Vazamentos são problemas que conseguem tirar o sono de qualquer pessoa. É impossível ver o revestimento da parede estufando com sinais de infiltração e não se preocupar, afinal, dependendo da situação, o vazamento pode causar danos estruturais na construção.

Contudo, quando ele aparece assim, visualmente, fica fácil identificar o motivo do problema e agir para corrigir. O problema é quando ele acontece em locais subterrâneos como a piscina, por exemplo. No Brasil, a maior parte das piscinas é enterrada, ou seja, é feita a escavação do terreno para que ele possa receber a piscina e, por isso, pode ser complicado para identificar o local exato do vazamento.

Se esse é o seu problema, se tem encontrado o nível da piscina cada vez mais baixo e não consegue saber por onde essa água está indo embora, a conversa hoje é contigo porque vamos falar sobre equipamentos para detecção de vazamentos.

Na realidade vamos conversar sobre um tipo específico de dispositivo capaz de localizar vazamentos na piscina.

O nível da água da piscina

Antes de bater o martelo e dizer que existe vazamento na piscina, é sempre interessante fazer um teste para ter certeza de que a causa do problema é de fato um vazamento de água.

É uma etapa importante pois se a área da piscina é grande, a evaporação pode ser responsável por levar embora uma grande quantidade de água diariamente. Isso acontece especialmente quando a piscina não é coberta, quando possui prainha ou outros diferenciais que aumentam a superfície de contato da piscina com o ar ambiente e quando não possui nem capa térmica nem capa de proteção.

Em todas essas circunstâncias é possível ter uma grande perda de água para o ambiente por meio da evaporação e para se certificar de que é realmente um vazamento, a nossa sugestão é o famoso “teste do balde”.

Teste do balde para identificar vazamentos

Teste do balde para identificar vazamento na piscinaO teste do baldo consiste em separar um determinado volume de água da piscina para observar se ele está abaixando da mesma forma que o restante.

Conforme a imagem acima, a marcação interna do balde mostra o início do teste e a marcação na parte de fora do balde, feita posteriormente, mostra que a água da piscina desceu mais do que a água no interior do balde.

Mais adiante falaremos especificamente sobre esse procedimento que pode ser feito em qualquer piscina.

Se depois de alguns dias você identificou que a água da piscina desceu mais que a do balde, a chance de estar lidando com um vazamento na piscina é enorme.

Equipamento de detectar vazamento em piscinas

Dentre as formas de encontrar o local exato do vazamento na piscina, podemos destacar alguns equipamentos.

O mais utilizado atualmente é chamado de Geofone. É um dispositivo composto de sensores com alta capacidade de captação sonora em conjunto com fones de ouvido ultra sensíveis que permitem que o operador consiga ouvir o ruído provocado pelo vazamento.

Mas o vazamento faz barulho?

Geofone para piscinaPor incrível que possa parecer, todo vazamento de água provoca ruídos e com o geofone é possível ouvi-los.

As piscinas de vinil não têm apresentado problemas com vazamentos por dois motivos:

  1. Elas são relativamente novas e, por isso, os vazamentos são mais raros;
  2. O próprio bolsão de vinil é uma camada impermeável que impede o surgimento de vazamentos do tanque.

As piscinas que mais apresentam esse tipo de problema são as de fibra, especialmente quando mal instaladas, e também as de alvenaria ou concreto armado cujo revestimento não é vinílico.

A utilização desses equipamentos para localizar vazamentos não é de fato barata, por isso, uma das alternativas que o proprietário da piscina pode querer é o que chamamos de adequação em vinil. É basicamente a adequação da piscina para que ela possa receber um revestimento de vinil.

Na nossa página de piscinas construídas mostramos várias adequações que fizemos e o resultado é sempre incrível pois, além de resolver o problema do vazamento, a instalação do vinil também significa uma renovação no aspecto visual do ambiente.

Quer saber mais sobre o uso do Geofone?

Fale com a BRASIL PISCINAS! Nós trabalhamos com construção de piscinas, mas também fazemos reformas em piscinas e um dos grandes motivos pelo qual nos procuram é para identificar e resolver vazamentos em piscina.

Inclusive já falamos um pouco sobre esse tema em algumas outras publicações. Se quiser saber mais, acesse:

Seguimos sempre à sua disposição aqui na Av. Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, Belo Horizonte.

Se não conseguir passar por aqui, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo formulário de contato, pelo email ou mesmo pelo telefone: (31) 2520-7776. Será um prazer falar contigo! Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Adequação em VinilVazamento ou evaporação?