Aquecedor a Gás SibrapeFalamos há algum tempo atrás das diferentes formas de aquecer uma piscina. Você viu naquela publicação que cada sistema de aquecimento usado em piscinas oferece seus pontos positivos e seus pontos negativos.

Quando comparamos os aquecedores, fica nítida a economia proporcionada pelo sistema de aquecimento solar para piscinas, mas, em contrapartida, também é óbvio que seu investimento inicial não é o mais baixo.

Seguindo com estas comparações, hoje vamos conversar sobre os aquecedores a gás para piscinas.

Vamos mostrar os pontos fortes e os pontos fracos dos sistemas de aquecimento a gás usados em piscinas.

Sistema de aquecimento a gás para piscinas

O uso do gás para elevar a temperatura da água de piscinas não é uma coisa nova. É uma tecnologia difundida e sua permanência já mostra que apresenta vários pontos positivos.

Vamos começar falando deles, os pontos positivos do aquecedor a gás para piscinas…

Pontos positivos do aquecedor a gás para piscinas

Um dos primeiros pontos que precisa ser ressaltado é o fato destes sistemas de aquecimento baseados na combustão de gás natural ou gás GLP oferecerem um Delta incrível. Chamamos de Delta, a diferença entre a temperatura da água que entra no aquecedor e a temperatura que sai do aquecedor. Isso se traduz na velocidade com que este tipo de sistema aquece a piscina.

Aquecedor a gás para piscinasComparado com um trocador de calor, que oferece um Delta de aproximadamente 3º Celsius, o aquecedor a gás ultrapassa o diferencial de 10º Celsius!

Pelo fato de aquecer a piscina mais rapidamente, ele possibilita que o aquecimento da piscina possa ser pontual, esporádico, o que é consideravelmente burocrático quando o aquecedor é uma bomba de calor. Demorando para aquecer a piscina, o trocador de calor precisa ser ligado vários dias antes do dia em que se deseja a piscina aquecida.

Com um aquecedor a gás, é possível ligar o aquecedor e ter a piscina quente em poucas horas de funcionamento. É bem mais simples, certo?

Um outro ponto positivo é o tamanho do equipamento. Ele é compacto e consideravelmente mais leve do que bombas de calor e sistemas de aquecimento solar usados em piscinas. Seu volume é pequeno e pode ser comparado a um pequeno criado mudo.

Além do tamanho, da leveza e da alta eficiência, este tipo de sistema não depende do tempo para elevar a temperatura da água. Trocadores de calor e principalmente aquecedores baseados na energia solar, sofrem muito com os longos períodos sem sol ou com muita chuva. O aquecedor a gás “não quer nem saber do sol”! Ele é como um fogão: basta acionar um botão e já está aquecendo!

Pontos negativos do aquecedor a gás para piscinas

Como nem tudo são flores, e nós gostamos de ser honestos com você que acompanha nosso conteúdo, precisamos falar também dos pontos fracos deste tipo de sistema.

Aquecedores a gás não se destacam pela economia quando comparamos com o aquecedor solar nem tampouco quando comparamos com as bombas de calor. Ao contrário do que muitos pensam, para oferecer um diferencial de temperatura tão grande, o sistema consome muito gás e a conta no final do mês pode assustar você que imagina que “o gás é mais barato”.

Este consumo de gás pode gerar uma conta que chega a ser o dobro do consumo de um trocador de calor.

Outro ponto que não é tão bom se refere à praticidade. Para fazer uma automatização real, que não inclua a troca de botijões de gás, e sim um sistema de fornecimento de gás encanado (comum em prédios e condomínios), o custo da instalação pode ser maior. Além disso, caso não seja possível obter o gás encanado, de tempo em tempo será necessária a substituição dos botijões, o que não ocorre no aquecedor solar nem nos sistemas baseados em trocadores de calor.

Conclusão – Aquecedor a gás para piscinas, vale a pena?

Brasil Piscinas

Este tipo de sistema vale a pena! Contudo, é preciso avaliar o seu caso, levando em conta o local, a piscina e os hábitos de uso do ambiente da piscina.

Para nós, o aquecedor a gás oferece vantagens preciosas sobretudo para aqueles que não podem, em nenhuma hipótese, ter a água da piscina fria.

Hotéis, motéis, academias e clínicas normalmente praticamente param quando a água da piscina esfria, portanto, para estes clientes ele é, sem sombra de dúvidas, o melhor aquecedor para a piscina.

Se você tiver alguma dúvida, procure uma loja especializada em piscinas. Se quiser falar conosco, estamos sempre à disposição! Trabalhamos com piscinas a mais de vinte anos e temos tudo o que você precisa para garantir o lazer e o bem estar que só uma piscina aquecida pode proporcionar.

Se quiser passar por aqui, anote nosso endereço: Avenida Francisco Negrão de Lima, 860, Pampulha. Se quiser agendar a visita, utilize o email contato@brasilpiscinas.com.br ou o telefone (31) 2520-7776. Até a próxima!

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Energia solar fotovoltaicaAquecedor a gás para piscinas
Inline
Inline