Numa piscina em funcionamento, todos os componentes possuem uma função determinada e de alguma forma útil para o sistema. Fica clara a função do filtro da piscina, a função da motobomba, a função do skimmer, etc. Contudo, qual a importância do pré filtro da piscina?

É para responder a esta questão que a BRASIL PISCINAS vem conversar com você hoje!

Pré filtro da motobombaPré filtro?

Para você que não sabe bem do que se trata o pré filtro, vamos “dar nome aos bois”…

Pré filtro é um espaço, um compartimento presente em todas as motobombas de piscinas residenciais.

Dentro dele existe um cesto que acumula sujeiras maiores de tempos em tempos e se você não realiza a limpeza do seu, provavelmente ele está quase obstruído de tanta sujeira.

Pra que serve o pré filtro?

A importância do pré filtro é exatamente esta descrita acima!

Encher de sujeira e obstruir o fluxo da água?

Não, não assim!

O pré filtro é importante para impedir que sujeiras maiores como folhas, moedas, clipes, grampos de cabelos e outros objetos entrem em contato com a parte da motobomba responsável pela circulação da água.

Na prática, se uma moeda entra pelo bocal de aspiração, ela certamente vai parar no pré filtro.

Se a motobomba está sem o cesto do pré filtro, essa moeda pode entrar na motobomba e danificar o rotor.

Rotor da piscinaRotor?

Para quem não é do universo das piscinas, vamos dar os detalhes…

Rotor é um componente interno da motobomba feito de termoplástico e trabalha girando muito rapidamente.

Enquanto a motobomba está ligada ele gira tão rápido que qualquer coisa que entre na motobomba e não seja água tem capacidade de danificá-lo.

Adicionalmente, se não danificar o rotor, é possível que essa impureza agarre em seus orifícios e acabe obstruindo a passagem da água.

A importância do pré filtro

Por isso é importante manter o pré filtro sempre limpo e sempre com o cesto no lugar correto e da forma correta.

A maior parte das motobombas não permite que o cesto seja colocado de forma incorreta. Entretanto, é importante checar duas vezes pois ainda que ela não permita, se fizer força é possível que a tampa do pré filtro seja fechada com o cesto enviesado.

Se o cesto não conseguir reter as impurezas que são sugadas pela motobomba, em algum momento, mais cedo ou mais tarde, a motobomba precisará de manutenção para limpar o rotor e não o pré filtro.

Convenhamos: é mais fácil limpar o pré filtro do que o rotor da motobomba, não é mesmo?

Conclusão

Brasil PiscinasAgora que você já sabe a importância do pré filtro da piscina, não esqueça de manter o da sua piscina limpo ou contar com uma empresa especializada em limpeza de piscinas para que você não tenha problemas posteriores, ok?

Se tiver ficado com alguma dúvida com relação ao pré filtro ou relacionado a alguma outra coisa do universo das piscinas, fale conosco! Atuamos no mercado de piscinas há mais de duas décadas e estamos perfeitamente familiarizados com cada uma das peculiaridades desse setor.

Construímos piscinas de alvenaria, de concreto armado e também piscinas de vinil. Para ver alguns dos projetos que executamos, acesse nossa página Projetos Executados.

Se quiser passar aqui e tomar um café conosco, fique à vontade! Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, ok?

Se preferir, fale com a gente pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br. Até a próxima!

Fale conosco

Motobomba de piscinas: guia rápido de problemas e soluções - Parte 2Areia especial para filtros