A filtração de piscinas residenciais e especialmente de piscinas grandes, comerciais e de alto desempenho, se dá através de grandes filtros de areia. Contudo, essa areia não é a mesma daquela encontrada na praia: é uma areia especial para filtros.

Para sanar qualquer tipo de dúvida que você possa ter acerca da areia usada no filtro da piscina, hoje vamos falar especificamente dela.

Você sabe qual a diferença entre a areia especial para filtros e a areia da praia?
Sabe por que não podemos usar qualquer areia no filtro da piscina?
Afinal, por que este tipo de areia é tão especial?

Essas e outras perguntas vamos responder agora mesmo! Vem com a BRASIL PISCINAS!

O filtro de areia

O filtro mais usado em piscinas maiores é o filtro de areia. Seu nome não é em vão, afinal, o elemento filtrante em seu interior é realmente uma areia especial para filtros de piscinas.

Para entender bem como funciona a filtração, dê uma olhada na seguinte imagem:

Filtro sem areiaEssa foto registra um filtro cujo tanque foi aberto lateralmente para que pudéssemos ver o seu interior.

Como é possível perceber, o filtro de areia usado em piscinas é basicamente um tanque cheio de areia por onde a água da piscina é forçada a passar.

Conforme a função selecionada, o cabeçote do filtro gira e direciona o fluxo da água.

Se quiser saber mais sobre cada uma das funções do filtro da piscina, acesse: Funções do Filtro da piscina.

A areia especial para filtros

Granulometria da areia especial para filtrosA areia usada no interior deste tipo de filtro é especial por um motivo simples: ela tem sua granulometria controlada.

Granulo o quê?

Granulometria. É a determinação das dimensões das partículas do elemento filtrante.

Ter sua granulometria controlada significa, em outras palavras, que é uma areia cujos grãos são de um tamanho específico.

Mas que diferença isso faz na filtração da água?

Na realidade, qualquer areia pode ser utilizada como elemento filtrante. Os filtros de piscina utilizam esta areia especial para filtros pois os equipamentos em que ela vai embarcada possuem um componente chamado de Crepina.

Essa crepina é responsável por permitir a passagem da água sem deixar que a areia vá junto. E é aqui que está o problema!

Se utilizarmos qualquer areia, como a areia da praia, por exemplo, os grãos mais finos da areia não ficarão retidos nas crepinas e acabarão no fundo da piscina.

Tanto é verdade que, com o passar do tempo, é comum vermos pequenas quantidades de areia no fundo da piscina.

Quando trocar a areia especial do filtro?

Trocar areia do filtroQuando vemos areia no fundo da piscina ou mesmo quando percebemos que a filtração já não consegue mais reter as impurezas filtradas, significa que está na hora de substituir a carga de areia do filtro.

Ela pode estar com uma granulometria já reduzida, o que possibilita que seus grãos menores vão parar no fundo da piscina.

Outra possibilidade que explica a queda na sua capacidade de retenção de impurezas é a diminuição na própria quantidade de areia no interior do filtro, afinal, conforme seus grãos vão diminuindo de tamanho, eles acabam saindo do filtro e indo para a piscina.

Se não quiser aguardar nenhum destes momentos para ter que fazer a troca da areia especial do filtro de forma corretiva, é possível trocar a areia anualmente ou mesmo a cada dois anos para evitar maiores problemas.

A vida útil da areia varia de acordo com uma série de fatores mas um prazo de um ou dois anos é um bom ponto de partida para analisar qualquer situação.

Como trocar a areia do filtro

A forma de trocar a areia do filtro varia de acordo com o modelo do filtro. A maior parte deles requer a desmontagem do filtro e remoção do cabeçote.

Em seguida, basta retirar a areia pela parte superior do filtro e por ali mesmo adicionar a areia nova.

É importante dizer que não é uma tarefa simples e normalmente requer mais de uma pessoa. Além disso, é preciso centralizar o tubo coletor das crepinas para que ele se encaixe corretamente ao cabeçote na hora de remontar todo o sistema.

Dúvidas com relação à areia especial para filtros?

Brasil PiscinasFale com a BRASIL PISCINAS! Trabalhamos com construção de piscinas há mais de duas décadas e estamos perfeitamente familiarizados com a construção e manutenção de casas de máquinas, incluindo obviamente o conjunto filtrante.

Sempre que precisar checar a vida útil da areia do filtro, conte com uma equipe especializada como a nossa.

Nossa empresa está sediada à Avenida Francisco Negrão de Lima, nº 860, na Pampulha, em Belo Horizonte. Atendemos todo o estado de Minas e por vezes vamos para fora do estado para atender clientes especiais.

Se quiser passar por aqui, fique à vontade! Se quiser falar pelo telefone ou pelo email, seu contato também será muito bem-vindo no contato@brasilpiscinas.com.br ou no (31) 2520-7776, ok?

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
A importância do pré filtro