Depois do grande dilema que é a escolha do tipo da piscina, ainda existem alguns outros que merecem atenção. Independente da escolha, a conversa sempre chega às pedras para o entorno da piscina. São tantas opções que normalmente essa etapa acaba se prolongando!

Já falamos algumas vezes sobre o uso de azulejos em piscinas de alvenaria e também sobre o uso de pastilhas como revestimento. Hoje vamos deixar de lado o revestimento da piscina e vamos falar do ambiente como um todo.

Você vai ver que algumas pedras são interessantíssimas não só pela questão estética mas também por uma série de características que as tornam ideais para finalizar o processo de construção da piscina.

Pedra para piscinasPedras para piscina

Se você acompanha nossas publicações já deve ter visto nossos textos com fotos de piscinas de vinil e deve ter notado que existem diversas estampas que simulam um revestimento de pedras.

Essa busca pela aparência das pedras não é à toa! As pedras usadas no ambiente da piscina transmitem um enorme requinte à obra finalizada.

Mas o que essa pedra precisa ter para ser considerada uma pedra ideal para o ambiente da piscina?

Características ideais para pedras para o entorno da piscina

As pedras podem ser usadas tanto no revestimento da piscina quanto no entorno e na borda.

De acordo com o local da aplicação, a pedra deve apresentar determinadas características…

Resistência Mecânica

A pedra precisa resistir a ação do tempo bem como aos possíveis choques com materiais pesados, pontiagudos, cortantes, etc.

Na prática, a pedra precisa ser dura mas resistente às dilatações e contrações às quais será submetida quando instalada na região da piscina.

Resistência Térmica

A ideia de ter resistência térmica faz sentido quando você vai à praia e não consegue andar descalço pois a temperatura da areia está muito alta.

Ninguém quer, podendo escolher, andar com os pés queimando, não é mesmo?

Por isso a escolha da pedra da piscina deve ser feita sempre com a sua resistência térmica em mente.

piso antiderrapante para piscina 300x169 - Pedras para o entorno da piscinaPropriedade antiderrapante

Para poder ser instalada na borda e também no entorno da piscina, a pedra deve ser antiderrapante, ou seja, não deve facilitar que as pessoas escorreguem mesmo quando estiverem com os pés molhados.

Algumas pedras são naturalmente antiderrapantes e outras podem receber um tratamento específico para aumentar sua aderência e permitir que seja usada nos arredores da piscina.

Aspecto visual

Normalmente as pessoas escolhem pedras que, no final da obra, conseguem produzir um ambiente agradável, aconchegante, convidativo.

Essas características também são fundamentais já que a piscina normalmente é a área mais visitada da casa nos dias de churrasco e outros eventos com a família e com os amigos.

Pedras para o entorno da piscina

O entorno da piscina normalmente é um local que fica sob o sol. Com isso em mente, não é interessante escolher qualquer pedra, afinal, além de não resistir bem à ação da dilatação e da contração constante, ela não deve esquentar demais e acabar dificultando o trânsito de pessoas descalças.

Um outro ponto a ser observado na hora de escolher a pedra para o entorno da piscina é a sua capacidade de ser antiderrapante.

Um local onde não se pode brincar de escorregar é na beira da piscina… Ali provavelmente haverá uma série de móveis, talvez vasos de plantas e principalmente a borda da piscina!

Essas são as duas características ideais para uma pedra poder se considerada ideal para o entorno da piscina.

Alguns exemplos que atendem a estes requisitos são os seguintes…

pedra sao tome para piscinas 300x225 - Pedras para o entorno da piscinaPedra São Tomé

A pedra São Tomé é uma das mais utilizadas no entorno de piscinas comerciais e residenciais.

Ela é bem durável e tem uma resistência térmica altíssima.

Como se não bastasse, ela proporciona ao ambiente um clima de férias, de lazer e diversão.

Talvez seja pelo fato de que praticamente todo clube utilize esta pedra em volta da piscina.

Granito

Apesar de, à primeira vista, parecer estranho, o granito também é uma excelente pedra para o entorno da piscina.

Por ser extremamente duro, ele é resistente e pode se manter por várias décadas sem a necessidade de realizar qualquer tipo de manutenção.

Assim como a pedra São Tomé, o granito também tem uma boa resistência térmica e não permite que as pessoas queimem os pés mesmo quando o sol está impiedoso.

Como se não bastasse, dentre todas as pedras que você pode escolher para revestir o entorno da piscina, o granito entrega um resultado de cair o queixo!

pedra marmore travertino para piscina 300x200 - Pedras para o entorno da piscinaMármore

O mármore é outra pedra que atende bem estes requisitos. Ele é super resistente à ação do tempo e consequentemente pode se manter por décadas no entorno de uma piscina de alvenaria, de vinil ou de fibra.

Ele tem uma boa resistência térmica, o que permite que ele não atinja altas temperaturas mesmo sob o sol intenso.

E como você pode ver na imagem, também confere ao ambiente um visual singular.

É uma excelente opção para quem quer revestir o piso em volta da piscina com uma pedra não tão cara quanto o granito mas que ofereça um resultado final estonteante.

Pedra mineira

Uma outra possibilidade é a pedra mineira.

A pedra com esse nome lindo também confere ao ambiente um visual maravilhoso.

Ela tem uma longa vida útil, é fácil de ser manipulada, da instalação à manutenção, e apresenta um excelente conforto térmico mesmo sob um “sol de estalar mamona”!

Aqui em Minas todos entendem essa expressão e todos gostam de poder caminhar tranquilamente ao lado da piscina nos dias de sol.

E então, qual pedra você vai escolher para o ambiente da sua piscina?

Com todas essas sugestões de pedras para o entorno da piscina, é hora de entrar em contato com a BRASIL PISCINAS e viabilizar a construção da sua piscina.

Dê uma olhada nos nossos últimos projetos executados e inspire-se! Para te ajudar com a inspiração, assista esse vídeo onde mostramos a piscina do nosso querido cliente Túlio. Construímos uma área gourmet completa com piscina.

Repare que a escolha das pedras para o entorno da piscina foi decisiva para conseguir o clima que queríamos no ambiente.

Brasil PiscinasNós trabalhamos com piscinas há mais de duas décadas e atendemos todo o estado de Minas Gerais. É fato que vez ou outra saímos do estado para construir uma piscina aqui e outra ali…

Na nossa última viagem maior construímos a piscina do Lucas Pratto, lá em São Paulo. Nos enchemos de orgulho com o resultado da obra e também com a camisa autografada que ganhamos!

Quer um pouco mais de inspiração? Recomendamos essa lista repleta de espaços gourmet com piscina.

Para falar conosco, utilize nosso formulário de contato rápido ou, se preferir, passe por aqui! Estamos na Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, ok?

Também estamos sempre disponíveis pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br.

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
NBR 10339 de 2018, a norma da construção de piscinas
Inline
Inline

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: