Se você acompanha nossas publicações, deve ter visto que falamos um pouco sobre a norma técnica que rege a construção de piscinas no Brasil. Logicamente, os dispositivos de sucção não poderiam ficar de fora da regra, afinal, nosso país já foi palco de várias tragédias envolvendo estes itens.

Para quem não conhece a regra, segue o link da publicação onde falamos especificamente dela:

Hoje vamos conversar um pouco acerca do que esta norma fala no tocante aos bocais de sucção e retorno da piscina.

O que a NBR 10339 fala dos bocais de sucção da piscina?
De acordo com a NBR 10339 da ABNT, como é feita a instalação dos dispositivos de retorno da piscina?

Para descobrir estas e várias outras questões relacionadas à NBR 10339 Piscina – Projeto, Execução e Manutenção e os dispositivos de sucção e retorno da piscina, vem com a BRASIL PISCINAS!

A ABNTA ABNT

Uma pequena retrospectiva para quem não está por dentro do funcionamento da construção de piscinas no Brasil.

ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas. É uma instituição privada que não possui fins lucrativos e tem um papel fundamental na padronização de técnicas de produção no território nacional.

“A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para a total e ampla compreensão e identificação dos mesmos.”

A Norma 10339 da ABNT

A ABNT criou a norma NBR 10339 Piscina – Projeto, Execução e Manutenção para estabelecer os requisitos e parâmetros para projetos, construções, instalações e segurança no uso e operação aplicáveis a todos os tipos de piscinas.

Ela fala de vários pontos e um deles é o assunto da publicação de hoje: os dispositivos de sucção e retorno piscina.

Os dispositivos de sucção e retorno piscina

De acordo com a norma, os sistemas de sucção da piscina precisam ser projetados, instalados e utilizados visando a segurança do usuário da piscina.

Pode parecer óbvio mas é preciso deixar claro que nada na regra é por acaso. Pelo contrário, é esta premissa que justifica todos os parâmetros determinados pela regra.

A partir dessa proposição, o projeto e a sua execução devem atender um dos seguintes requisitos:

  1. Ralos de fundo da piscinaCriar um sistema de sucção com pelo menos dois ralos de fundo (drenos) e estes dispositivos precisam ser equipados com grelhas que não permitam o aprisionamento de pessoas e animais. É um tipo de dispositivos chamado de “dispositivo antiaprisionamento“. É necessário que se instale pelo menos dois e eles estejam interligados entre si. Entre esses dispositivos de sucção, é preciso que haja um espaço de pelo menos um metro e meio, medindo a partir do centro do dispositivo;
  2. Criar um sistema de captação de água pela superfície da piscina, utilizando o chamado “skimmer” ou canaletas, semelhantes às calhas usadas na construção de piscinas com borda infinita, cuja vazão seja apropriada para a sucção da motobomba da piscina;
  3. Em piscinas em que a sucção for feita somente pelo skimmer, sem o uso de ralos de fundo, é preciso dimensionar pelo menos dois skimmers para que haja a possibilidade de aprisionar usuários na sua superfície;
  4. Criar um sistema de sucção de água com um ralo de fundo (dreno) equipado com grelha antiaprisionamento. Neste caso, é preciso construir um tanque intermediário de sucção indireta que possua entrada de ar para que, caso alguém consiga encostar no ralo de fundo a sucção não seja capaz de fazer uma força grande o suficiente para prendê-lo;
  5. Criar um sistema de sucção de água utilizando um ralo de fundo com grelha antiaprisionamento cuja velocidade máxima de escoamento da água seja de meio metro por segundo e cujas dimensões sejam ao menos 46 centímetros por 59 centímetros.
    Com estas dimensões o corpo humano não conseguirá obstruir área suficiente para que haja risco de aprisionamento.

O ralo de fundo

Quanto ao ralo de fundo da piscina, a NBR 10339 determina o seguinte:

  • O ralo de fundo deve estar equipado com uma tampa antiaprisionamento;
  • Toda piscina nova deve ter ao menos dois ralos de fundo e eles precisam ser dotados da tampa anti-aprisionamento;
  • Os ralos de fundo devem estar a pelo menos um metro e meio de distância entre si;
  • Se o fabricante do ralo de fundo permitir, este dispositivo pode ser instalado também na parede da piscina, seguindo as instruções do próprio fabricante;
  • O ralo de fundo da piscina deve ter um poço com pelo menos uma vez e meia o tamanho da tubulação utilizada, medindo do seu fundo até a tampa antiaprisionamento.

Dispositivo de retorno da piscinaOs dispositivos de retorno

Quanto aos dispositivos de retorno da piscina, a ABNT determina, com a publicação da norma NBR 10339, o seguinte:

  • Eles devem ser instalados sempre abaixo da superfície da água, quando a profundidade da piscina permitir;
  • A velocidade na saída dos dispositivos de retorno deve ser no mínimo 3 metros por segundo;
  • Deve haver um bocal de retorno a cada 50 metros quadrados de superfície da piscina ou um dispositivo de retorno para cada 50 metros cúbicos de água;
  • A não deve ser construída com apenas um dispositivo de retorno. Ela deve ter ao menos dois.

Os dispositivos de aspiração

Quanto aos dispositivos de aspiração, a ABNT só determina que eles tenham uma tampa de fechamento automático.

Alguma dúvida?

Estes são apenas alguns dos pontos que consideramos importantíssimos na construção, na operação e no uso das piscinas quando o assunto são os dispositivos de sucção e de retorno.

Para ter acesso à norma completa, acesse o link: NBR 10339 de 2018.

Se tiver ficado com alguma dúvida, ou se quiser ter uma piscina em casa e não ter que se preocupar com todos estes itens, conte com uma empresa especializada em construção de piscinas para executar seu projeto.

Não se esqueça que vários dos itens citados na NBR 10339 se referem à fase de planejamento e projeto da piscina. Em outras palavras:

Não adianta ter uma construtora excelente se o projeto não for bem feito, ok?

E mais uma vez: se precisar de algo, fale conosco!

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina pequena de alvenariaPedra para piscinas

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: