Em uma publicação passada, onde falávamos sobre o funcionamento do gerador de ozônio para piscinas, recebemos alguns comentários com a pergunta do título. Como é uma dúvida recorrente, resolvemos responder com este texto. Então se você já se perguntou sobre a mistura de cloro com ozônio, se tem alguma dúvida sobre o uso de cloro em piscinas tratadas com ozônio, ou sobre o uso de ozônio em piscinas que recebem cloro diariamente, esse artigo é pra você!
Índice
Como sempre, vamos introduzir o assunto para quem está por fora do tema e na sequência respondemos a essas questões, combinado?
O tratamento de piscinas
A ideia de aplicar cloro ou ozônio na piscina tem relação com a necessidade de reduzir para níveis aceitáveis a contaminação da água da piscina.
Para além desse controle da atividade microbiológica, a ação do cloro ou do ozônio visa deixar a água visualmente agradável, sem odor, sem coloração e permitir que o ambiente proporcione o máximo de relaxamento e conforto de forma segura.
Todo esse poder só acontece devido à capacidade que o cloro tem de “oxidar” as impurezas que se encontram na água. Essa capacidade de oxidação que o cloro possui é tão forte que ela fica sempre visível em toda e qualquer embalagem que contiver o produto através de um símbolo específico.
A oxidação é algo relativamente técnico, mas podemos simplificar como sendo o processo de perda de elétrons que uma substância passa.
Não significa muita coisa para quem está longe da escola há algum tempo né? Ok…
Vamos pensar então que a oxidação é um simples processo químico que se dá pela reação de um composto orgânico e um agente oxidante.
No universo das piscinas, o cloro é o agente oxidante e, como dissemos agora há pouco, as impurezas da piscina são os compostos orgânicos em questão.
O ozônio
O cloro é usado em piscinas porque reúne uma série de características que o tornam um excelente produto para piscinas. Em outras palavras, o cloro é, no geral, um produto bom e barato para manter a água de piscinas livre de microrganismos indesejados.
O ozônio entra nesta equação por dois motivos: porque ele também possui várias características extremamente desejáveis para um produto usado na limpeza de piscinas e também porque o cloro deixa a desejar em alguns pontos específicos.
Quem tem alergia ao cloro pode se beneficiar de uma piscina tratada com ozônio, por exemplo.
Como se não bastasse, o ozônio chega a ser mais rápido e bem mais potente que o próprio cloro quando se trata de capacidade de oxidação de impurezas.
Contudo, se você nos acompanha, já deve saber que não é recomendado eliminar totalmente o cloro e tratar a piscina somente com ozônio e é desse ponto que vem a dúvida do título…
Posso misturar ozônio e cloro na piscina?
É uma pergunta inteligente e, como sempre, vamos por partes… Na prática, mesmo que você quiser, você dificilmente vai conseguir misturar ozônio do gerador de ozônio para piscinas com cloro usado no tratamento da água.
Essa dificuldade existe porque quando o ozônio (O3) é injetado na água da piscina, ele reage quase que instantaneamente e acaba sendo transformado em oxigênio comum (O2) novamente.
Por ser uma molécula extremamente instável, o ozônio dura no máximo alguns poucos segundos na água e isso impede que você encontre de fato a mistura do ozônio com o cloro.
Este mesmo motivo explica o fato de que, se já é difícil encontrar essa mistura na água que passa pela casa de máquinas, imagine agora encontrá-la na piscina, onde os usuários ficam…
Por isso, é totalmente seguro utilizar o ozônio em piscinas tratadas com cloro e, na realidade, todas as piscinas que fazem uso do gerador de ozônio devem também utilizar o cloro para manter um residual de proteção na água.
Para saber mais sobre o ozônio no tratamento de piscinas, acesse nosso blog. Temos diversos textos onde explicamos com detalhes seu funcionamento.
Vamos reunir alguns deles aqui para facilitar:
- Gerador de ozônio;
- O que muda na piscina tratada com ozônio;
- Como funciona o gerador de ozônio para piscinas;
- Como o gerador de ozônio injeta o gás desinfetante na piscina.
Na prática, o ozônio é um gás tóxico para o ser humano, mas é muito difícil ter contato com ele e principalmente fazê-lo entrar em contato com o cloro presente na água da piscina.
No manual de qualquer gerador de ozônio você vai encontrar essas informações, afinal, se for uma casa de máquinas fechada, é importante entender que se trata de um gás prejudicial, e até letal, para a saúde. Contudo, é um equipamento 100% seguro se for instalado e utilizado conforme as instruções do fabricante.
Se parar para pensar, até um fogão precisa ser usado corretamente, não é mesmo?
Quer instalar um gerador de ozônio na sua piscina?
Agora que você entendeu a segurança do ozônio na limpeza da piscina, entre em contato com a BRASIL PISCINAS para viabilizar a instalação do seu equipamento.
Especialmente se você possui uma piscina coletiva, como as de academias, clubes ou clínicas, vai se encantar com os benefícios do ozônio no tratamento da água!
Trabalhamos com geradores de ozônio modernos e instalamos em toda grande Belo Horizonte.
Se quiser passar aqui para bater um papo, estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, ok?
Se preferir, fale com a gente pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br.
No esquema de ligação e funcionamento de ambos os equipamentos, qual deve ser instalado primeiro, o ozonizador ou gerador de cloro ? Existe alguma ordem a se seguir ?
Obrigado.
Boa tarde, Ewerton! Obrigado pelo comentário!
É sempre bom avaliar cada piscina individualmente, mas, via de regra, o gerador de cloro deve ser instalado como último equipamento na tubulação de retorno.
Qualquer dúvida que permanecer, entre em contato através do telefone, WhatsApp ou email.
A temperatura ambiente e a temperatura da piscina (obtidas e mantidas por aquecedor solar e teto retrátil) para manter temperatura confortável para os usuários da piscina, podem causar alguma reação alérgica ?
Bom dia, Maurício! Obrigado pelo comentário!
O ozônio é conhecido justamente por ser recomendado para pessoas com alergia ao cloro haja vista que seu poder de oxidação é superior ao do cloro. Contudo, é sempre importante manter a limpeza da piscina sendo feita de forma correta caso contrário pode haver o aparecimento das cloraminas, composto responsável pelo desencadeamento de reações alérgias, ok?
Qualquer dúvida que permanecer, entre em contato através do telefone, WhatsApp ou email.
Então não podemos ozonizar água tratada com cloro? O cloro seria um inibidor de O3?
Olá, Thaissa! Obrigado pelo comentário!
Pode sim! Aliás, é muito benéfico principalmente para a qualidade da água que vai ficar com um nível de cloro bem menor do que deveria ficar se fosse tratada apenas com o cloro, ok?
Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!
Boa tarde o ozônio parou água ficou barrenta e os parâmetros desceu posso usar clarificante e algicida.
Bom dia, Raimundo! Obrigado pelo comentário!
Pode sim, muito embora o processo de limpeza de uma piscina seja um pouco mais complexo que isso, mas, respondendo de maneira objetiva, pode sim!
Qualquer dúvida que permanecer, entre em contato através do telefone, WhatsApp ou email.