Você já parou pra pensar como construir uma piscina passo a passo? Possivelmente você nunca se fez esta pergunta até o momento que decidiu fazer uma piscina.

Se este é o seu caso é importantíssimo saber como funciona o processo de construção da piscina para manter uma conversa amena com a equipe de construção, tirando suas dúvidas e até mesmo dando dicas e sugestões.

Então vamos direto ao assunto: o passo a passo de como construir uma piscina de azulejo, de vinil, e algumas outras dicas importantes neste processo de construção.

Como construir uma piscina passo a passo

O processo para fazer uma piscina não é muito simples e cada empresa de construção pode executá-lo de uma maneira diferente. De uma forma geral, mostraremos a essência de um passo a passo da construção de uma piscina.

  • Formato

A definição da forma e do tamanho da piscina é o primeiro passo no processo de construção. É fácil imaginar que não é possível começar a construir uma piscina sem saber seu tamanho e seu formato.

É preciso levar em consideração o espaço disponível para fazer a piscina e fazer este dimensionamento de maneira inteligente já que um erro aqui pode arruinar o resultado final do projeto.

  • Profundidade

A definição da profundidade da piscina também é um fator importantíssimo e está no início do processo de construção pois cada centímetro a mais que o cliente quiser na profundidade incrementa contundentemente o custo da construção.

Esta decisão deve levar em consideração, além do custo da obra, o uso que será feito da piscina.

  • As crianças vão usar a piscina?
  • Qual a idade delas?
  • Vai ser utilizada para mergulho?
  • Qual a altura média da família?

Tudo isto precisa ser muito bem pensado!

  • Escavação

Escavar o local também é outro passo que fica no início do processo de construção por motivos óbvios.

Aqui é importante ter atenção à presença de canos, pedras e outros detalhes que podem elevar o custo da obra.

Assim como dissemos no nosso texto “Como construir uma piscina de alvenaria”, antes de escavar é preciso checar se no local escolhido existe:

  • Algum tubo enterrado
  • Alguma rocha para remover
  • Aterro
  • Lençol freático

Reiteramos que nenhum destes itens impede que o processo de construção prossiga. Eles só deixam o custo da obra mais alto.

  • A queda no fundo da piscina

Um dos passos mais importantes na construção da piscina é a determinação do fluxo da água. Juntamente com esta definição, determina-se a queda do piso.

Esta queda faz com que o escoamento da água seja mais eficiente.

  • Dutos

Um outro passo importante para construir a piscina sem dores de cabeça é determinar, antes de construir o tanque, a posição de todas as instalações levando em conta todos os dispositivos constantes no projeto: entradas de água, saídas de água, iluminação e etc…

  • Estrutura com blocos

Depois da escavação da piscina e determinação de tudo que ficará nos dutos é o momento para começar a construção da estrutura da piscina.

Neste passo, faz-se as paredes com blocos estruturais, como paredes normais que ficam em todo o perímetro da piscina. É importante usar ferragem nestes blocos para assegurar sua sustentação.

  • Impermeabilização do tanque

Logo após a construção do tanque, é hora de fazer a sua impermeabilização. Entra em cena a manta asfáltica que evita possíveis infiltrações.

  • O acabamento

Este é o último passo para construir uma piscina. Com todos os dutos instalados, as paredes da piscina prontas e completamente impermeabilizadas, é o momento de cuidar do acabamento.

Aqui o cliente pode escolher entre pastilhas, azulejos, vinil e etc.

A piscina está pronta!

Passo a passo para construir uma piscinaDepois de seguir este passo a passo sua piscina já está pronta!

Basta fazer a limpeza da piscina e aproveitar!

Vamos recapitular o passo a passo da construção da piscina?

  1. Formato
  2. Profundidade
  3. Escavação
  4. A queda do fundo
  5. Dutos
  6. Estrutura
  7. Impermeabilização
  8. Acabamento

Existem algumas piscinas que vão ter um passo a passo de construção absolutamente diferente. É o caso das piscinas de borda infinita e das piscinas suspensas.

Por serem piscinas diferenciadas vão ter um processo de construção completamente alterado e se você quiser saber mais sobre eles, fale conosco! Estamos sempre à disposição!

A Brasil Piscinas já construiu centenas de piscinas em todo o país e está absolutamente familiarizada com este processo de construção.

São tantos anos fazendo piscinas que todo este passo a passo para construir uma piscina já está praticamente impresso na mente de cada um de nossos funcionários.

Algumas das obras mais recentes estão em nosso portfólio de piscinas. Não deixe de conferir!

Conte pra gente se ficou alguma dúvida com relação ao passo a passo para construir uma piscina e e compartilhe com seus amigos que ainda tem dúvidas sobre este processo!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Transformação de piscina de fibra em vinil