Há algum tempo atrás, falamos sobre a forma correta de escolher os móveis da piscina. Naquela publicação, você viu que o mobiliário da piscina pode ser feito com uma série de materiais diferentes.

É possível encontrar espreguiçadeiras de madeira, de plástico, de alumínio, de ferro (!), etc. E esta variedade de materiais não é só para as espreguiçadeiras. Todo tipo de móvel usado no entorno da piscina pode ser encontrado nos mais diversos materiais.

Conforme combinamos naquela publicação, hoje viemos falar especificamente sobre cada um dos materiais usados nos móveis da piscina. Vem com a gente!

Os principais materiais usados na fabricação de móveis para piscinas

Os cinco materiais que mais vemos nos móveis das piscinas são os seguintes:

  • Madeira
  • Alumínio
  • Ferro
  • Fibras naturais
  • Plástico

Vamos seguir esta ordem então…

Móveis de madeira para piscina

Mobiliário de madeira para a área da piscina

Os móveis feitos com madeira possuem um diferencial quanto à beleza. Dependendo da forma como são feitos, conseguem transmitir um aspecto sofisticado e rústico ao mesmo tempo.

As principais madeiras usadas na construção desses móveis são:

  • Jatobá;
  • Freijó;
  • Cumaru;
  • Teca;
  • Jequitibá.

No dia da aquisição, estes móveis de madeira incrementam o aconchego do ambiente de lazer mas, em contrapartida, vão precisar de manutenção periódica. Estas madeiras especificamente conseguem resistir até mesmo à maresia de regiões litorâneas mas para manter este aspecto bonito é preciso contar com o uso periódico de verniz ou outros materiais protetores.

Hoje em dia existem vernizes para móveis de piscinas que penetram profundamente na madeira e conseguem evitar rachaduras, bolhas e o envelhecimento antecipado.

Ao contrário do que muita gente pensa, o maior vilão do mobiliário de madeira não é a piscina e sim os fungos e raios do sol. Com o sol diário e o ambiente úmido, é nítido que, com o passar dos anos, a madeira do móvel tende a desbotar e perder sua cor original.

É sempre bom ficar de olho no surgimento de trincas, regiões amareladas e no descascamento da tinta. Tudo isso é sinal da necessidade de manutenção imediata na madeira.

Móveis de alumínio para piscina

Mobiliário de alumínio para a área da piscina

Os móveis feitos com alumínio têm seu ponto forte na durabilidade. Eles não precisam de nenhum cuidado periódico a não ser a limpeza.

Um ponto controverso deste tipo de mobiliário está no seu “peso pena”. Muitos gostam do fato de serem móveis extremamente leves mas, justamente por isso, em locais com ventos fortes e constantes, sua utilização não pode ser recomendada, afinal, há sempre o risco do vento carregar espreguiçadeiras para dentro da piscina ou mesmo para a casa do vizinho. Muita gente acredita que exageramos mas a experiência nos mostra o quão recorrente é este problema.

Além de ser muito, muito leve, as espreguiçadeiras de alumínio apresentam grande resistência para o vento e isso faz dela uma “pipa para deitar”.

Se você seguiu nossas orientações para definir o local onde construir a piscina e escolheu um lugar sem ventos fortes, pode optar por móveis de alumínio fosco, alumínio polido ou mesmo alumínio colorido. Como se não bastasse, já é possível contar com móveis de alumínio com pintura eletrostática!

O alumínio normalmente só é usado na estrutura dos móveis e a parte que suporta nosso peso geralmente é feito de alguma fibra ou PVC. Vários modelos já contam com proteção ultravioleta nestas partes do móvel.

Em resumo, móveis de alumínio para a área de lazer da casa são excelentes opções:

  • são fáceis de carregar e se ajustar a posição com relação ao sol;
  • possuem um ótimo custo benefício;
  • extremamente resistentes;
  • extremamente duráveis
  • não acumulam água por terem telas para suportar o peso do corpo.

Nossa dica para que seu mobiliário dure ainda mais é contar com a aplicação de ceras automotivas que possam impermeabilizar as peças. Assim seus móveis tendem a durar anos a fio.

Móveis de ferro para piscina

Mobiliário de ferro para a área da piscina

Os móveis feitos de ferro têm seu ponto forte na durabilidade e no aspecto visual. Apesar de espantar muita gente, existem móveis feitos com ferro e normalmente tem um custo elevado para a média do setor.

Assim como os móveis de madeira, os de ferro precisam de manutenção periódica e também são difíceis de carregar. Apesar destas desvantagens, a fabricação do móvel com ferro permite o emprego de formas que dão um charme à parte para a área da piscina.

Nossa dica é procurar por móveis feitos com ferro galvanizado. Além disso, é importante contar com produtos para a proteção do ferro do ataque implacável da oxidação promovida pelo ambiente úmido das piscinas. Existem esmaltes que podem ser aplicados anualmente para que seu mobiliário dure muitos anos e quiçá décadas a fio.

A única ressalva é para piscinas à beira mar, afinal, todos sabemos que o ferro não é o melhor material para resistir neste tipo de ambiente.

Móveis de fibra para piscina

Mobiliário de fibras para a área da piscina

Os móveis feitos com fibras são extremamente comuns em piscinas residenciais. Tem se mostrado um sinônimo de requinte e por isso ganhou grande parte dos nossos clientes.

Este tipo de mobiliário é extremamente duráveis mas não é recomendado que fique exposto às intempéries pois isto pode, com o passar dos anos, danificar sua estrutura e sua resistência.

Móveis de fibras são feitos com o entrelaçamento do material desidratado e tingido conforme o desejado. Depois deste entrelaçamento, as fibras recebem um tratamento para resistir à pragas e à umidade. Para aumentar esta resistência, também é possível fazer anualmente a aplicação de verniz.

Estes móveis demandam estofados feitos de materiais especiais para que possam ser usados nas áreas de lazer. A manutenção, além do verniz, se resume à limpeza que pode ser feita com escova ou pano já que as fibras não acumulam muita sujeira.

Móveis de plástico para piscina

Mobiliário de plástico para a área da piscina

Os móveis feitos de plástico são muito comuns em piscinas de clubes, academias, condomínios, clínicas e outras de uso coletivo. Isso diz muito sobre o material, seu custo benefício e sua resistência.

São móveis simples, leves, resistentes e com excelente custo benefício.

O preço deste tipo de móvel pode ser até vinte vezes menor do que os móveis feitos com ferro, por exemplo.

Mesas, cadeiras e especialmente as espreguiçadeiras são os móveis mais comuns dentre aqueles fabricados com plástico. Isso se explica com a toda a evolução das tecnologias de fabricação desses polímeros e também pela capacidade que têm de simular outros materiais.

É possível encontrar plásticos semelhantes às fibras, ao alumínio e até mesmo plásticos com aspectos de materiais ferrosos.

Com o plástico, é possível produzir móveis de todos os tipos e de todas as cores imagináveis, mas, apesar da resistência permanecer, a coloração das peças geralmente muda com o passar dos anos.

Se o requinte das peças de ferro ou a necessidade de manutenção das peças de madeira não te agradem, provavelmente você pode comprar todo o mobiliário de plástico que não se arrependerá! Para que eles durem ainda mais, com as características de móveis novos, basta evitar a limpeza com materiais abrasivos e mantê-los, sempre que possível, abrigados do sol.

Como escolher o melhor material?

A escolha do material ideal para os móveis da sua piscina precisa ser feita levando em consideração os prós e os contras de cada opção além do gosto e dos hábitos de quem realmente vai usar a piscina.

Nossa recomendação é que você sempre conte com uma empresa especializada neste ramo para lhe auxiliar nesta e em outras decisões, afinal, a piscina pode ser um sonho mas também pode ser um pesadelo, basta que você faça as escolhas erradas ao longo da construção!

Esperamos que estas duas publicações, aquela sobre a escolha e esta sobre os materiais, te ajudem a escolher os móveis para sua piscina. Se as dúvidas continuarem por perto fale com a gente! Trabalhamos com construção de piscinas há mais de duas décadas e estamos perfeitamente familiarizado com estas e com todas as outras questões referentes ao processo de construção de um ambiente de lazer com piscinas!

Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima, no número 860, aqui na região da Pampulha. Se preferir, fique à vontade para entrar em contato conosco à distância:

  • email: contato@brasilpiscinas.com.br
  • telefone: (31) 2520-7776
Publicações Recentes

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Benefícios da NataçãoEnergia solar fotovoltaica
Inline
Inline