A construção de piscinas é uma atividade muito prazerosa. Desde o início da nossa atuação, percebemos a piscina como algo que incrementa a qualidade de vida de forma singular.

Apesar de termos essa ideia cristalina, nunca escrevemos para justificar os benefícios da piscina e especialmente os benefícios da natação. Pensando nisso, hoje resolvemos dar um pontapé na questão e conversar acerca disso: as vantagens que a prática dessa atividade aquática proporciona.

Vamos listar uma série de vantagens de se praticar esportes aquáticos e a ideia é que você verifique se já sabia de todos, combinados?

Benefícios da nataçãoPiscina e Natação

Quando pensamos nos efeitos positivos da piscina, muitas vezes adentramos no universo da natação e de seus benefícios.

É fato que a natação é uma atividade física que nos propicia uma série de benefícios, mas ter uma piscina em casa vai muito além da prática da natação.

Como sempre vamos com calma! Hoje vamos falar somente da prática da natação, ok?

Benefícios da natação

Melhora sua capacidade cardiovascular

Como todo exercício aeróbico, a natação faz bem para o condicionamento cardiovascular.

Quem tem problemas com os níveis de colesterol deveria estar nadando pelo menos uma hora por dia!

Obviamente nas primeiras aulas, ou melhor, nos primeiros meses, é comum termos que parar algumas vezes para descansar ao longo da aula, mas com o tempo, nossa capacidade cardiovascular vai aumentando e o coração vai ficando cada vez mais forte.

Exercita todos os músculos do corpo

Quem escolhe correr diariamente tem uma série de vantagens com relação às pessoas que escolhe ficar parado em casa assistindo TV.

Contudo, quem escolhe praticar natação diariamente exercita mais músculos do que quem pratica corrida.

Ao contrário de várias atividades, a natação coloca todo o corpo para se exercitar e a consequência disso são músculos mais fortes e maiores.

Esse aumento na massa muscular ajuda inclusive a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

Atividade física segura

O empuxo proporcionado pela água da piscina é uma ótima forma de fazer o corpo parecer leve. Ele retira o impacto que seria normal numa corrida ou num jogo de basquete, por exemplo.

Por isso a natação é especialmente benéfica para quem tem problemas nas articulações.

Como se não bastasse, o corpo como um todo também fica protegido, afinal de contas, você não está lidando com os pesos da musculação ou com os obstáculos do trânsito de uma corrida de rua.

Já parou pra pensar que se exercitando na água, o risco de queda é nulo? Pois é! É um exercício que proporciona segurança ímpar.

Os benefícios da natação

É ideal para todas as pessoas

Ao contrário da maior parte dos exercícios aeróbicos que você pode imaginar, a natação se apresenta como um exercício extremamente seguro.

Pessoas lesionadas, com artrite com outras problemas que dificultam exercícios de alto impacto podem praticar a natação sem ter que se preocupar.

Pessoas com asma também podem se beneficiar do ambiente úmido das piscinas, especialmente das piscinas cobertas. Como se não bastasse, a prática de segurar a respiração, comum durante a natação, contribui para a melhora da capacidade pulmonar e do controle da respiração. Aqui vale uma ressalve no que diz respeito ao cloro.

A cloração da água pode representar um risco para quem tem asma. Por isso, o interessante é procurar por piscinas que sejam tratadas com gerador de ozônio ou sistemas de desinfecção ultravioleta e, independente de qualquer coisa, procurar um médico antes de começar a se exercitar.

Pessoas com esclerose múltipla também podem sentir menos dor, menos fadiga, menos depressão, etc.

Mais uma vez é bom confirmar com um médico, mas via de regra, a natação é permitida para mulheres grávidas e há evidências de que a prática também beneficia o bebê.

Acelera a queima de calorias

A natação é conhecida por queimar muita caloria. A título de ilustração, se você tem cerca de 70 kg queima aproximadamente 420 calorias a cada hora nadando de forma moderada. Se decidir acelerar, pode queimar até 700 calorias por hora.

Para compararmos, caminhando por uma hora, cerca de 3,5 km, você gastaria aproximadamente 300 calorias apenas.

Os benefícios da natação para o corpoContribui para um bom sono

A insônia é um problema real para muitas pessoas. Se você sofre deste mal, pode começar a pensar na natação como uma forte aliada.

Ela contribui para a melhora da qualidade de vida e também do sono.

Contribui para melhorar o humor

Outro ponto comprovadamente benéfico é a melhoria que a natação propicia no tocante ao humor das pessoas.

A sensação de bem-estar é regra entre os nadadores e essa sensação faz com que o bom humor se instale em qualquer ambiente.

A natação é benéfica para o humor de qualquer pessoa e isso pode ser um diferencial na hora de escolher o tratamento de pessoas com quadro de depressão.

Reduz o nível de estresse

Além do bom humor, o relaxamento também é um benefício da natação. Assim como na prática do Yoga, a natação relaxa a pessoa e a conecta com seu interior.

Ter uma piscina em casa para praticar este tipo de atividade faz toda a diferença, até para aqueles que vão ter que lidar contigo diariamente.

Esse relaxamento se deve ao constante alongamento do corpo durante a natação.

Além desse alongamento, o ritmo e os sons da respiração também contribuem para um estado de relaxamento intenso.

Dúvidas quanto aos benefícios da natação?

Brasil PiscinasNadar é uma terapia que o corpo e a mente apreciam. Nos primeiros dias, ou nos primeiros meses, é comum se sentir exausto, cansado, etc. Contudo, como você pode perceber com o passar do tempo os benefícios da natação são impressionantes!

Com uma pequena dose de persistência é possível ver como a natação pode melhorar seu condicionamento físico, seu humor e seu bem-estar.

Inclusive já existem benefícios comprovados da natação infantil. Falamos um pouco a respeito na seguinte publicação:

A BRASIL PISCINAS constrói piscinas há mais de 20 anos e segue à sua disposição para sanar quaisquer dúvidas que surgirem com relação à prática da natação, quais as melhores piscinas para a prática do esporte, etc.

Sempre que precisar, fale conosco! Se preferir passar por aqui, fique à vontade! Estamos na Francisco Negrão de Lima, na altura do número 860, aqui na Pampulha, em BH.

Se não puder nos fazer essa visita, estamos a postos no contato@brasilpiscinas.com.br ou no (31) 2520-7776.

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Móveis de alumínio para piscinabeneficios de ter uma piscina em casa - Benefícios da natação

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: