Se você é conhece minimamente o universo das piscinas, deve conhecer o famoso filtro para piscinas. Ele é comumente chamado de filtro de areia pois há décadas é utilizado com esse elemento filtrante: a areia especial para filtros.

Contudo, hoje viemos de uma novidade excelente! Viemos falar da Zeólita, Zeolita ou Zeolite: um componente que, assim como a areia, é inserido no filtro da piscina e consegue reter as impurezas que porventura venham a entrar em contato com a água evitando a turbidez e outros problemas relacionados à falta de filtração.

Está cansado de trocar a areia do filtro anualmente?
Acredita que seu filtro pode render mais?
A performance do seu filtro deixa a desejar?

Então vem com a gente conhecer a Zeólita para filtro de piscinas.

Como funciona a filtração

Antes de mais nada, vamos relembrar como funciona a filtração da piscina…

Função FILTRAR do filtro da piscina

O filtro usado em piscinas, sejam elas residenciais ou comerciais, utiliza uma areia especial como elemento filtrante.

Com o funcionamento da motobomba, a água da piscina é forçada a passar através da areia que, ao permitir a passagem da água e impedir a passagem da sujeira, realiza a filtração que mantém a água cristalina como desejamos.

Toda essa carga de areia é inserida no filtro e possui uma espécie de vida útil que varia de caso para caso mas, via de regra, deve ser trocada anualmente.

Além dessa frequência de substituição da areia, a performance desse sistema também não agrada muita gente, especialmente aqueles que têm um filtro pequeno ou subdimensionado.

Para saber mais sobre a importância da filtração, acesse: A filtração da água.

A Zeólita como solução

Zeólita para piscinasA Zeólita surgiu no mercado de piscinas como uma alternativa para a areia dos filtros e as suas características oferecem grandes vantagens quando comparada com esse elemento filtrante tradicional.

A Zeólita inicialmente foi usada com o objetivo de descontaminar a água de rios e lagos pois era capaz de reter contaminantes e metais.

Hoje sabemos que a Zeólita é um mineral poroso capaz de reter ferro, manganês, amônia, arsênio, inseticidas, mercúrio, cobre e diversos outros contaminantes de forma eficiente.

Além de todos esses contaminantes, a Zeólita também é capaz de as cloraminas. Se você não sabe bem o que são as tais cloraminas, podemos resumir da seguinte forma:

Cloraminas são responsáveis pelo cheiro forte de cloro na água, pela ardência nos olhos e pelo agravamento de quadros alérgicos relacionados com o cloro. Na prática, ela representa a parte ruim de usar o cloro na limpeza de piscinas.

Para saber mais sobre as cloraminas, acesse: Água da piscina com forte cheiro de cloro? Saiba o que fazer!

Como dissemos, a Zeólita substitui a areia do filtro com muitas vantagens. Dentre elas, podemos citar a economia e a eficiência.

Eficiência da Zeólita no filtro da piscina

Além de reter metais, a Zeólita retém impurezas menores. Isso significa uma capacidade maior de deixar a piscina transparente.

A areia especial para filtros retém materiais de até 20 micra. Quando observamos a Zeólita, vimos que ela consegue reter partículas de até 0.5 micra. É uma capacidade de retenção absolutamente superior à da areia.

Economia da Zeólita no filtro da piscina

A Zeólita é mais fácil de lavar, ou melhor, de retrolavar. Se o seu filtro com areia demora cerca de 1 minuto retrolavando, com Zeólita ele deve demorar cerca de 40 segundos. É uma redução no consumo de água e de produtos químicos, afinal, a água que vai para o esgoto era tratada, não é mesmo?

Isso sem falar na pequena, mas recorrente, economia de energia que se dá ao diminuir o tempo de retrolavagem.

O Incentivo para o cloro livre

Ao reter as cloraminas, a Zeólita promove a manutenção do cloro livre na água. Se você conhece como funciona o tratamento químico de piscinas, sabe bem que a formação de cloraminas reduz a disponibilidade de cloro livre e isso acaba comprometendo a eficiência da oxidação e da sanitização do cloro adicionado à água.

Na prática, uma água com uma redução constante de cloraminas significa que teremos um caminho livre para o cloro ativo agir sobre contaminantes que porventura venham a entrar em contato com a água.

Para saber mais sobre cloro livre, acesse: Cloro livre: por que e como controlar.

Dúvidas com relação à Zeólita para filtro de piscinas?

Brasil PiscinasEsperamos que essa publicação seja esclarecedora para você e que você já tenha substituído a areia do seu filtro pela Zeólita, Zeolita ou Zeolite, como preferir. Se ainda tiver alguma dúvida, fale conosco! A BRASIL PISCINAS está sempre à sua disposição para sanar suas dúvidas!

Trabalhamos com construção de piscinas há mais de duas décadas e estamos perfeitamente familiarizados com esse universo. Da construção à limpeza, vivemos o mundo das piscinas diariamente.

Nossa empresa está sediada à Avenida Francisco Negrão de Lima, nº 860, na Pampulha, em Belo Horizonte. Atendemos todo o estado e por vezes vamos para fora do estado para atender algum cliente especial.

Se quiser passar por aqui, fique à vontade! Se preferir falar pelo telefone ou pelo email, também estamos disponíveis!

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Areia especial para filtros