersos que se aquecem e transferem seu calor para a água. Novamente, entre nós, o chuveiro elétrico não é nenhum tipo de tecnologia de ponta e muito menos o ebulidor, concorda?

Resumindo o aquecimento elétrico para piscinas: eficiente mas caro!

Aquecendo a piscina com energia elétrica – tecnologia de trocadores de calor

Quando o assunto são trocadores de calor a coisa muda de figura! É um outro sistema de aquecimento que eleva a temperatura da água aos poucos mas consumindo bem menos energia elétrica.

Como ele funciona?

Trocador de calor para piscinaO trocador de calor é um aquecedor elétrico que utiliza um sistema de refrigeração para realizar trocas de calor entre a água e um fluido superaquecido internamente.

Esta sim é uma tecnologia considerável!

Varia bastante de marca para marca e até mesmo de acordo com o modelo mas, de uma forma geral, este tipo de equipamento eleva a água da piscina de dois a três graus Celsius a cada dez horas de funcionamento.

Resumindo o trocador de calor para piscinas: aquece lentamente com um bom custo-benefício!

Aquecendo a piscina com energia solar

Coletor do solar para piscinaOs sistemas de aquecimento solar já são usados em piscinas há muitos anos mas nos últimos três ou quatro anos nós tivemos uma verdadeira revolução no que se refere à tecnologia dos materiais e também na forma com que são produzidos.

O solar piscina piscinas é especial pois funciona “sem boiler” e precisa, obrigatoriamente, de um sistema de circulação forçada. Em outras palavras: este tipo de sistema só funciona com uma motobomba para fazer a água circular da piscina para os coletores e vice-versa.

A eficiência, especialmente dos modelos mais novos, é impressionante e o consumo de energia é baixo mesmo quando comparado com o consumo do trocador de calor.

Resumindo o solar para piscinas: aquece rapidamente com um excelente custo-benefício mas só funciona durante o dia.

Quer ver um exemplo de aquecedor solar para piscinas funcionando? Dê uma olhada no vídeo que fizemos na casa de uma cliente da BRASIL PISCINAS. Mostramos bem de perto as placas no telhado para que você possa entender melhor do que se trata.

Vídeo de uma piscina aquecida com energia solar

Espero que agora você tenha uma boa ideia de como você pode aquecer a piscina da sua casa, clube, condomínio ou academia.

Para saber mais sobre estes equipamentos, dê uma lida no seguinte texto:

 

Veja também as fotos e o vídeo de uma outra piscina que construímos no condomínio Gran Royalle, em Lagoa Santa.

Caso queira falar com a gente, será um prazer te receber na Avenida Francisco Negrão de Lima, número 860, na Pampulha.

Se não puder passar por aqui, estamos disponíveis no contato@brasilpiscinas.com.br ou no (31) 2520-7776.

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Instalar o trocador de calor para aquecer bem a piscinaEnergia solar fotovoltaica
Inline
Inline